Cientistas criam alternativa mais saudável à manteiga feita de 80% de água

Publicado em 21 de agosto de 2019, em Notícias do Mundo e atualizado em 23 de agosto de 2019 as 1:49 AM

A demanda por produtos com pouca gordura e alta proteína aumentou rapidamente devido à crescente conscientização dos consumidores em relação à saúde.

Neste Artigo:
&nbspCientistas criam alternativa mais saudável à manteiga feita de 80% de água
A irresistível manteiga na mesa do café (ilustrativa/banco de imagens)

Cientistas alimentícios da Universidade Cornell, em Nova Iorque nos EUA, criaram uma nova *spread de “manteiga” de baixa caloria que consiste em sua maior parte de água.

Publicidade

Uma colher de sopa dessa spread de baixa caloria tem 2.8 gramas de gordura e 25.2 de calorias. A manteiga, por outro lado, que tem 84% de gordura e cerca de 16% de água, tem cerca de 11 gramas de gordura e cerca de 100 calorias.

Eles descobriram um novo processo para emulsionar uma grande quantidade de água com gotas minúsculas de óleo vegetal e gordura de leite para imitar a manteiga, a aproximadamente um quarto das calorias da manteiga real e sem estabilizantes artificiais.

“Imagine 80% de água em 20% de óleo e criamos algo com a consistência da manteiga, com a boca sentindo o gosto e a cremosidade da manteiga”, disse o professor de ciência alimentícia e autor sênior Alireza Abbaspourrad.

Emulsionar água e óleo não é nada novo, disse Abbaspourrad, mas ao usar emulsão de fase interna alta (HIPE), “continuamos adicionando água àquele óleo até a composição final em 80% de água e 20% de óleo”.

&nbspCientistas criam alternativa mais saudável à manteiga feita de 80% de água
Cientistas criam uma spread que é feita quase que inteiramente de água em uma tentativa de fazer uma alternativa mais saudável à manteiga (Jason Koski Cornello University via Daily Mail)

A demanda por produtos com pouca gordura e alta proteína aumentou rapidamente devido à crescente conscientização dos consumidores em relação à saúde, disse a autora líder Michelle C. Lee, doutoranda no grupo de pesquisa de Abbaspourrad.

“Visto que a tecnologia HIPE inclui proporções altas de água para óleo – enquanto simultaneamente gera textura única e funcionalidade – ela pode representar um papel ao fornecer soluções mais saudáveis para os consumidores”, disse Lee.

Abaspourrad disse que químicos alimentícios podem ajustar para sabor, preferências e saúde.

“Podemos adicionar proteínas do leite e proteínas com base em plantas, e visto que a água atua como transportadora, podemos ajustar para nutrição e enchê-la com vitaminas ou adicionar sabores”, disse ele. “Essencialmente, podemos criar algo que dá a sensação de manteiga – e ao invés de ver muita gordura saturada, ela tem quantidades mínimas. É uma formulação completamente diferente”.

Os cientistas não disseram quando a spread estaria disponível no mercado.

* A palavra spread, em inglês,  significa espalhar e foi o que deu origem ao nomes que se refere a alimentos que são usados para espalharmos no pão ou torrada.
Fonte:  Science Daily, Mail Online


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!