Furacão apagou uma ilha havaiana do mapa

A ilha não é habitada, mas os cientistas estão preocupados porque ela era um refúgio para dois dos animais mais ameaçados de extinção.

A ilha antes do furacão (à esq.) e depois (à dir.) – C.Fletcher via CNN

A East Island do Havaí não existe mais no mapa.

Publicidade

A ilha, localizada a cerca de 880Km a nororeste de Honolulu, faz parte da cadeia de pequenas ilhas no Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea. Quando a ilha foi varrida pelas extremas marés de tempestade do furacão Walaka no início deste mês, a East Island ficou submersa.

A ilha não é habitada, mas os cientistas estão preocupados porque ela era um refúgio para dois dos animais mais ameaçados de extinção: a tartaruga verde havaiana e a foca monge havaiana.

Um paraíso para os animais

Quase 96% da população de tartarugas verdes do Havaí viaja para a cadeia de ilhas, conhecidas como French Frigate Shoals, para fazer ninhos seguros durante a época reprodutiva, de acordo com Chip Fletcher, professor de ciência da terra na Universidade do Havaí em Manoa.

As focas monge havaianas – há somente cerca de 1.400 delas no mundo – passam mais da metade de seu tempo na ilha sob o sol e descansando em suas praias. Fletcher disse que elas normalmente conseguem se locomover em torno do local durante tempestades como essa.

“Então temos alguma razão para sermos otimistas de que a ilha não foi totalmente devastada”, disse ele. “Mas a avaliação final ficará com os biólogos”.

Então, por que ela ficou submersa?

As ilhas naquela área são em sua maioria mínimas fatias de areia e cascalhos sobre um vulcão extinto e submerso.

“Nossa compreensão é que essas ilhas são formadas quando o nível do mar diminui”, disse Fletcher. “Os níveis do mar estão aumentando bem agora então a base fundamental para formar essas ilhas na existe mais”.

Fletcher disse que a East Island pode continuar sob a água parcialmente devido à mudança climática.

O furacão Walaka foi uma tempestade categoria 5 com ventos cujas velocidades excederam 250Km/h. Ele foi uma das maiores tempestades a atingirem o Pacífico neste ano. Fletcher disse que o clima e águas mais quentes têm muito a ver com o por que as tempestades estão ficando mais fortes. E  é provável que vamos ver outras ilhas ficando submersas também.

“A probabilidade de algo como isso acontecer aumenta e se elevando visto que estamos aquecendo o oceano e a atmosfera”, disse ele.

O site do Museu Nacional Marinho Papahānaumokuākea declara que há uma equipe que lida com detritos marinhos trabalhando na área que fará uma parada na French Frigate Shoals e conduzir uma “avaliação preliminar dos danos e impactos à vida selvagem”.

Fonte e imagem: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novas bebidas da Starbucks

Publicado em 29 de outubro de 2018, em Lançamentos

A Starbucks revelou sua primeira linha de bebidas especiais para a temporada de fim de ano.

A Starbucks revelou sua primeira linha de bebidas especiais para a temporada de feriado de fim de ano (Starbucks Press Release)

Mais bebidas de edição limitada estão chegando para a época de fim de ano.

Publicidade

A Starbucks revelou sua primeira linha de bebidas especiais para a temporada de feriado de fim de ano.

Com base no tema “Starbucks The Blend is The Magic”, o primeiro conjunto de bebidas inclui um leite e um frappuccino com sabor de bolo de morango de Natal.

As novas bebidas da Starbucks pegam as cores e sabores de um bolo japonês de Natal coberto de morangos e os mistura em duas novas bebidas por período limitado, com o Christmas Strawberry Cake Frappuccino servido gelado e o Christmas Strawberry Cake Milk servido bem quentinho.

Ambas as bebidas foram feitas para ajudar a recriar o mesmo sentimento de felicidade e emoção de uma reunião entre amigos e familiares na época de Natal.

À esquerda, o Christmas Strawberry Frappuccino (クリスマス ストロベリー ケーキ フラペチーノ) e à direita o Christmas Strawberry Milk (クリスマス ストロベリー ケーキ ミルク) – Starbucks Press Release

Os pedaços frescos de morangos na calda deixam um sabor especial, enquanto a base de leite cremoso contém pedaços de biscoitos crocantes para criar a sensação de estar mordendo um bolo pão de ló.

O Christmas Strawberry Cake Frappuccino estará disponível somente no tamanho Tall por 590 ienes, enquanto o Christmas Strawberry Cake Milk será oferecido nos três tamanhos – Tall, Grande e Venti – com preços que variam de 450 a 570 ienes.

Se juntando às bebidas com tema de bolo de Natal, está o Gingerbread Latte, nas versões quente e gelada, o qual se tornou um básico no período de bebidas de férias de fim de ano. Disponível nos tamanhos do Short ao Venti, o latte será vendido ao preço que varia de 420 a 540 ienes.

Joyful Medley Tea Latte (ジョイフルメドレー ティー ラテ) – Starbukcs Press Release

Uma outra bebida que está retornando para essa temporada é o Joyful Medley Tea Latte, que foi um sucesso no ano passado com sua mistura de chás preto, oolong, jasmim, pêssego e apricot. Servida quente, essa bebida está disponível nos tamanhos do Short ao Venti com preços que variam de 380 a 540 ienes.

O Woodfired Firone Holiday Chicken Roll (石窯フィローネ ホリデーチキン) – Starbucks Press Release

E no cardápio de bolos e sanduíches por período limitado, a Starbucks oferecerá o Woodfired Firone Holiday Chicken Roll por 480 ienes e o Cranberry Bliss Bar por 460 ienes.

Cranberry Bliss Bar (クランベリーブリスバー) – Starbucks Press Release

Disponível também estará o pequeno tronco de Natal Bûche de Noël por 460 ienes.

O Bûche de Noël (ブッシュドノエル) – Starbucks Press Release

Com exceção do Christmas Strawberry Cake Frappuccino e o Milk, que estarão disponíveis de 1º de novembro a 4 de dezembro, os outros itens da temporada de férias de fim de ano nas lojas da Starbucks em todo o país serão vendidos de 1º de novembro a 25 de dezembro.

Fonte: Sora News
Imagens: Starbucks Press Release

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!