Novo design do iPhone está deixando algumas pessoas incomodadas

Enquanto o design seja atrativo para fãs de fotografia, alguns usuários de mídia social dizem que isso está ativando suas tripofobias.

Os novos modelos do iPhone 11, dois deles com três câmeras traseiras (9TO5 Mac)

A Apple revelou seus novos modelos de iPhone na terça-feira (10) – mas enquanto alguns fãs de tecnologia aplaudiram o novo design dos smartphones e especificações e outros ponderaram sobre o preço, uma outra característica chamou atenção dos que sofrem de tripofobia.

Publicidade

Os modelos Pro e Pro Max incluem uma câmera com três lentes. E enquanto o design provavelmente seja atrativo para fãs de fotografia, alguns usuários de mídia social dizem que isso está ativando suas tripofobias – um temor intenso e irracional de pequenos buracos e aglomerado de círculos e inchaços, como aqueles em um favo de mel, flores de lótus ou banho de espuma.

A pesquisa sobre tripofobia é limitada. Geoff Cole, cientista visual na Universidade de Essex no Reino Unido, disse ao CNN que enquanto ela possa parecer “um pouco estranha” para pessoas que se sentem desconfortáveis com a visão de buracos aglomerados, para as pessoas com tripofobia, as imagens podem causar uma variedade de reações, como níveis variáveis de gravidade.

De acordo com pesquisa da Universidade de Essex, “a fobia surge em parte porque o estímulo indutor compartilha características visuais básicas com aquelas de organismos perigosos”.

Imagens tripofóbicas geralmente exibem “alto contraste (de cor) em frequências espaciais de gama média – com ciclo de brilhante a escuro três ou quatro vezes por centímetro , visto no comprimento do braço – e têm uma composição espectral muito única (brilho e contraste), algo que você não vê no mundo natural – com exceção em animais venenosos”, disse Cole ao CNN.

Cole disse que sua pesquisa havia mostrado que 16% da população adulta no Reino Unido achou a imagem de uma semente de lótus – considerada uma típica imagem tripofóbica – “desconfortável ou repulsiva para olhar”.

Semente de lótus (banco de imagens)

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ultraman em pose de Buda gera protestos mas a obra foi leiloada a preço milionário

Publicado em 12 de setembro de 2019, em Ásia

No país onde a fé budista impera a obra gerou polêmica, protestos mas também caiu no agrado de quem incentiva a liberdade de expressão.

A pintura que gerou protestos e pedidos de punição acabou servindo para caridade (Asahi)

A analogia é como se no Brasil algum artista pintasse Nossa Senhora com rosto de Ultraman. Foi o que fez uma estudante na Tailândia, país essencialmente budista. 

Publicidade

Sua obra, junto com outras 3, foi exposta em um centro comercial na terceira maior cidade, no nordeste, em Nakhon Ratchasima, no começo deste mês. A pintura do Ultraman – personagem japonês da década de 60 – com pose de Buda logo foi parar nas redes sociais, viralizou e gerou polêmica. Os políticos conservadores pediram punição e o post teve que ser removido. 

O governador da província e executivos da universidade tiveram que apagar o incêndio. Fizeram a aluna pedir desculpas e todos visitaram um monge para o perdão. 

Pedido de perdão e, por outro lado, caridade

De acordo com o jornal local, Bangkok Post, a aluna e jovem artista se desculpou com lágrimas dizendo “é uma imagem de Ultraman no Buda, para proteger a humanidade dos bandidos”. Reiterou que não teve a intenção de ferir ninguém. O governador instruiu as instituições educacionais da província para que façam uma seleção rigorosa dos trabalhos antes da exposição.

Assim, a exposição foi suspensa. Mas, os defensores da liberdade de expressão dos jovens se revoltaram. 

Um deles, Pakorn Porncheewangkul, de 38 anos, comprou a obra da estudante e a colocou em um leilão online na quarta-feira (11).

As ofertas foram subindo e na manhã de quinta-feira (12) foi vendida a 600 mil bahts, o equivalente a cerca de 2,1 milhões de ienes. Ele declarou que essa quantia será destinada à doação para um hospital local. “Quero provar que as ideias dos jovens servem para beneficiar obras públicas (caridade)”, disse. 

Série de 4 pinturas que geraram protestos e suspensão da exposição (Asahi)

Fonte: Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!