Rios do mundo estão contaminados com antibióticos, mostra novo estudo

Pesquisadores da Universidade de York no Reino Unido analisaram amostras de rios em 72 países e descobriram que antibióticos estavam presentes em 65% deles.

Amostras foram coletadas de alguns dos rios mais conhecidos do mundo. Na imagem acima o Tâmisa (banco de imagens)

Os rios do mundo estão amplamente contaminados com antibióticos, de acordo com um novo estudo global, o primeiro do tipo.

Publicidade

Pesquisadores da Universidade de York no Reino Unido analisaram amostras de rios em 72 países e descobriram que antibióticos estavam presentes em 65% deles.

Níveis perigosos de contaminação foram mais frequentemente encontrados na Ásia e África, disse a equipe, com locais em Bangladesh, Quênia, Gana, Paquistão e Nigéria excedendo os níveis seguros no grau mais alto.

O pior caso foi encontrado em um local em Bangladesh, onde concentrações do medicamento Metronidazole – que é usado para tratar infecções por bactéria, incluindo aquelas que afetam a pele e a boca – excederam os níveis seguros em até 300 vezes.

Níveis seguros podem variar de 20.000 a 32.000 nanogramas por litro (ng/l), dependendo do antibiótico, de acordo com uma nova diretriz estabelecida pela AMR Industry Alliance, uma aliança de empresas na área de biotecnologia, diagnóstico e farmacêutica criada para fornecer soluções sustentáveis a fim de reduzir a resistência antimicrobiana.

Em suas amostras, pesquisadores buscaram 14 antibióticos comumente usados. Eles encontraram o Trimethropim – um medicamento primariamente usado para tratar infecções do trato urinário – em 43% dos rios testados, tornado ele o antibiótico mais prevalente encontrado no estudo.

O Ciprofloxacin de combate a bactérias foi o que mais excedeu os níveis seguros, ultrapassando o limite de segurança em 51 locais, de acordo com os pesquisadores.

Os dados foram coletados de 711 locais e de alguns dos rios mais bem conhecidos no mundo, incluindo o Chao Phraya, Danúbio, Mekong, Sena, Tâmisa, Tibre e Tigre.

Os pesquisadores descobriram que locais de alto risco estavam tipicamente próximos a plantas de tratamento de águas residuais, esgotos e em algumas áreas de turbulência política.

Enquanto os limites de segurança excederam frequentemente em países em desenvolvimento, dados de locais na Europa, Américas do Norte e Sul mostraram que a contaminação por antibiótico é um “problema global”, de acordo com pesquisadores.

Uma “crise global”

Em abril, as Nações Unidas chamaram a resistência a antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiprotozoários de “crise global”.

Doenças resistentes a medicamento causaram pelo menos 700 mil mortes globalmente ao ano, incluindo 230.000 em decorrência de tuberculose resistente a multimedicamentos, de acordo com um relatório do Grupo de Coordenação de Interangência sobre Resistência Antimicrobiana das Nações Unidas.

Sem ação global articulada, os autores do relatório das Nações Unidas estimam que até 10 milhões de pessoas ao ano podem morrer em decorrência de doenças resistentes a medicamentos até o ano 2030.

Os pesquisadores apresentarão suas descobertas na reunião anual da Sociedade de Toxicologia Ambiental e Química em Helsinque, na Finlândia, nos dias 3 e 4 de junho.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Refugiado que tentava entrar na Europa é encontrado em porta-luvas de carro

Publicado em 28 de maio de 2019, em Notícias do Mundo

Milhares de imigrantes buscando uma vida melhor Europa tentam entrar na Espanha através de duas enclaves no norte da África, Melilla e Ceuta.

Imagem da Guarda Civil Espanhola

Um africano foi encontrado atrás do porta-luvas de um carro em uma tentativa de chegar à Europa – uma das quatro pessoas descobertas em veículos no mesmo dia por autoridades no Marrocos e no enclave espanhol de Melilla, no norte da África.

Publicidade

Três pessoas – incluindo uma adolescente de 15 anos – foram encontradas em quatro carros separados na fronteira de Beni-Enzar entre Marrocos e Melilla no dia 24 de maio.

Dois se esconderam em compartimentos especiais atrás do painel e um terceiro estava sob o banco traseiro, mostram imagens registradas pela Guarda Civil Espanhola. Dois receberam atendimento médico pois sofreram asfixia, desorientação e dores nas juntas.

Uma quarta pessoa também foi encontrada em 24 de maio sob um caminhão no porto de Melilla.

Nos últimos anos, milhares de imigrantes buscando uma vida melhor Europa tentam entrar na Espanha através de duas enclaves no norte da África, Melilla e Ceuta – com alguns escalando cercas enormes de arame farpado.

Em janeiro, uma mulher foi pega levando uma adolescente africana escondida em sua mala para Ceuta.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!