Autoridades ordenam evacuação de áreas perto do Vulcão de Fogo na Guatemala

O monitoramento da atividade vulcânica no domingo (18) mostrou que a intensidade da erupção estava sendo mantida, mas a evacuação foi ordenada para proteger as pessoas.

Erupção do Vulcão de Fogo em 3 de março de 2013 (Wikimedia/Kevin Sebold, photographer – imagem ilustrativa)

Autoridades de coordenação de desastres pediram a oito comunidades na Guatemala que abandonem suas casas e sigam para áreas seguras após um aumento da erupção do Vulcão de Fogo.

Publicidade

As oito comunidades têm cerca de dois mil residentes, mas cada uma delas decidirá se vai iniciar ou não o processo de evacuação. A Antingua al Rescate, uma organização que ajudou comunidades após uma erupção devastadora em junho, e um jornal na capital relataram que pelo menos três comunidades iniciaram ao processo de evacuação.

O vulcão fica entre os departamentos de Escuintla, Chimnaltenango e Sacatepéquez na área centro-sul do país.

David de Leon, porta-voz da Coordenadora Nacional para Redução de Desastres, disse ao Associated Press que pelo menos oito comunidades deveriam sair da área.

De acordo com De Leon, o monitoramento da atividade vulcânica durante o domingo (18) mostrou que a intensidade da erupção estava sendo mantida, então a evacuação foi ordenada para proteger as pessoas.

O Vulcão de Fogo (Volcán de Fuego) é um dos mais ativos na América Central.

Uma erupção em junho deixou 194 mortos e o paradeiro de pelo menos 234 é desconhecido, embora organizações que apoiam as comunidades terem insistido que havia milhares de desaparecidos.

O vulcão lançou mais cinzas e lava em outubro, incitando alertas para comunidades locais.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pera de quase 3Kg é adquirida por 160 mil ienes, em Aichi

Publicado em 19 de novembro de 2018, em Sociedade

A maior pera do concurso, de quase 3Kg, é colocada em leilão e o comprador pagou ¥160 mil por ela. Levou para a loja de Toyota.

Pera campeã no concurso de Atago jumbo, é leiloada (ANN)

Na semana passada foi realizado um concurso da pera da espécie Atago (愛宕) tamanho jumbo, na cidade de Toyota (Aichi). A vencedora foi uma com peso de 2,7Kg ou mais precisamente 2.688 gramas.

Publicidade

Nessa época ocorrem colheitas dessa pera em todo o país. O peso médio é de 500g mas pode chegar a 2Kg. Ela tem a característica de ser suculenta, doce e de textura crocante.

Comparando os tamanhos de uma de 500g e a campeã de quase 3Kg (Nagoya TV)

Em Toyota há muitos agricultores que cultivam a Atagonashi, por isso às 7h de segunda-feira (19) aconteceu um leilão dessas peras, no mercado local.

Foi criado um clima de expectativa sobre a eleita jumbo. O lance mínimo começou com 80 mil ienes. O máximo foi de 160 mil ienes, oferecido pelo dono do Pikaichi de Umetsubo, em Toyota.

Ele contou que foi ao leilão disposto a levá-la para sua loja, onde ficará exposta.

Fontes: ANN e Nagoya TV 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!