Voos podem sofrer mais turbulência por causa da mudança climática, segundo estudo

De acordo com um novo estudo, mudanças no wind shear causadas pela mudança climática estão tornando os voos mais turbulentos sobre o Atlântico Norte.

(ilustrativa/banco de imagens)

Mudanças no wind shear (cortante de vento) causadas pela mudança climática estão tornando os voos mais turbulentos sobre o Atlântico Norte, descobriu um novo estudo.

Publicidade

O wind shear ocorre quando ventos em diferentes altitudes variam em velocidade ou direção. Ele é uma das maiores causas de turbulência de ar claro.

O novo estudo descobriu um aumento significante no wind shear vertical em altitudes de correntes de jato sobre o Atlântico Norte, divulga o Washington Post.

Cerca de 3.000 voos atravessam o Atlântico Norte em média por dia, segundo o Washington Post.

Em março, um voo da Turkish Airlines sofreu uma turbulência severa quando estava sobrevoando Maine, divulgou o New York Times. Trinta pessoas ficaram feridas e algumas sofreram fraturas nos ossos.

Excluindo acidentes fatais, a turbulência in-flight é a causa líder de lesões a passageiros de companhias aéreas e comissários de bordo, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

De 2009 a 2017, 331 pessoas a bordo de voos nos EUA ficaram feridas durante turbulências, divulgou a FAA.

Pesquisa anterior descobriu que a mudança climática está afetando as velocidades de vento em correntes de jato, e essas mudanças estão causando mais turbulência, também.

O novo estudo, publicado no jornal Nature, também identifica as mudanças no wind shear.

“Nossos resultados indicam que a mudança climática pode estar tendo um grande impacto na corrente de jato no Atlântico Norte do que o anteriormente pensado”, diz o estudo.

Os pesquisadores descobriram que a corrente de jato sobre o Atlântico Norte se tornou 15 por cento mais afetada pelo wind shear na alta atmosfera nos 39 anos desde quando satélites começaram a observá-lo, de acordo com o jornal Telegraph.

Simon Lee, um dos autores do estudo e aluno de doutorado em Meteorologia na Universidade Reading, disse ao Telegraph: “Olhamos pela primeira vez para o wind shear, onde mudança significativa havia passado despercebida anteriormente. Ao longo das últimas quatro décadas, as temperaturas aumentaram mais rapidamente sobre o Ártico, enquanto na estratosfera – a cerca de 12Km acima da superfície – elas esfriaram.

“Isso cria um efeito de cabo de guerra, onde mudanças da temperatura da superfície agem para desacelerar a corrente, enquanto mudanças de temperatura lá em cima agem para acelerá-la. Isso tem graves consequências para companhias aéreas, visto que passageiros e tripulação enfrentam maior risco de sofrer lesões”.

Fonte: Weather Channel

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Carro de luxo bate em outros 14, com 7 feridos

Publicado em 14 de agosto de 2019, em Acidentes, Crime

Uma Mercedes Benz branca colide sequencialmente em 14 outros veículos. Só parou depois de bater na traseira de um caminhão.

Mercedes Benz que provocou acidentes sequenciais (foto cedida por telespectador da ANN)

Após as 9h30 de terça-feira (13) havia congestionamento na rodovia provincial, na altura de Kita-ku Minami-cho, na cidade de Okayama (província homônima). 

Publicidade

O motorista de uma Mercedes Benz de cor branca, após a primeira colisão, entra em fuga, provocando uma sequência de acidentes. Bateu em outros 13 veículos, kei, de passeio, wagon e caminhão. Tudo isso em um espaço de 360 metros. 

Só parou depois de bater na traseira de um outro caminhão. Segundo uma testemunha, logo depois dessa ocorrência desceu do carro, chutou o pneu do caminhão e recolheu as peças do seu carro que estavam caídas no asfalto.

As ambulâncias socorreram 7 pessoas no total, na faixa dos 10 aos 72 anos, sem ferimentos graves. Os caminhões-reboque foram chamados para recolher todos os veículos, alguns fora da pista, jogados pelo impacto da colisão.

O motorista, japonês Yosuke Hitomi, 43, trabalhador da construção civil, residente na cidade, foi preso em flagrante. “Não há dúvida que provoquei o acidente e fugi”, teria declarado na delegacia de polícia. 

Veículos sendo recolhidos (Sanyo News)

Fontes: ANN, KSB e Sanyo News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!