Allergan faz recall mundial de implantes de seios texturizados

A FDA dos EUA pediu pela remoção após novas informações mostrarem que os implantes de seios Biocell da Allergan com superfície texturizada estavam ligados à maioria de casos de uma forma rara de linfoma.

(ilustrativa/banco de imagens)

A fabricante de implante de seios Allergan emitiu um recall mundial na quarta-feira (24) para certos modelos texturizados após reguladores terem alertado a empresa sobre um risco aumentado de câncer por causa dele.

Publicidade

A FDA – Food and Drug Administration – uma agência federal do departamento de saúde dos EUA – disse que pediu pela remoção após novas informações terem mostrado que os implantes de seios Biocell da Allergan com superfície texturizada estavam ligados à vasta maioria de casos de uma forma rara de linfoma. A medida segue ação similar na França, Austrália, Canadá e outras nações.

A FDA não está recomendando que as mulheres com os implantes os removam, já que o câncer é raro, mas disse que elas deveriam se consultar com seus médicos caso apresentarem sintomas que incluem dor e inchaço.

Os implantes da Biocell têm uma superfície texturizada criada para evitar movimentação e minimizar cicatrizes. Os modelos contam por somente 5 por cento do mercado dos EUA. A vasta maioria de implantes de seios usados nos EUA têm uma superfície lisa.

O recall anunciado na quarta-feira não afeta os implantes lisos da Allergan ou um implante texturizado da Allergan diferente vendido sob a marca Microcell.

A primeira vez que autoridades da saúde associaram implantes de seios ao câncer foi em 2011. A doença não é o câncer de mama, mas linfoma que cresce no tecido cicatrizado em volta dos seios. Ele cresce lentamente e normalmente pode ser tratado com sucesso ao remover os implantes com cirurgia.

Em maio deste ano a FDA disse que o perigo não garantiu uma proibição nacional dos implantes texturizados. Entretanto, a agência disse na quarta-feira que novos dados mostram uma ligação direta ao câncer com os implantes da Allergan não vista antes com outros implantes texturizados.

A FDA disse que os números mais recentes mostram que mais de 80 por cento dos 570 casos confirmados de linfoma no mundo foram ligados aos implantes da Allergan. Reguladores estimam que o risco da doença é seis vezes maior com os implantes da Allergan do que com quaisquer outros implantes vendidos nos EUA.

Autoridades da FDA disseram que decidiram agir após receberem 116 novos relatos de câncer. Esses relatos aumentaram o número de mortes ligados à doença de 9 para 33, incluindo pelo menos 12 casos em mulheres com implantes de seios da Allergan.

Os novos números ainda refletem uma rara doença, considerando estimadas 10 milhões de mulheres no mundo que têm implantes de seios. A FDA estima que centenas de milhares de mulheres nos EUA têm implantes da Biocell.

Não há concordância firme sobre a frequência exata da doença, conhecida como linfoma anaplástico de células grandes associado ao implante de seios (BIA-ALCL na sigla em inglês). Estimativas publicadas variam de 1 em 3.000 pacientes a 1 em 30.000 pacientes.

A Allergan disse em uma declaração que não venderia ou distribuiria mais os implantes da Biocell e expansores de tecidos, que são usados para preparar pacientes para reconstrução mamária. A empresa disse que direcionaria cirurgiões a devolverem implantes não usados.

Diana Zuckerman, pesquisadora que estuda sobre a segurança de implantes de seios, chamou a remoção da Allergan de inevitável.

“Ou a empresa decidiria retirar os implantes voluntariamente do mercado para se proteger de ações judiciais ou a FDA persuadiria a Allergan a fazer isso”, disse Zuckerman.

Fonte: Asahi

Posicionamento da empresa:

Allergan anuncia recolhimento voluntário das próteses mamárias e expansores de tecido texturizados BIOCELL®

A Allergan plc (NYSE: AGN) anunciou em 24 de julho o recolhimento voluntário, em nível mundial, das próteses mamárias texturizadas e expansores de tecido BIOCELL®. A Allergan está tomando esta providência como precaução após a notificação de informações de segurança recentemente atualizadas sobre a incidência incomum de linfoma anaplásico de grandes células associado ao implante de mama (BIA-ALCL) fornecido pela FDA, agência regulatória americana.

Os implantes mamários e os expansores de tecido texturizados preenchidos com solução salina e silicone BIOCELL® não serão mais distribuídos ou vendidos em nenhum mercado onde estão atualmente disponíveis.

A partir de agora, cirurgiões não devem mais utilizar as próteses e expansores de tecido mencionados e todos os produtos em estoque devem ser devolvidos à Allergan. A Allergan fornecerá todas as informações e orientação aos clientes sobre como devolver produtos não utilizados.

A segurança do paciente é uma prioridade para a Allergan. Aconselhamos os pacientes a falarem com seus médicos sobre os riscos e benefícios do seu tipo de implante, caso tenham alguma preocupação.

Importante ressaltar, o FDA e outras autoridades sanitárias não recomendam a remoção ou substituição de implantes mamários ou expansores de tecido texturizados BIOCELL® em pacientes assintomáticos.

No Brasil, o recolhimento voluntário será dos seguintes produtos:

80143600096 – Natrelle® Expansor Tissular

80143600100 – Natrelle® Implante Mamário Texturizado

80143600102 – Natrelle® Implante Mamário Duplo Lúmen

A Allergan está à disposição para esclarecer dúvidas de pacientes e médicos pelo telefone 0800 14 4077, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Sobre a Allergan

Allergan plc (NYSE: AGN), com sede em Dublin, na Irlanda, é uma empresa farmacêutica global, focada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos farmacêuticos de marca, biológicos, cirúrgicos e regenerativos para pacientes em todo o mundo.

A Allergan comercializa um portfólio de marcas líderes em quatro áreas-chave: estética médica, oftalmologia, sistema nervosos central e gastroenterologia. Como parte de sua abordagem em entregar inovação para melhor cuidado com a saúde, a Allergan construiu uma das mais amplas plataformas de pesquisa e desenvolvimento da indústria farmacêutica.

Com colaboradores e operações comerciais em aproximadamente 100 países, a Allergan está comprometida em trabalhar com médicos, profissionais de saúde e pacientes para oferecer tratamentos inovadores e significativos que colaborem para uma vida melhor e mais saudável.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Crianças que passam fome nas férias necessitam de suporte

Publicado em 26 de julho de 2019, em Sociedade

Para tentar amenizar o problema das crianças que retornam às escolas magras, por falta de alimentos, iniciativa caridosa aumenta a rede.

Exemplo de alimentos não perecíveis coletados em Tóquio (Tokyo Shimbun)

Para tentar amenizar o problema grave da fome das crianças de forma que não retornem às escolas, depois das férias, bem mais magras, a iniciativa caridosa é imprescindível.

Publicidade

Trata-se do Food Bank ou Banco de Alimentos, uma iniciativa sem fins lucrativos, baseada na ação voluntária, a qual envia caixa de alimentos para as famílias carentes. 

Mesmo em um país desenvolvido e aparentemente com baixo índice de pobreza o problema existe e é grave. Se ainda não leu a matéria sobre Kodomo Shokudo, toque aqui para saber mais. 

Um mãe solteira, com rendimento mensal de 150 mil ienes, residente em Komae (Tóquio), contou que recebeu caixas de alimentos do Food Bank. Tem cerca de 3Kg por pessoa, contendo arroz, missô, macarrão e outros. “Se tenho arroz posso usar o dinheiro para comprar mistura e variar os pratos. De verdade, ajuda muito”, declarou.

Uma outra disse “nas férias as despesas aumentam [porque as crianças não têm merenda escolar]. Dos 150 mil ienes que ganho metade vai para o aluguel. Por isso, essa ajuda tranquiliza meu coração”.

Houve um aumento de 40% de famílias monoparentais que não puderam comprar todos os alimentos necessários em Komae, segundo pesquisa, em 2017. Por isso, no verão passado 44 foram beneficiadas com esse envio, explicou a diretora local.

“Há crianças que não podem comer, mas por outro lado há comida sendo jogada fora”, disse Taeko Tanaka, 66, diretora do Food Bank-FBK. “Quero criar um ambiente onde as crianças possam viver felizes”, disse. 

As crianças que passam fome nas férias de verão foram tema de um relatório publicado em 2009. Foi quando o país soube dessa triste realidade da pobreza. 

Solidariedade 

Voluntários preparam as caixas a serem enviadas para doação (Asahi)

Caso queira contribuir há 2 instituições sem fins lucrativos que recebem de braços abertos os donativos. Podem ser em dinheiro como em alimentos não perecíveis. 

Na página web da Second Harvest há uma explicação sobre isso. “Para uma refeição 25 ienes. Com mil ienes se pode contribuir com 40 refeições”. As doações em dinheiro, incluindo por cartão de crédito, podem ser feitas tocando aqui (em japonês).

Os donativos em alimentos podem ser enviados em caixa para 

セカンドハーベスト・ジャパン宛 

住所:〒111-0053 東京都台東区浅草橋4-5-1水田ビル1F

電話:03-5822-5371

ou 

Second Harvest Japan

〒111-0053 Tokyo-to Taito-ku Asakusabashi 4-5-1 Mizuta Bldg. 1F

Telefone: 03-5822-5371

O que pode ser enviado: enlatados de legumes e peixes, comidas instantâneas e embalagem retortável, temperos, bebidas (chá, café e sucos), arroz e macarrão.

A instituição pede alguns cuidados como para não enviar alimentos com prazo vencido, embalagens danificadas, verduras e congelados. Também pede a gentileza de pagar o envio da encomenda.  

Outra forma de contribuir é doando seu tempo e suas habilidades. São necessárias pessoas para classificação, separação, empacotamento, distribuição, cozinhar, enfim, são várias tarefas executadas pelos voluntários. Se mora em Kanto, não custa telefonar para saber como pode participar (em japonês). 

O Food Bank disponibiliza em sua página web as entidades espalhadas pelo país que colaboram com essa iniciativa. Para saber se tem uma perto de sua casa toque aqui (em japonês).

Fontes: Asahi, Food Bank, Tokyo Shimbun e Second Harvest Japan

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!