Dengue: grave nas Filipinas e pode se alastrar em outros países, incluindo Japão

Filipinas está em estado de alerta pelas centenas de mortes pela dengue. Outros países, incluindo o Japão, estão na lista da tendência.

Mosquito Aedes aegypti (Flickr)

A epidemia de dengue nas Filipinas já tirou a vida de mais de 450 pessoas este ano, só no primeiro semestre, com aumento de 85% em comparação ao mesmo período do ano anterior, informou a notícia da CNN de quarta-feira (17).

Publicidade

A dengue, muito conhecida e temida no Brasil, é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em casos graves leva o paciente à morte.

Mais de 20 milhões de pessoas estão concentradas nas regiões onde foi declarada epidemia. São Mimaropa, Visayas Ocidentais, Visayas Centrais e Mindanau Norte, onde residem 20% da população filipina.

Davao e outras 9 regiões próximas também estão em alerta. Nas Filipinas a epidemia costuma acontecer a cada 3 a 4 anos. A última tinha sido em 2016 e parece que 2019 é um desses anos.

Além da dengue, as Filipinas amargam também a epidemia do sarampo e só no primeiro semestre o número de mortes já ultrapassou o do ano anterior inteiro.

Dengue em outros países

Segundo a Organização Mundial da Saúde-OMS cerca de 1 milhão de pessoas são infectadas no mundo anualmente. Metade delas precisam ser internadas sendo que 12,5 mil morrem.

Por causa do aquecimento global o mosquito Aedes aegypti tem se espalhado para o norte do Planeta. Brasil, Filipinas e Índia são considerados os países com habitat dele, mas ele tem se alastrado. 

Sul dos Estados Unidos, toda Austrália, China e região costeira do Japão têm ambiente favorável, por isso a facilidade de ocorrer uma epidemia.

Fonte: CNN Japan 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dia Mundial do Emoji: Apple celebra com 59 novos

Publicado em 17 de julho de 2019, em Tecnologia

Sabia que a data é comemorada em todo mundo? Para celebrar o que surgiu há 20 anos a gigante da Maçã apresentou 59 novos.

Emoji: alguns dos 59 novos (Apple)

Para celebrar o Dia Mundial do Emoji – 17 de julho – a Apple anunciou no dia anterior 59 novos, os quais deverão ser introduzidos no seu sistema operacional no outono deste ano. 

Publicidade

Eles têm design interessantes e atendem a diversidade, além de adições divertidas e emocionantes a categorias populares de alimentos, animais, atividades e rostos sorridentes ou bocejando.

Em uma grande atualização do emoji Holding Hands normalmente usado para representar casais e relacionamentos, os usuários agora poderão selecionar qualquer combinação de tom de pele, além do gênero, para personalizar as pessoas de mãos dadas, abrindo mais de 75 combinações possíveis.

★ Sabe a origem do emoji❓

Dia Mundial do Emoji no Emojipedia

Pelo nome já sabe que foi no Japão. O emoji (絵文字) foi usado pela primeira vez no então J-Phone (atual Softbank) em 1997. Depois no i-Mode da Docomo (NTT) em 1999. Mas foi Shigetaka Kurita quem criou o primeiro pacote de 180 emojis para o i-Mode, portanto, são 20 anos de história

Ganhou tanta popularidade que se estendeu para outros telefones celulares na época e depois para os smartphones. 

Depois do Japão ganhou o mundo em 2010. Essas pequenas ilustrações ajudam as pessoas do Planeta na hora de expressar o que sentem, encurtando as frases das mensagens. Ou, até para fins decorativos. 

Com 20 anos de idade o emoji é indispensável na comunicação, independente da faixa etária.

A propósito, se ainda não conhece o Emojipedia toque aqui para abrir a página e ver a imensidão desse universo. Até abril deste ano eram 3 mil unidades, que vão de expressões faciais a comidas diversas. Para ver só os da Apple toque aqui.

Fontes: Apple, Emojipedia e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!