Papa Francisco demonstra vontade de visitar a Coreia do Norte

O Papa Francisco demonstrou sua vontade de visitar a Coreia do Norte durante uma audiência privada com o presidente sul-coreano Moon-Jae-in no Vaticano realizada em 18 de outubro.

Papa Francisco demonstrou sua vontade de visitar a Coreia do Norte, informou o escritório do presidente sul-coreano Moon Jae-in na quinta-feira, 18 de outubro (Banco de imagens, Wikimedia/ Cheongwadae / Blue House)

Durante uma audiência privada com o presidente sul-coreano Moon-Jae-in no Vaticano, o Papa Francisco demonstrou sua vontade de visitar a Coreia do Norte, informou o escritório de Moon na quinta-feira (18).

Publicidade

O escritório presidencial sul-coreano disse em uma declaração que Moon “transmitiu o desejo de Kim Jong-un para uma visita papal à Coreia do Norte. “Um convite formal diretamente do Norte prosseguirá”.

O escritório disse que o Papa Francisco respondeu que “se o convite vier, eu certamente responderei a ele, e eu possivelmente irei”.

Na semana passada, o escritório de Moon revelou que Kim indicou seu desejo para uma visita papal durante uma cúpula coreana realizada no mês passado.

Se isso se materializar, tal visita seria a primeira feita por uma papa ao país ateu.

A audiência privada durou 35 minutos, e incluiu uma troca de presentes. Moon, que é católico, presentou o papa com um relevo do rosto de Jesus Cristo feito por um artista coreano. O presidente apontou para a coroa de espinhos na cabeça de Jesus, dizendo ao pontífice: “Isso representa o sofrimento do povo coreano”.

Os presentes de Moon para o papa também incluíram uma medalha entalhada com um ramo de oliveira, dizendo que ela representava “o desejo dele pela paz”, na península coreana.

“Você não é somente o líder da Igreja Católica, mas um professor para a humanidade”, disse Moon ao pontífice. O Papa Francisco pediu a Moon para “trabalhar pela paz”.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in conversa com o Papa Francisco durante audiência privada no Vaticano, em 18 de outubro (AP via Asahi)

Na quarta-feira (18), Moon se encontrou com líderes italianos e participou de uma missa noturna para paz na Basílica de São Pedro com o alto diplomata do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

Moon assinou um amplo acordo com Kim no mês passado destinado a reduzir as tensões militares na península. O presidente sul-coreano escreveu no jornal do Vaticano, o L’Osservatore Romano, que ele viajou com um bispo católico coreano para tentar melhorar as relações entre a igreja no Norte e Sul.

A Coreia do Norte controla rigorosamente as atividades religiosas de sua população e um convite similar ao então Papa João Paulo II para uma visita após uma cúpula intercoreana no ano de 2000 nunca resultou em uma reunião.

Fonte: Asahi
Imagem: Asahi, Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sucesso das classes de japonês para mãe estrangeiras: barato e com creche

Publicado em 19 de outubro de 2018, em Comunidade

Em Toyota as classes de ensino do idioma japonês fazem sucesso entre as mães estrangeiras. Além de quase gratuito ainda tem creche.

Mamães e donas de casa estrangeiras em círculos para as classes de aprendizado do idioma japonês em Toyota (Chunichi)

Classes de ensino do idioma japonês, divididas em níveis, fazem sucesso entre as mamães estrangeiras. Dois fatores são apontados. Um deles é preço irrisório e outro que tem pessoas para cuidar dos bebês e crianças pequenas, enquanto estuda. Além disso, não é porque é barato que não tem qualidade. Ao contrário, elas aprendem de verdade com a metodologia.

Publicidade

O local das classes fica na TIA-Toyota International Association, na cidade homônima, em Aichi. As classes são ministradas por donas de casa e aposentadas japonesas, todas voluntárias.

Todas as quartas-feiras, às 10h, as professoras voluntárias assumem as classes divididas em níveis, criando uma atmosfera amigável.

Brasileiras, filipinas, chinesas, vietnamitas e de outras nacionalidades ficam tranquilas pois podem deixar seus bebês – com 1 ano ou mais – e crianças com as cuidadoras, enquanto estudam. Se o bebê chorar, por algum motivo querendo a mãe, pode fazer a aula com ele no colo.

Períodos das classes

As classes têm início em abril e outubro. As aulas do segundo período começaram no dia 10 com cerca de 70 mães matriculadas.

Estudam tranquilas com os bebês deixados com as cuidadoras (Pixinio)

Um dos segredos do sucesso das aulas é que as professoras ensinam o que as mães estrangeiras sentem necessidade de aprender. Exemplos são quando vão às compras ou fazer um passeio.

Classes têm papel social

Miwa Kido, 48 anos, é a representante do salão de ensino. “Além do aprendizado do idioma a um valor muito barato, com cuidadoras, as mamães podem sair e interagir, não ficando restritas à sua comunidade ou confinadas em casa”, explica o outro papel social das aulas.

As donas de casa estrangeiras vão subindo de nível e a cada período aumenta o número de inscritas, conta Miwa.

Seis meses de curso custa apenas mil ienes, fora o material didático.

Fonte e foto: Chunichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!