Cientistas criam alternativa mais saudável à manteiga feita de 80% de água

A demanda por produtos com pouca gordura e alta proteína aumentou rapidamente devido à crescente conscientização dos consumidores em relação à saúde.

A irresistível manteiga na mesa do café (ilustrativa/banco de imagens)

Cientistas alimentícios da Universidade Cornell, em Nova Iorque nos EUA, criaram uma nova *spread de “manteiga” de baixa caloria que consiste em sua maior parte de água.

Publicidade

Uma colher de sopa dessa spread de baixa caloria tem 2.8 gramas de gordura e 25.2 de calorias. A manteiga, por outro lado, que tem 84% de gordura e cerca de 16% de água, tem cerca de 11 gramas de gordura e cerca de 100 calorias.

Eles descobriram um novo processo para emulsionar uma grande quantidade de água com gotas minúsculas de óleo vegetal e gordura de leite para imitar a manteiga, a aproximadamente um quarto das calorias da manteiga real e sem estabilizantes artificiais.

“Imagine 80% de água em 20% de óleo e criamos algo com a consistência da manteiga, com a boca sentindo o gosto e a cremosidade da manteiga”, disse o professor de ciência alimentícia e autor sênior Alireza Abbaspourrad.

Emulsionar água e óleo não é nada novo, disse Abbaspourrad, mas ao usar emulsão de fase interna alta (HIPE), “continuamos adicionando água àquele óleo até a composição final em 80% de água e 20% de óleo”.

Cientistas criam uma spread que é feita quase que inteiramente de água em uma tentativa de fazer uma alternativa mais saudável à manteiga (Jason Koski Cornello University via Daily Mail)

A demanda por produtos com pouca gordura e alta proteína aumentou rapidamente devido à crescente conscientização dos consumidores em relação à saúde, disse a autora líder Michelle C. Lee, doutoranda no grupo de pesquisa de Abbaspourrad.

“Visto que a tecnologia HIPE inclui proporções altas de água para óleo – enquanto simultaneamente gera textura única e funcionalidade – ela pode representar um papel ao fornecer soluções mais saudáveis para os consumidores”, disse Lee.

Abaspourrad disse que químicos alimentícios podem ajustar para sabor, preferências e saúde.

“Podemos adicionar proteínas do leite e proteínas com base em plantas, e visto que a água atua como transportadora, podemos ajustar para nutrição e enchê-la com vitaminas ou adicionar sabores”, disse ele. “Essencialmente, podemos criar algo que dá a sensação de manteiga – e ao invés de ver muita gordura saturada, ela tem quantidades mínimas. É uma formulação completamente diferente”.

Os cientistas não disseram quando a spread estaria disponível no mercado.

* A palavra spread, em inglês,  significa espalhar e foi o que deu origem ao nomes que se refere a alimentos que são usados para espalharmos no pão ou torrada.
Fonte:  Science Daily, Mail Online

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lojas de conveniência oferecerão descontos para compras cashless

Publicado em 21 de agosto de 2019, em Sociedade

Esforço do governo para pagamento cashless provavelmente colocará pressão sobre lojas menores.

Métodos de pagamento cashless incluem cartões de crédito, dinheiro eletrônico e pagamentos móveis (ilustrativa/banco de imagens)

Lojas de conveniência vão oferecer descontos de 2% no local para compras cashless (pagamento sem dinheiro em espécie) com início em outubro, quando o imposto sobre consumo aumentar de 8% para 10%, soube o Nikkei.

Publicidade

Isso fará parte de um programa do governo destinado a abrandar o impacto do aumento do imposto, mas ao invés de oferecer uma recompensa de pontos de 2% para ser usada em uma data posterior, as lojas de conveniência irão, de fato, reduzir os preços na hora da compra.

Os descontos serão aplicados a compras cashless na Seven-Eleven, FamilyMart, Lawson e Ministop, as quatro lojas de conveniência líderes no Japão. O programa, que será realizado até junho de 2020, também visa encorajar os clientes a mudar para pagamentos cashless.

Uma compra de 600 ienes, por exemplo, será oferecido um crédito de 12 ienes no local, e o consumidor pagará apenas 588 ienes.

O programa do governo oferece pontos para métodos de pagamento cashless que incluem cartões de crédito, dinheiro eletrônico e pagamentos móveis (por meio de dispositivo móvel).

A Amazon Japan e redes de supermercado também planejam oferecer descontos imediatos. Há outras opções disponíveis sob o programa, como recebimento de pontos de fidelidade que podem ser usados para compras futuras.

Entretanto, o programa fará pressão sobre empresas menores que ainda vão introduzir sistemas cashless, já que ele as colocará em desvantagem de preço.

No Japão, pagamentos cashless representam cerca de 20% do total. O governo visa aumentar esse número para pelo menos 40% através do programa de desconto.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!