Temperaturas despencam nos EUA por causa de vórtex polar

As temperaturas mais frias poderão ser sentidas no período de 29 a 31 de janeiro, com os meteorologistas prevendo que Chicago ficará mais gelada do que partes da Antártida.

Segundo meteorologistas, Chicago vai ficar mais fria que partes da Antártida (CNN)

Os EUA vão enfrentar um frio extremo nesta semana, alertam os meteorologistas.

Publicidade

Os sopros do ártico mais extremos causados por um vórtex polar (vórtice polar), que é um ciclone persistente de grande escala localizado perto dos polos geográficos de um planeta, poderá fazer as temperaturas despencarem para -53 graus.

Autoridades da área de meteorologia do estado de Iowa alertaram a população e pediram para “evitar respirar profundamente e minimizar a fala” se irem para o lado de fora.

Pelo menos 55 milhões de pessoas poderão enfrentar temperaturas abaixo de zero.

Nos estados do meio-oeste de Wisconsin, Michigan e Illinois, assim como nos estados do sul mais amenos do Alabama e Mississippi, foi declarado estado de emergência.

“A intensidade dessa massa de ar firo, eu diria, é uma vez em uma geração”, disse John Gagan, do Serviço Nacional Meteorológico (NWS).

O NWS alerta que a queimadura do frio (frostbite) é possível se a pessoa ficar no lado de fora por somente 10 minutos sob tais temperaturas extremas.

As temperaturas mais frias poderão ser sentidas no período de terça (29) a quinta (31), com os meteorologistas prevendo que Chicago ficará mais gelada do que a Antártida.

Em Illinois o registro de temperatura deve ser de -33 graus, com ventos congelantes cuja sensação térmica é perto dos -46 graus.

Cerca de 60cm de neve estão previstos em Wisconsin e 182cm em Illinois. No Alabama e em outro estado no sul, Georgia, também poderá nevar.

Algumas áreas estão com a visibilidade limitada. Veja o vídeo:

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cinco suspeitos de envolvimento em tragédia de Brumadinho são presos

Publicado em 30 de janeiro de 2019, em Brasil

Três funcionários da Vale e dois engenheiros terceirizados foram presos na terça-feira (29).

Barragem que se rompeu em Brumadinho, Mins Gerais, em 25 de janeiro (Adriano Machado/Reuters/ Agência Brasil)

Três funcionários da Vale diretamente envolvidos e responsáveis pelo licenciamento da barragem que se rompeu em Brumadinho e dois engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade do empreendimento foram presos na terça-feira (29).

Publicidade

Na operação de terça-feira, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) cumprem sete mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária no intuito de apurar responsabilidade criminal pelo rompimento da barragem da mineradora no município mineiro.

Dos cinco alvos da operação, dois tinham domicílio em São Paulo e os demais residem na região metropolitana de Belo Horizonte.

A prisão foi decretada pelo prazo de 30 dias e todos os presos serão ouvidos pelo MPMG. Os documentos e provas apreendidas também serão encaminhados ao Ministério Público para análise.

O MPF, por meio da Procuradoria da República em Minas Gerais, e a PF, por meio da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, cumpriram simultaneamente os cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Belo Horizonte.

As ordens foram cumpridas na sede da Vale, em Nova Lima (MG), e em uma empresa sediada em São Paulo que prestou serviços de projetos e consultoria na área das barragens. Também foram alvo das medidas pessoas ligadas a essa empresa.

Nas diligências, houve a participação de procuradores da República lotados em Minas Gerais e São Paulo, de policiais federais e de peritos das áreas de informática, mineração e geologia.

“Os órgãos de investigação têm trabalhado de forma concatenada para apuração dos graves crimes relacionados com o rompimento da barragem, sendo que as investigações se encontram em andamento”, informou o MPMG.

Via Agência Brasil

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!