Homem morre vítima de ameba ‘comedora de cérebro’

A ameba Naegleria fowleri pode ser encontrada em corpos quentes de água doce, como lagos, e estâncias termais. Ela infecta as pessoas ao entrar pelo nariz e “viajar” até o cérebro.

A Naegleria fowleri pode ser encontrada em corpos quentes de água doce, como lagos, e estâncias termais (imagem ilustrativa)

Após um homem de 29 anos ter morrido vítima de uma infecção que é comumente chamada de ameba comedora de cérebro, oficiais da saúde estão investigando o resort de surfe que ele visitou no Texas, EUA.

Publicidade

A KVTV, afiliada da CNN, identificou o homem como Fabrizio Stabile de Nova Jersey, que visitou um resort de surfe do BSR Cable Park que fica na cidade de Waco antes de desenvolver os sintomas em setembro.

“Não houve relatos de outras doenças e a infecção pela Naegleria fowleri não se espalha de pessoa para pessoa”, escreveu em um email Brittany Behm, porta-voz do CDC- Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA.

“O CDC está realizando testes em amostras de água para a Naegleria fowleri e vai trabalhar com departamentos de saúde locais e do estado em recomendações à instalação sobre como reduzir potenciais exposições”, frisou.

A ameba Naegleria fowleri pode ser encontrada em corpos quentes de água doce, como lagos, e estâncias termais. Ela infecta as pessoas ao entrar pelo nariz e “viajar” até o cérebro.

Lá, ela pode causar uma infecção cerebral que o CDC chama de “rara e devastadora”, conhecida como meningoencefalite amebiana primária. Ela é quase sempre fatal, embora algumas pessoas tenham sobrevivido.

“Soubemos do Departamento de Saúde de Nova Jersey que o paciente foi ao parque em 8 de setembro e ficou doente no dia 14”, disse Behm. Ele morreu em 21 de setembro.

Uma página da GoFundMe lançada por pessoas próximas a Stablie dizem que ele estava aparando a grama quando sentiu uma forte dor de cabeça. Essa dor não parou até a manhã seguinte e seus sintomas progrediram até ele não conseguir falar de forma coerente ou sair da cama. Ele foi levado para o hospital, onde os médicos encontram a ameba em seu líquido cefalorraquidiano.

“O cenário de pior caso estava sendo desdobrado em frente aos nossos olhos”, diz o site.

A ameba Naegleria fowleri causa uma infecção cerebral que o CDC chama de “rara e devastadora”, conhecida como menigoencefalite amebiana primária (CDC via CNN)

Um medicamento antiparasítico chamado miltefosine (vendido como Impavido) tem sido usado para tratar pacientes e em dois casos no ano de 2013 recebeu créditos por ter salvado vidas. Contudo, de acordo com a página do GoFundMe, “no momento do diagnóstico de Fabrizio, já era tarde demais”.

Houve nove casos de meningoencefalite amebiana primária no Texas desde 2005, de acordo com o Distrito de Saúde Pública do Condado de Waco-McLennan. Dados do CDC que remontam ao ano de 1960 mostram entre zero e oito casos por ano a nível nacional, com cinco em 2016, zero em 2017 e nenhum outro caso relatado neste ano.

O resort está cooperando com uma investigação para localizar onde em seu sistema de água que a ameba pode estar, de acordo com o departamento de saúde local. Amostras foram coletadas de todo o parque, mas os resultados estão pendentes. “Por total precaução, o resort está fechado por enquanto”.

O resort não respondeu a solicitações para comentários. Seu site diz, “Fechado agora para o inverno”.

O departamento de saúde recomenda manter a água fora do nariz quando nadar em água doce quente ou sem tratamento, ao apertar o nariz com os dedos, mantê-lo acima da água ou usar um clipe nasal.

Fonte: CNN Health
Imagem: CDC, Banco de imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Seis mergulhadores morrem tentando salvar adolescente na Malásia

Publicado em 5 de outubro de 2018, em Sociedade

Os mergulhadores estavam em busca de um adolescente que havia caído na água quando pescava com seus amigos.

Cerca de 500 pessoas compareceram ao funeral na quinta-feira para homenagear as seis vítimas (YouTube/Buletin TV3)

Seis mergulhadores de resgate morreram afogados enquanto tentavam salvar um adolescente de um lago de mineradora desativada na Malásia.

Publicidade

Eles estavam em busca de um jovem de 17 anos que poderia ter caído no corpo de água enquanto pescava com seus amigos na quarta-feira (3).

Autoridades disseram que os mergulhadores ficaram presos em um “redemoinho” e fortes correntes repentinas fizeram com que alguns de seus equipamentos se soltassem.

A busca pelo adolescente desaparecido foi retomada na quinta-feira (4) e seu corpo foi encontrado por outros membros da equipe de resgate flutuando na água a cerca de 800 metros de onde ele havia caído, de acordo com o chefe da polícia de Sepang, Abdul Aziz Ali.

“Um dia muito triste”

O adolescente e seus amigos estavam começando a pescar no local no distrito de Sepang no estado de Selangor quando o jovem caiu na água, dizem relatos.

De acordo com Aziz, os mergulhadores seguiram todos os procedimentos de segurança enquanto entravam na água na missão de busca e resgate. Eles estavam usando equipamento de mergulho completo e amarrados a uma única corda.

Aziz disse à agência de notícias estatal Bernama que uma forte corrente “fez com que as vítimas girassem na água”, frisando que isso fez com que seus equipamentos se soltassem.

“Um redemoinho havia se formado na área e a equipe que estava na margem disse que viu os seis mergulhadores lutando para sair”, disse o diretor-geral do Departamento de Incêndio e Resgate, Mohammad Hamdan Wahid, ao New Strait Times.

Todos os homens ficaram na água por cerca de 30 minutos enquanto seus colegas tentavam resgatá-los. Os seis estavam inconscientes quando foram retirados da água e nada mais pôde ser feito.

Segundo Wahid, uma investigação inicial sugeriu que uma parede de inundação (barreira artificial) perto da área não conseguiu conter a água jorrante provocada pela forte chuva no início do dia, causando a forte corrente.

Cerca de 500 pessoas compareceram ao funeral na quinta-feira para homenagear as seis vítimas.

O primeiro-ministro malaio Mahathir Mohamad também expressou suas condolências às famílias das vítimas, pedindo a elas que “se mantenham fortes nesse período desafiador”.

O Departamento de Incêndio e Resgate da Malásia também homenageou seus mergulhadores em um post no Facebook.

Fonte: BBC, Channel NewsAsia
Imagem: Youtube/Bulletin TV3

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!