Dolce & Gabbana é acusada de racismo

A controvérsia surgiu após a uma publicação mostrando uma modelo chinesa usando pauzinhos para tentar comer uma pizza e outras iguarias italianas.

A marca italiana famosa internacionalmente se envolve em mais uma polêmica (imagem ilustrativa/banco de imagens PM)

A Dolce & Gabbana adiou um desfile em Xangai, na China, após protestos em relação a posts racialmente ofensivos em sua conta no Instagram que a marca internacionalmente famosa afirmou terem sido escritos por hackers.

Publicidade

A controvérsia surgiu após a marca italiana ter publicado um vídeo no site chinês de mídia social, o Weibo, na segunda-feira (19) mostrando uma modelo chinesa usando pauzinhos para tentar comer uma pizza, espaguete e outras iguarias italianas.

Usuários da Weibo acusaram a marca de banalizar a cultura da China e retratar a mulher chinesa de uma maneira racista. O vídeo foi tirado do ar dentro de 24 horas, mas ele já havia sido compartilhado amplamente na mídia social, onde a hashtag #BoycottDolce começou a circular.


As acusações de racismo e estereotipação racial se intensificaram após o que parecia ser uma conversa por mensagem direta do Instagram entre Stefano Gabbana e a escritora fashion Michaela Phuong ter sido compartilhada pela Diet Prada, uma conta no Instagram conhecida por criticar a indústria fashion.

Na conversa, Gabbana parece defender a campanha e faz comentários depreciativos sobre a China e comentadores chineses. Ele também reclama sobre o vídeo sendo retirado do ar.

Em uma declaração posterior no Instagram, a empresa afirmou: “Nossa conta no Instagram foi hackeada, assim como a de Stefano Gabbana. Nosso escritório jurídico está investigando urgentemente”, e pediu desculpas por “qualquer desconforto causado por esses posts não autorizados, comentários e mensagens diretas”.

Outros casos polêmicos envolvendo a marca

Essa não é a primeira vez que a marca foi envolvida em um protesto público nessa escala. Em abril de 2017, ela publicou uma campanha no Weibo retratando Pequim como uma cidade não desenvolvida. O post foi deletado após reclamações.

Em 2007, a marca foi abertamente criticada pela Advertising Standards Authority do Reino Unido por uma série de anúncios que pareciam retratar violência contra mulheres.

Cinco anos depois, em 2012, a Dolce & Gabbana foi acusada de romantizar a escravidão após ter colocado modelos na passarela usando brincos reminiscentes de obras de arte Blackamoor.

Três anos depois, a marca listou um par de sapatos em seu site como “sandálias de escravo com pompoms”. Posteriormente, eles foram renomeados como “sandálias decorativas”.

Na talvez maior controvérsia até os dias atuais, em 2015 os designers foram criticados quando Domenico Dolce chamou crianças nascidas por meio de fertilização in vitro (FIV) de “sintéticas”. Ele se desculpou depois.

Fonte: The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Iluminações de Natal em Nagoia

Publicado em 23 de novembro de 2018, em Tome Nota

Quando chega o final do ano uma das alegrias é parar e entrar no cenário de luzes de Natal. Veja os 7 points gratuitos de Nagoia, com mapa.

Locais incríveis para ostentar belas fotos de Natal, em Nagoia (divulgação)

Nagoia é a capital da província onde há o maior número de residentes brasileiros, com cerca de 50 mil verde amarelos. Por isso, esta edição especial traz 7 points de outros tantos, mas gratuitos, para fazer um passeio noturno. As luzes bem arranjadas e as árvores de Natal encherão os olhos e o coração de calor e alegria.

Publicidade

Toda iluminada de azul cobalto, a avenida das lojas de marcas – populares às sofisticadas – forma um shopping a céu aberto em Nagoia. Quando anoitece as luzes azuis refletem nos vidros das fachadas criando uma outra realidade. Assim fica a Otsudoori, bem no centro entre Sakae e Yaba-cho. Vale a pena passar por lá. E quem sabe, aproveitar para fazer umas compras, pois tem H&M, Gap, Apple, Parco, Shimamura, Forever 21 e muito mais. 

Em frente à loja Apple (PM)

As luzes azul cobalto refletem nas vitrines de vidro (PM)

 Em Kanayama, a segunda maior estação de Nagoia este ano tem unicórnio e decoração pink no lugar da Barbie de 2017.  As pessoas podem tirar foto e ostentar nas redes sociais.

Foto com unicórnio em Kanayama (divulgação)

Quase todos os dias tem algum show, por isso, a alegria é dupla. Que tal levar suas filhas? Segue até 28 de dezembro.

Asunal Fantasy Illumination na estação de Kanayama (divulgação)

Na área chique de Kakuozan, no bairro Chikusa, nas instalações onde se realizam casamentos, há uma capela chamada Les Anges que está toda decorada, em clima de Natal. Segue até 25 de dezembro, das 17h às 22h.

Capela com o tema Asterisk Gold (divulgação)

Outro lugar que está bem decorado fica em Sakae, pertinho da torre de Nagoia e da saída do metrô Hisaya Oodori. É o Blossa, com 35.800 lâmpadas LED em azul e pink para encantar as pessoas. Pode aproveitar para tomar um café por lá ou dar uma esticada até o Oasis 21 para patinar

Blossa, com decoração de Natal com mais de 30 mil lampadinhas (divulgação)

Nas imediações da estação de Nagoia, o prédio Lucent Tower não poupou para oferecer uma iluminação poderosa. São 45 mil lâmpadas para compor esse cenário de Natal. Segue até 31 de janeiro, das 17h até meia-noite.

Lucent Tower, até meia-noite (divulgação)

Na estação da JR tem a decoração da própria empresa, as da loja de departamentos Takashimaya. Ela decora sua vitrine, a entrada do segundo piso e uma especial no 12.º andar. Todas lindas, convidativas para uma pose.

Decorações da loja de departamentos Takashimaya

Enfeite de Natal da JR de Nagoia (divulgação)

No Flarie Garden, pertinho das galerias de Osu, uma das flores típicas de Natal, a poinsétia, foi amplamente utilizada para compor uma árvore gigante, de 3 metros de altura. Além disso uma iluminação de lampadinhas, bem romântica dá o tom do amor. A entrada é gratuita e o local é aberto das 9h às 17h30. A decoração de Natal segue até 25 de dezembro.

Árvore de Natal e iluminação no Flarie Garden (divulgação)

Outros locais que você pode curtir (toque nas frases em vermelho para abrir):

Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos!

Bom passeio!

Fontes: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!