Japão é o nono país mais pacífico do mundo

O Japão ficou em 9º lugar no ranking 2019 das nações mais pacíficas do mundo. Veja outras.

Pessoas na área do Todai-ji em Nara (banco de imagens)

O Japão é o nono país mais pacífico no mundo, de acordo com o relatório do Índice Global da Paz 2019 divulgado em 12 de junho.

Publicidade

O relatório marcou o 12º ano consecutivo que o Japão esteve entre os 10 mais pacíficos, obtendo marcas altas por seus baixos índices de crimes, conflito interno e terror político, dentre outros.

Entretanto, relações persistentemente turbulentas com seus vizinhos e crescente arsenal bélico das Forças de Autodefesa do Japão contribuíram para uma queda do terceiro lugar das nações mais pacíficas do mundo em 2010.

No ranking o Brasil ficou em 116º lugar.

O Índice Global da Paz é divulgado anualmente pelo Instituto para Economia e Paz, uma think tank com sede em Sydney, na Austrália, que a analisa os custos econômicos de violência, e tem base em estatísticas de organizações que incluem múltiplos órgãos das Nações Unidas e da Unidade de Inteligência da The Economist.

Ele mede uma ampla variedade de fatores ponderados que incluem crime violento, instabilidade política, policiamento e conflito externo e dá a cada um pontuação de 1 a 5, com a de 5 sendo a mais severa. Ele reduz essas em três “grandes fatores”: militarização, segurança e conflito interno e internacional.

A nação que ficou em primeiro lugar na lista de mais pacíficas do mundo, desde 2008, foi a Islândia, com pontuações de 1.0, 1.1 e 1.0 em cada um desses fatores, respectivamente. O Japão teve pontuações de 1.5, 1.3 e 1.4.

A Nova Zelândia ficou em 2º a Áustria em 4º e o Canadá em 6º.

A República Tcheca ficou entre os dez primeiros. O aliado mais próximo do Japão, os EUA, ficaram no terço inferior de todas as nações cobertas, na 128ª posição, recebendo a pior pontuação possível de 5 por seus índices de encarceramento, poder destrutivo de seus arsenais nucleares e conflito externo.

Nos últimos lugares da lista ficaram Sudão do Sul, na 161ª posição, a Síria em 162º e o Afeganistão em 163º – todos os quais estão vivenciando contínuos conflitos internos.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Restaurantes e fabricantes de alimentos expandem opções sem carne

Publicado em 16 de junho de 2019, em Sociedade

Opções sem carne em restaurantes e prateleiras de supermercados estão aumentando no Japão.

Opções de pratos sem nada derivado de animais estão aumentando em restaurantes (ilustrativa/banco de imagens)

Opções veganas em restaurantes e prateleiras de supermercados estão aumentando no Japão para melhor atender turistas dos EUA e da Europa, onde dietas livres de produtos animais são comuns.

Publicidade

Agora, esforços também estão sendo feitos para criar pratos veganos que também satisfazem os paladares japoneses.

O Ginza Kuki, um restaurante japonês que abriu no outono passado no distrito de Ginza em Tóquio, começou a oferecer um course (prato) vegano em abril.

O course de maio do restaurante (¥12.000) incluía um prato principal de spring cabbage recheado com inhame, tofu, bulbos de lírio e cogumelos Auricularia polytricha cozidos e grelhados com ervas.

O restaurante começou a oferecer opções veganas porque havia recebido solicitações de clientes ocidentais por  culinária japonesa (washoku) vegana.

“Nossa opção vegana é criada para satisfazer os clientes mesmo que os pratos sejam livres de produtos animais”, disse o chef Shota Sato.

“Entretanto, espero que clientes japoneses que normalmente consomem carne também possam desfrutar dela”.

O site de informação de restaurantes Vegewel lista 921 estabelecimentos amigáveis aos veganos desde 18 de maio, alta de 30% dos 716 no fim de abril do ano passado.

“O número aumentou principalmente no início deste ano”, de acordo com um representante da empresa que opera a Vegewel, a Frembassy, com sede em Tóquio. “Os restaurantes estão acelerando esforços para melhor responder às necessidades dos veganos,  já que cada vez mais turistas estrangeiros devem visitar o Japão nas Olimpíadas de Paralimpíadas de Tóquio em 2020”.

A Natural Bar Paprika Vegan Dining  no distrito de Nishi (Osaka) oferece itens no cardápio que parecem bifes de hambúrguer ou ostras fritas, feitos a partir de grãos de soja e cogumelos, dentre outros ingredientes.

O restaurante, que abriu há 5 anos, disse que grande parte de seus clientes são mulheres preocupadas com a saúde e pessoas dos EUA e Europa, assim como um crescente número de turistas muçulmanos que não podem comer carne suína por questões religiosas.

Uma variedade de produtos feitos com grãos de soja e outros ingredientes com base em vegetais que imitam os sabores da carne foram desenvolvidos.

Em março, a Hikari Miso na província de Nagano lançou o “Yasai Soboro” – vegetais da estação picados e congelados – feitos a partir de um produto à base de fava da Finlândia. A variedade inclui três sabores: simples, mexicano e carê. A fabricante de missô disse que ele pode ser usado em pizzas e em gyoza, dentre outros pratos.

Contudo, pessoas que seguem uma dieta vegana rigorosa devem exercer cuidado, de acordo com um especialista médico.

A médica Keiko Nakamoto, especialista em nutrição no Hospital Adventista de Tóquio, disse que dietas as quais consistem apenas de alimentos com base em plantas quase não oferecem vitamina B12 necessária para manter a saúde sanguínea, ou vitamina D, que garante a eficácia da absorção do cálcio.

“Você pode desfrutar de um estilo de vida saudável se você tomar suplementos ou preparar pratos levando em consideração seu conteúdo nutricional”, disse ela.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!