Explosão de gás destrói laboratório russo que armazena vírus da varíola, ebola e HIV

O prefeito de Koltsovo, local onde fica o laboratório conhecido como Vector, afirmou que nenhum material biologicamente perigoso foi liberado na explosão.

Pesquisadora manuseia amostras em laboratório (ilustrativa/banco de imagens)

Um incêndio causado por uma explosão de gás destruiu um laboratório russo que armazena vírus que incluem os da varíola, ebola e HIV.

Publicidade

O Centro de Pesquisa Estatal de Virologia e Biotecnologia, conhecido como Vector, divulgou uma declaração em 16 de setembro dizendo que um cilindro de gás explodiu no quinto andar.

Localizado em Koltsovo, na região de Novosibirsk da Sibéria, o local era um vínculo para desenvolvimento de guerra biológica durante a era soviética.

Um trabalhador sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus e teve que ser levado para o hospital após a explosão, a qual quebrou os vidros das janelas da instalação.

O Vector é um dos dois lugares no mundo onde a varicela é armazenada, o outro é um laboratório de alta segurança – o Centro para Controle de Doenças em Atlanta, nos Estados Unidos.

De acordo com a agência de notícias RT, autoridades enviaram 13 veículos de combate a incêndio e 38 bombeiros para conter as chamas em uma área de 30 metros quadrados.

O prefeito de Koltsovo afirmou que nenhum material biologicamente perigoso foi liberado na explosão.

Uma investigação foi iniciada para descobrir a causa da explosão.

Em 2004, uma trabalhadora no laboratório do Vector, Antonina Presnyakova, morreu após ter espetado acidentalmente nela mesma a agulha de uma seringa que continha o vírus ebola.

O último caso de ocorrência natural de varíola foi em 1977 e até 1980 a Organização Mundial da Saúde havia a declarado globalmente erradicada.

Estima-se que a varíola tenha matado até 300 milhões de pessoas no século 20.

Fonte: Daily Mail

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Megabancos se unem para compartilhar ATMs

Publicado em 18 de setembro de 2019, em Economia

O serviço de uso em comum das ATMs dos bancos MUFG e SMBC não vai gerar tarifa para os correntistas.

Novas placas sendo instaladas (MBS)

Pela primeira vez na história dois megabancos se unem para que seus clientes possam usar seus caixas eletrônicos-ATM sem pagar tarifa extra. 

Publicidade

As instituições financeiras Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ e Sumitomo Mitsui Banking Company disponibilizam cerca de 2,8 mil ATMs de uso compartilhado nas estações de trem e nas instalações comerciais do país. 

Duas transações poderão ser feitas gratuitamente pelos correntistas, que são as de saque e depósito. Por exemplo, um cliente do MUFG pode usar a ATM da SMBC para fazer um saque sem pagar nada por isso e vice-versa.

Como os caixas eletrônicos estão em declínio devido à expansão da internet banking as instituições bancárias se sobrecarregam com os encargos administrativos das ATMs. No futuro consideram a racionalização de cerca de 700 locais.

Além de melhorar a conveniência dos correntistas, espera-se que essa abordagem reduza as despesas anuais de vários bilhões de ienes para as duas partes.

O serviço em comum começa no domingo (22), em todo país. 

Fontes: KTV e MBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!