Navios-tanque do Japão e Noruega bombardeados no Oriente Médio

Publicado em 14 de junho de 2019, em Notícias do Mundo

Os dois estavam navegando no Estreito de Ormuz, entre os Golfos do Omã e Pérsico, enquanto Abe esteve em visita ao Irã.

Neste Artigo:
&nbspNavios-tanque do Japão e Noruega bombardeados no Oriente Médio
Um dos navios-tanque atingido (ANN via Twitter da emissora do Irã)

Na quinta-feira (13) dois navios-tanque, um do Japão e outro da Noruega, foram atacados por projéteis. Todos os tripulantes conseguiram se salvar, mas o ataque criou um clima de tensão no mundo.

Publicidade

“Por volta das 6h40 recebemos o sinal de emergência com o navio sofrendo incêndio. Um dos tripulantes (filipinos) teve queimadura nas mãos, está sendo tratado e estão todos salvos”, disse um representante do navio que fez o salvamento.

O Ministério de Terras, Infraestrutura, Transportes e Turismo informou que o navio da empresa japonesa Kokuka Courageous foi atacado diversas vezes. O presidente da companhia disse que um projétil atingiu a área da casa das máquinas, causando incêndio na embarcação. Todos os 21 da tripulação estão salvos, declarou. O navio-tanque transportava produto químico da Arábia Saudita para um país do sudeste asiático, informou.

O outro navio-tanque atacado, da Noruega, transportava etanol para Taiwan e, segundo informações, foi incendiado após 3 ataques. Os tripulantes – russos e filipinos – também foram salvos.

Estados Unidos responsabilizam o Irã

Os ataques ocorreram durante a visita do primeiro-ministro Shinzo Abe ao Irã, pedindo ao Presidente Hassan Rohani e ao Líder Supremo Ali Khamenei alívio nas tensões. Declarou ter ouvido dos dois que não haverá guerra.

No entanto, depois dos ataques às embarcações, pela segunda vez em 1 mês, há preocupação de que as tensões nos Estados Unidos e no Irã possam se transformar em um confronto militar, tensionando ainda mais a situação e os preços do petróleo subiram.

O Conselho de Segurança da ONU concordou em condenar os ataques às embarcações no estreito. Os Estados Unidos criticaram o ataque como “responsabilidade do Irã”, afirmando que buscam uma solução diplomática.

Fontes: FNN, ANN e Bloomberg


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão