Piloto da JAL é condenado a 10 meses de prisão por consumo de álcool em excesso antes de voo

O copiloto fazia parte da tripulação de um voo de Londres a Tóquio, mas foi preso pela polícia britânica por estar com nível de álcool em seu organismo 10 vezes acima do limite permitido.

O copiloto da JAL foi condenado a 10 meses de pisão no Reino Unido (imagem ilustrativa/banco de imagens PM)

Um tribunal britânico condenou um copiloto da JAL- Japan Airlines a 10 meses de prisão na quinta-feira (29) por consumo de álcool em excesso antes de um serviço de voo em outubro.

Publicidade

Katsutoshi Jitsukawa, de 42 anos, admitiu a acusação de beber a um nível que excede consideravelmente o limite permitido no Reino Unido para um membro da equipe de aviação em serviço.

“A segurança de todas as pessoas a bordo daquele voo de longa duração foi colocada sob risco por sua embriaguez”, disse o juiz Philip Matthews ao transmitir a sentença.

“A hipótese de você assumir o controle daquela aeronave é muito chocante para considerar. A potencial consequência para aqueles a bordo se você o fizesse poderia ser catastrófica”, frisou.

Pilotar uma aeronave sob influência de álcool é considerada uma infração grave no Reino Unido. Um piloto da British Airways foi condenado a oito meses de prisão em agosto após ter sido detectado em seu organismo um nível de álcool acima do limite permitido.

Em uma declaração emitida após decisão do tribunal britânico, a JAL demonstrou profundo pesar em relação aos atos de Jitsukawa e a falha da empresa em supervisioná-lo. “Realizaremos medidas rigorosas para prevenir uma recorrência de casos como esse”.

O caso

Jitsukawa fazia parte da tripulação do voo JL44 com destino a Tóquio, partindo de Londres, em 28 de outubro, mas foi preso pela polícia britânica por estar com nível de álcool em seu organismo 10 vezes acima do limite permitido.

De acordo com a JAL, Jitsukawa disse que havia bebido duas garrafas de vinho e mais de 1,8l de cerveja ao longo de seis horas a partir das 18h da noite anterior ao seu voo. Ele burlou um teste de álcool pré-voo administrado no escritório da empresa e embarcou na aeronave por alguns minutos.

Contudo, um motorista que transportou a tripulação até a aeronave havia sentido um odor de bebida alcoólica e alertou a segurança do aeroporto.

Jitsukawa usou enxaguante bucal antes da chegada da polícia e disse aos oficiais da segurança que não havia bebido.

Testes de hálito e de sangue realizados pela polícia confirmaram que os níveis de álcool no organismo de Jitsukawa excederam o limite permitido, em cerca de 10 e 9 vezes respectivamente, com sua prisão causando o atraso do voo em 69 minutos e deixando a companhia aérea operá-lo com dois pilotos ao invés do normal com três.

Série de problemas em relação ao consumo de álcool

Recentemente, uma série de problemas envolvendo consumo de álcool por tripulação de aviação no Japão que interrompeu cronogramas de voo vieram à tona, levando o governo a considerar a implementação de regras mais rigorosas sobre ingestão de bebidas.

Sob o atual sistema japonês, a tripulação de aviação é proibida de beber dentro de oito horas antes do início do trabalho, mas não há lei ou norma que estabeleça um limite permitido para o consumo de álcool.

Lei britânica

A lei britânica de segurança dos transportes estabelece um limite permitido de 20 miligramas de álcool por 100 mililitros de sangue para pessoal envolvido em atividades de aviação, incluindo tripulação de voo, de cabine e controladores de tráfego aéreo, com exceção para engenheiros de aeronaves licenciados, de acordo com a Autoridade de Aviação Civil Britânica.

Aqueles que não cumprem a lei estão sujeitos a até dois anos de prisão e/ou pagamento de multas.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Presa por abandono de cadáver: ‘não aceitei a morte da minha mãe’

Publicado em 30 de novembro de 2018, em Crime

O corpo da mãe ficou do mesmo jeito, deitado no quarto, desde a sua morte há 10 meses. A filha assume o crime.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!