NASA lança missão para ‘tocar’ o Sol

A sonda Parker da NASA vai explorar a atmosfera do Sol em uma missão lançada no início de domingo (12).

Após ser adiado no sábado (11), o lançamento da sonda foi realizado com êxito às 3h31 de domingo do Cabo Canaveral, na Flórida (CNN)

A primeira visita da humanidade a uma estrela começou no último final de semana. A sonda Parker da NASA vai explorar a atmosfera do Sol em uma missão lançada no início de domingo (12).

Publicidade

Essa é a primeira missão da agência ao Sol e sua atmosfera extrema, a coroa.

Após ser adiado no sábado (11), o lançamento da sonda foi realizado com êxito às 3h31 de domingo do Cabo Canaveral, na Flórida, em um Delta IV Heavy, um dos foguetes mais poderosos do mundo.

Embora a sonda seja do tamanho de um carro, um foguete poderoso é necessário para escapar da órbita da Terra, mudar de direção e alcançar o Sol.

A janela de lançamento (período de tempo em que todas as condições estão favoráveis para o lançamento de um foguete) foi escolhida porque a sonda dependerá de Vênus para ajudá-la a atingir uma órbita em torno do Sol.

Seis semanas após o lançamento, a Parker encontrará a gravidade de Vênus pela primeira vez. Ela será usada para ajudar a reduzir a velocidade da sonda, como se estivesse puxando o freio de mão, e orientá-la para que esteja no caminho para o Sol.

“A energia de lançamento para alcançar o Sol é 55 vezes aquela necessária para chegar a Marte, e duas vezes a necessária para chegar a Plutão”, disse em uma declaração Yanping Guo do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, que projetou a trajetória da missão. “Durante o verão, a Terra e outros planetas em nosso sistema solar estão no alinhamento mais favorável que nos permite chegar mais perto do Sol.

Preparando-se para uma jornada ao Sol

Não se trata de uma jornada que qualquer humano pode realizar, então a NASA está enviando uma sonda totalmente autônoma mais perto do Sol do que qualquer nave jamais chegou.

A sonda terá que suportar calor e radiação nunca vivenciadas anteriormente por qualquer nave, mas a missão também endereçará questões que não podiam ser respondidas antes. Compreender o Sol em detalhes maiores também pode ajudar a explicar a Terra e seu lugar no sistema solar, disseram pesquisadores.

Para alcançar a órbita em torno do Sol, a sonda Parker fará sete voos perto de Vênus que essencialmente oferecerão uma gravidade assistida, encolhendo sua órbita ao longo do curso de aproximadamente sete anos.

A sonda orbitará dentro de 6,2 milhões de quilômetros da superfície do Sol em 2024, mais perto da estrela do que Mercúrio.

Quando ficar mais perto do Sol, um escudo especial composto de carbono de 11,5cm de espessura terá que suportar temperaturas perto dos 1.300ºC. Contudo, o interior da sonda e seus instrumentos permanecerão a uma temperatura ambiente confortável.

A sonda atingirá uma velocidade de 690.000Km/h em torno do Sol, estabelecendo um recorde para o objeto mais rápido já feito pelo homem. Na Terra, essa velocidade permitiria uma pessoa sair da Filadélfia e chegar a Washington em um segundo, disse a agência.

Por que enviar uma sonda ao Sol?

As observações e dados poderiam fornecer uma visão sobre a física das estrelas, mudar o que sabemos sobre a misteriosa coroa, aumentar a compreensão sobre o vento solar e ajudar a melhorar a previsão de grandes eventos climáticos espaciais.

Esses eventos podem afetar satélites e astronautas, assim como a Terra – incluindo rede elétrica e exposição à radiação sobre voos de empresas aéreas-  disse a NASA.

Em 2017, a sonda – incialmente chamada de Solar Probe Plus – foi renomeada como Parker Solar Probe em homenagem ao astrofísico Eugene Parker.

Parker publicou pesquisa em 1958 prevendo a existência de vento solar, quando ele era um jovem professor no Instituo Enrico Fermi da Universidade de Chicago. Na época, astrônomos acreditavam que o espaço entre os planetas era um vácuo. O primeiro documento de Parker foi rejeitado, mas foi arquivado por um de seus colegas, Subrahmanuan Chandrasekfar, um astrofísico que seria premiado em 1983 com o Prêmio Nobel da Paz para Física.

Menos de dois anos após o documento de Parker ser publicado, sua teoria de vento solar foi confirmada por observações de satélite. Seu trabalho revolucionou nossa compreensão do Sol e espaço interplanetário.

Parker é agora professor emérito da Universidade de Chicago.

Fonte e imagem: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Orca deixa corpo de filhote morto após carregá-lo por 17 dias

Publicado em 13 de agosto de 2018, em Sociedade

A orca foi avistada carregando o corpo de seu filhote morto pela primeira vez em julho ao largo da costa de Vancouver.

A orca chamada de J35 é vista na imagem carregando seu filhote morto (Ken Balcomb, Centro para Pesquisa de Baleias via BBC)

Uma orca parou de carregar o corpo de seu filhote morto após pelo menos 17 dias, durante o qual ela percorreu 1.600Km, dizem cientistas.

Publicidade

A orca “correu atrás vigorosamente de um cardume de salmões com seus companheiros no Estreito de Haro” ao largo da costa de Vancouver, no Canadá, disse o CWR – Center for Whale Research.

“Sua viagem de luto terminou e seu comportamento é notavelmente energético”.

Sabe-se que orcas carregam suas crias mortas por uma semana, mas os cientistas acreditam que essa mãe “estabelece um recorde”.

A orca – conhecida como J35 – cativou a atenção do mundo nos últimos dias.

“Imagens feitas da costa mostram que essa mãe orca parece estar em boas condições físicas”, disse o CWR em uma declaração divulgada no sábado (11).

“A carcaça provavelmente afundou no Mar Salish – entre o Canadá e os EUA – e pesquisadores não puderam ter a chance de examiná-la.

A orca foi avistada carregando o corpo de seu filhote morto pela primeira vez em 24 de julho, ao largo da costa de Vancouver.

Acredita-se que o filhote tenha morrido no mesmo dia. A causa da morte não é conhecida.

Tanto o Canadá como os EUA listam a orca como em perigo de extinção. As orcas dependem da espécie salmão-rei – que tem estado em declínio dramático nos últimos anos – para se alimentar.

Fonte e imagens: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!