Faxina e os povos que mais gostam de casa limpa

Um pesquisa gigante avaliou quantas horas e quais recursos usam na faxina, entrevistando os povos que gostam de casa limpa, como o Brasil.

Casa limpa e faxina em 9 países do mundo (Flickr)

Uma companhia alemã de equipamentos poderosos para limpeza – Kärcher – realizou uma pesquisa internacional sobre faxina. Entrevistou mais de mil pessoas de 9 países, na faixa dos 18 aos 65 anos. Os selecionados foram Estados Unidos, Inglaterra, China, Alemanha, Japão, França, Brasil, Polônia e Rússia.

Publicidade

De acordo com os resultados da pesquisa divulgados em 30 de outubro, entre os 9 países, os povos dos países que gastam mais tempo com a faxina foi a Rússia e o menor tempo foi o Japão.

Os brasileiros gastam em média 2,25 horas enquanto na Rússia pouco mais de 3 (divulgação)

Brasileiros são os que mais gostam de casa limpa

Aqui entram características na hora da limpeza e da faxina. Se o povo russo gasta em média 3,05 horas e os japoneses 1,09 hora, tem uma diferença cultural fundamental. Os japoneses costumam retirar os sapatos antes de entrar em casa, enquanto que nos países do ocidente entram com calçados.

Isso também não tem relação com o gosto pela limpeza da casa. Brasileiros e poloneses aparecem no top com quase 100% de “sim, é importante que a casa esteja limpa”. Os japoneses apresentaram o pior resultado com 74% de respostas positivas.

Brasil no topo dos povos que gostam de casa limpa (divulgação)

Os japoneses veem a casa como local onde possam descansar enquanto os americanos, por exemplo, gostam de receber pessoas para jantares e festas.

No aspecto de uso do aspirador de pó robotizado, os chineses chegam a quase 40% enquanto os brasileiros ficaram na faixa dos 3,5%. A média dos demais países foi de 17%, exceto na Polônia onde há mais de 25% de usuários.

Chineses são os que mais usam robô de limpeza enquanto no Brasil não chega a 5% (divulgação)

Um pergunta foi dirigida somente para o Japão para saber qual é a fatia que contrata os serviços domésticos. A resposta foi que 90% nunca contratou.

Curiosidades da faxina

Típica limpeza no Brasil (Flickr)

Cada povo mostrou aspectos diferentes na hora da limpeza da casa. Veja as respostas divertidas ou interessantes.

  • na Inglaterra 31% dos homens lavam o carro 1 vez por semana
  • 21% dos alemães acreditam que o piso é tão limpo que mesmo que o alimento caia não há risco de comê-lo
  • 41% dos franceses de 18 a 24 anos gosta de fazer faxina ouvindo música e cantando em voz alta
  • 55% das pessoas da Polônia colaboram com o parceiro na hora da faxina
  • 36% dos chineses apontaram que o pior cômodo para faxina é a cozinha
  • 82% dos japoneses responderam que usam eletroeletrônicos para limpeza e faxina
  • 24% dos americanos responderam que conversam sozinhos enquanto fazem a limpeza
  • 81% dos brasileiros responderam que usam balde, rodinho e vassoura para faxina
Fonte: divulgação 
Imagens: divulgação e Flickr

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais portões com sistema de reconhecimento facial no aeroporto de Haneda

Publicado em 2 de novembro de 2018, em Sociedade

O sistema já havia sido introduzido para japoneses que retornam ao país e agora também está sendo usado para os que saem. Em 2019, há planos de usar o sistema para estrangeiros que deixam o Japão.

Informação das fotos dos passaportes é escaneada quando os viajantes encostam o documento nos portões na área de inspeção de partida do aeroporto (NHK)

O Departamento Regional de Imigração de Tóquio começou em 31 de outubro a operar portões automáticos com sistema de reconhecimento facial para cidadãos japoneses que deixam o país, no Aeroporto de Haneda.

Publicidade

Com a meta do governo de aumentar o número anual de visitantes do exterior para 40 milhões em 2020, o departamento espera que os novos portões permitam a ele redistribuir oficiais de inspeção que atuam no saguão de partida para japoneses a outros locais, como verificação de estrangeiros que chegam ao Japão.

Informação das fotos dos passaportes é escaneada quando os viajantes encostam o documento nos portões na área de inspeção de partida do aeroporto, de acordo com oficiais do departamento, que está sob direção do Ministério da Justiça. Imagens faciais são tiradas por câmeras embutidas nos portões e verificadas com as informações da foto do passaporte.

O departamento instalou 13 unidades do portão na área de partida, cada uma custando cerca de 7,9 milhões de ienes.

Dez portões do tipo já foram introduzidos na área de chegada do aeroporto. De acordo com oficiais, cerca de 80% dos japoneses que retornaram ao país usaram os portões.

Os portões de automáticos de reconhecimento facial nas áreas de partida e chegada permitirão que vários oficiais sejam transferidos para operações de imigração para cidadãos estrangeiros.

Pessoas com estatura abaixo de 135cm, no entanto, não podem usar os portões automáticos por causa da estrutura dos equipamentos.

Como os passaportes não serão carimbados quando os viajantes passam pelos portões, aqueles que precisam de tais carimbos precisam solicitá-los aos oficiais de imigração.

O departamento de imigração planeja introduzir no próximo ano fiscal o mesmo sistema para estrangeiros que saem do Japão.

Fonte: Yomiuri, NHK
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!