Terceiro canadense é detido na China

O primeiro-ministro canadense confirmou a detenção, mas negou que isso estava ligado à prisão da executiva chinesa em Vancouver no início deste mês.

Os outros dois canadenses detidos na China: Michael Kovrig (à esq.) e Michael Spavor (à dir.) – NHK

Um terceiro canadense foi detido na China, confirmou o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau, mas negou que isso estava ligado à prisão de uma executiva chinesa em Vancouver no início deste mês.

Publicidade

Falando com os repórteres na quarta-feira (19), Trudeau disse que estava levando o assunto “muito a sério”, mas a detenção era mais “rotina” do que os dois casos anteriores.

Os outros dois canadenses detidos na China foram identificados como Michael Kovrig, ex-diplomata canadense que agora trabalha para uma organização sem fins lucrativos e Michael Spavor, um homem de negócios.

Tais detenções foram vistas por muitos como retaliação pela prisão no Canadá de Meng Wanzhou em 1º de dezembro, a diretora financeira da gigante da tecnologia chinesa Huawei, a pedido dos EUA por alegadas violações de sanções contra o Irã.

Não houve confirmação oficial de que as detenções estavam ligadas ao caso de Meng, mas o governo chinês deixou claro que está revoltado com a prisão da executiva chinesa, com vários editoriais furiosos na mídia estatal.

Na quarta-feira, Trudeau disse que autoridades canadenses estavam trabalhando com seus homólogos chineses nas duas detenções anteriores.

Meng foi solta sob fiança milionária em 11 de dezembro e está aguardando em Vancouver para o próximo estágio de seu julgamento, o que poderia extraditá-la para os EUA.

Quando questionada sobre a terceira detenção, a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse que não tinha informação alguma sobre o assunto.

“Não tenho conhecimento sobre o incidente que vocês mencionaram, não ouvi falar disso”, disse ela aos repórteres.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tailandesa socorrida no motel morreu no hospital

Publicado em 20 de dezembro de 2018, em Crime

A polícia informou que a tailandesa encontrada desmaiada no motel morreu no hospital. A investigação prossegue.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!