‘Tsunami de gelo’ é registrado em lago entre Estados Unidos e Canadá

O fenômeno é criado pelos fortes ventos e ocorre na maioria das vezes no início da primavera quando o gelo começa a enfraquecer e se partir.

Imagem do ‘tsunami de gelo’ registrada pela Niagara Parks Police (Twitter)

Um massivo “tsunami de gelo” criou uma cena surreal nas margens do Lago Erie perto do sul de Ontário, no Canadá, e Buffalo, no estado de Nova York, nos EUA no fim de semana.

Publicidade

Ventos fortes empurraram porções de gelo pelo Rio Niágara e pelo lago, e eventualmente fazendo com que eles chegassem à costa, criando o que é mais formalmente conhecido como “ice shove” (empurrão de gelo) em Fort Erie, em Ontário, e Hamburg, em Nova York.

O caçador de tempestades David Piano disse ao CNN que a muralha de gelo chegou a uma altura de 12 metros em alguns pontos e começou a “colocar pressão sobre árvores e postes de luz”.

Cenas similares foram relatadas em outros lugares ao longo do Lago Erie, incluindo Hoover Beach em Hamburg. A WGRZ, estação local da NBC, disse que o ice shove chegou a uma altura de 9 metros em partes de Hoover Beach:


De acordo com a National Geographic, os ice shoves – também chamados de ivu – são criados pelos fortes ventos e “ocorrem na maioria das vezes no início da primavera quando o gelo começa a enfraquecer e se partir”.

Veja também o vídeo divulgado pelo The Guardian:

Fonte: Huffpost

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Colapso em mina na Indonésia: dezenas de soterrados na ilha de Sulawesi

Publicado em 27 de fevereiro de 2019, em Ásia

Mais de 60 pessoas podem ter ficado soterradas após o colapso de uma mina de ouro ilegal na ilha de Sulawesi. Ao menos três morreram.

Fotos divulgadas pela agência mostraram equipes de resgate e moradores se esforçando para retirar sobreviventes e levá-los de macas durante a noite (Twitter/@Sutopo_PN)

Autoridades indonésias informaram nesta quarta-feira (27) que equipes de resgate estavam usando pás e cordas para retirar mais de 60 pessoas que podem ter ficado soterradas após o colapso de uma mina de ouro ilegal na ilha de Sulawesi. Ao menos três morreram.

Publicidade

“Foi possível detectar que muitos deles estão vivos porque pudemos ouvir suas vozes, visto que há alguns lugares onde o ar está entrando e saindo e há vãos na lama”, disse Abdul Muin Paputungan da agência de desastres da Indonésia à Reuters por telefone.

Pelo menos três corpos foram encontrados e até as 8h desta quarta-feira 15 pessoas haviam sido resgatadas após a mina desmoronar na noite anterior, de acordo com a agência de mitigação de desastres e relatos da mídia.

O governo indonésio proibiu esse tipo de mineração de ouro de pequena escala, embora autoridades regionais, geralmente, façam vista grossa à prática em áreas mais remotas.

Com pouca regulação, as minas são propensas a acidentes.


Equipes de resgate e oficiais militares estão trabalhando juntos, mas usando ferramentas simples como pás e cordas porque as condições continuaram perigosas, com a terra ainda propensa a deslizamento, disse Paputungan.

Ele disse que familiares das vítimas começaram a se reunir perto da mina à espera de notícias.

Fotos divulgadas pela agência mostraram equipes de resgate e moradores em uma encosta turva se esforçando para retirar sobreviventes e levá-los de macas durante a noite.

O porta-voz da agência de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que dezenas de pessoas estavam garimpando ouro quando vigas e placas de suporte se partiram repentinamente.

“Esforços de evacuação continuaram durante a noite por causa do número estimado de pessoas que estão soterradas”, disse ele.

Fonte: Straitstimes

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!