Universidades japonesas sobem posições em ranking mundial

Publicado em 28 de setembro de 2018, em Notícias do Mundo

Cento e três universidades japonesas marcaram presença em um influente ranking das melhores instituições de nível superior do mundo. As de Tóquio e de Quioto subiram posições.

Neste Artigo:
&nbspUniversidades japonesas sobem posições em ranking mundial
Cento e três universidades japonesas marcaram presença na Times Higher World University Rankings (imagem ilustrativa)

Um recorde de 103 universidades japonesas marcou presença na Times Higher World (THW) University Rankings, com as duas principais instituições de ensino superior do país – a de Tóquio e a de Quioto – subindo posições.

Publicidade

De acordo com a THW, a principal instituição do país, a Universidade de Tóquio, também conhecida como Todai, subiu para o 42º lugar, alta de quatro posições em relação ao ano passado.

A de Quioto assegurou sua posição como a segunda universidade mais bem classificada do Japão, saltando nove posições em comparação ao ano passado para o 65º lugar – marcando seu segundo ano consecutivo de melhoria no influente ranking que lista mais de 1.250 das melhores instituições de nível superior do mundo.

“Essa é uma nação de imensa criatividade e potencial, e podemos estar presenciando uma reviravolta positiva aqui para as universidades”, disse Phil Baty, diretor editorial do global rankings, em um press release na quarta-feira (26).

Contudo, ele alertou que para reforçar seu status como uma potência chave competitiva de educação superior tanto regionalmente como globalmente, o Japão “necessita de um comprometimento a um investimento muito maior e uma intensificação de seus esforços para internacionalizar”.

Alta recorde de 103 instituições japonesas na influente lista

Os rankings da organização têm base na pontuação ponderada de treze indicadores em cinco pilares, incluindo ambiente de aprendizado, pesquisa, perspectiva internacional, influência de pesquisa e rendimento de indústria.

O THW atribui a subida de posições da Todai no ranking à melhoria em seu ambiente de aprendizado (classificado em 16º lugar), pesquisa (19º lugar) e desempenho de rendimento de indústria.

A alta recorde de 103 instituições japonesas que estão na lista ultrapassou a do ano passado, de 89, tornando o Japão o segundo país mais representado após os EUA, que têm 172 instituições.

Dentre as universidades japonesas que apareceram entre as 500 melhores pela primeira vez foram a Universidade de Saúde Fujita, a Universidade Metropolitana de Tóquio e a Universidade Teikyo. Os rankings melhorados se devem primeiramente a um grande aumento no número de citações de pesquisa.

Universidades de Oxford e de Cambridge lideram a lista

A Universidade de Oxford do Reino Unido garantiu seu primeiro lugar pelo 3º ano consecutivo, seguida pela de Cambridge, que ficou em segundo pelo 2º ano seguido. O terceiro lugar ficou para a Universidade de Stanford, nos EUA.

A China continua sendo a nação asiática mais bem representada dentre as 200 melhores, com a instituição número um da nação, a Tsinghua, ultrapassando a Universidade Nacional de Singapura, que por muito tempo ficou conhecida como a melhor universidade na Ásia, em uma posição.

Toque aqui para ver os rankings.

Fonte: Japan Times
Imagem: Banco de imagens


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!