Nasa detectou explosão de meteoro próximo à superfície terrestre

A explosão foi a segunda mais vasta de seu tipo em 30 anos, e a maior desde a bola de fogo sobre Chelyabinsk na Rússia há seis anos.

A explosão ocorreu sobre o Mar de Bering, ao largo da costa da Península de Kamtchatka, na Rússia (Wikimedia)

Uma bola de fogo enorme explodiu na atmosfera da Terra em dezembro, de acordo com a Nasa.

Publicidade

A explosão foi a segunda mais vasta de seu tipo em 30 anos, e a maior desde a bola de fogo sobre Chelyabinsk na Rússia há seis anos.

Contudo, a explosão passou amplamente despercebida até agora porque ela ocorreu sobre o Mar de Bering, ao largo da costa da Península de Kamtchatka, na Rússia.

A rocha espacial explodiu com 10 vezes a energia liberada pela bomba atômica de Hiroshima.

Lindley Johnson, oficial da defesa planetária na Nasa, disse ao BBC News que uma bola de fogo deste tamanho é esperada somente de duas a três vezes a cada 100 anos.

O que sabemos?

Por volta de meio-dia (hora local) de 18 de dezembro de 2018, o asteroide entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 32Km/s em uma trajetória íngreme de sete graus.

Medindo vários metros, a rocha espacial explodiu a 25,6Km acima da superfície terrestre, com um impacto de energia de 173 quilotoneladas.

Satélites militares capturaram a explosão no ano passado. A Nasa foi notificada sobre o evento pela Força Aérea dos EUA.

Johnson disse que a bola de fogo apareceu em uma área não muito longe de rotas usadas por aeronaves comerciais que operam entre a América do Norte e a Ásia. Então, pesquisadores vêm verificando com as empresas aéreas se houve qualquer avistamento reportado do evento.

O satélite Himawari do Japão capturou a descida da bola de fogo (HIMAWARI/JMA/@SIMON_SAT)

Qual é a importância?

Em 2005, o Congresso incumbiu a Nasa para descobrir até o ano 2020 noventa por cento de asteroides com tamanho de 140m ou maiores próximos da Terra.

Rochas espaciais desse tamanho são chamadas de “problemas sem passaportes” porque espera-se que elas afetem regiões inteiras se elas colidirem com a Terra.

Contudo, cientistas estimam que serão necessários outros 30 anos para cumprir essa instrução do Congresso.

Uma vez que um objeto novo é identificado, a Nasa pode calcular onde na Terra o impacto ocorrerá, com base em uma determinação precisa de sua órbita.

Em junho de 2018, um asteroide de 3m, o 2018 LA, foi descoberto por um observatório com base em terra no Arizona oito horas antes do impacto.

O Centro para Estudos de Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, então, fez uma determinação precisa de sua órbita, que foi usada para calcular uma provável localização de impacto. Isso mostrou que a rocha provavelmente atingiria o sul da África.

Como o cálculo sugeriu, uma bola de fogo foi registrada sobre Botswana por imagens de câmera de segurança em uma fazenda. Fragmentos do objeto foram encontrados posteriormente no mar.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Presidente do Comitê Olímpico do Japão renuncia

Publicado em 19 de março de 2019, em Sociedade

Indiciado pela suspeita de corrupção ativa, o qual veio à tona em janeiro, Tsunekazu Takeda, em situação constrangedora, renuncia.

Takeda durante a reunião (Asahi)

A diretoria do Comitê Olímpico do Japão-JOC se reuniu na terça-feira (19), pouco depois das 15h, em Shibuya, Tóquio.

Publicidade

Sob a suspeita de estar envolvido em um caso de suborno, o presidente Tsunekazu Takeda, 71, que está sendo investigado pelas autoridades judiciais francesas, anunciou que renunciará durante o seu mandato, o qual finda em junho. Até lá ainda cumprirá o papel de presidente.

Takeda está no seu décimo mandato e, embora insista na sua inocência, vozes de preocupação com a deterioração da imagem do maior torneio esportivo em Tóquio vem aumentando, já que sua explicação tem sido considerada insuficiente. Especialmente, depois de ter convocado uma coletiva de imprensa em janeiro, a qual foi encerrada após 7 minutos, pegou mal. Já vinha sendo criticado por outro motivo: continuar no cargo mesmo tendo completado 70 anos, ignorando as normas do comitê.

“Eu sinto muito por ter causado todo esse constrangimento. Confio ao jovem que liderará a próxima geração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio para abertura de uma nova era”, disse.

O próximo nome mais cogitado é o de Yasuhiro Yamashita, 61, ex-judoca e campeão olímpico em 1984, em Los Angeles.

Takeda foi atleta olímpico de equitação em Munique e Montreal, filho do Príncipe Tsuneyoshi Takeda, sendo bisneto do Imperador Meiji.

Em 2001 assumiu a presidência do JOC e em 2012 se integrou ao IOC-Comitê Internacional. No ano seguinte obteve a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2020 em Tóquio, depois de 56 anos. O foco sobre ele continua sendo essa suspeita de corrupção para conseguir realizar o torneio na capital japonesa.

Fontes: Nikkei, NHK e Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!