Rússia condena ataque na Síria e pede reunião de emergência da ONU

A Rússia pediu reunião imediata do Conselho de Segurança da ONU para discutir as “ações agressivas” dos EUA e seus aliados.

Os ataques foram lançados às 21h, enquanto grande parte da Europa e do Oriente Médio estava envolta na escuridão (BBC/CNN)

A Rússia condenou os ataques realizados pelos EUA, Reino Unido e França contra alvos na Síria pelo alegado uso de armas químicas, enquanto os  aliados no ocidente argumentam que eles foram essenciais para impedir o uso futuro de munições ilegais.

Publicidade

Os ataques atingiram três locais – um em Damasco e dois em Homs – os quais o presidente dos EUA Donald Trump disse estarem “associados às capacidades de armas químicas do ditador sírio Bashar Al-Assad”.

A ação seguiu uma semana de ameaças de retaliação por causa de uma alegado ataque com armas químicas a civis em Douma.

O presidente da Rússia Vladmir Putin chamou os ataques de mísseis de um “ato de agressão contra o Estado soberano” e disse que estavam contra o estatuto das Nações Unidas.

A Rússia – um aliado fundamental do governo Assad – está pedindo por uma reunião imediata do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir as “ações agressivas” dos EUA e seus aliados, disse Putin.

O Ministério de Relações Exteriores da Síria pediu à comunidade internacional que “condenasse veementemente esta agressão”, alertando que ela representaria “uma ameaça à paz e segurança internacional como um todo”, em uma declaração publicada pela agência de notícias Árabe Síria.

O general Joseph Dundorf,  chefe de Estado Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, disse aos repórteres em uma conferência no Pentágono que o primeiro ataque conjugado tinha como alvo um centro de pesquisa científica na grande Damasco envolvido no desenvolvimento e produção de armas químicas.

O segundo local alvo foi uma instalação de armazenamento de armas químicas no oeste de Homs, enquanto o terceiro era uma instalação de armazenamento de equipamento químico e importante posto de comando.

Os ataques – a ação conjunta mais articulada já realizada por forças ocidentais na Síria – foram lançados às 21h de sexta-feira (13), enquanto grande parte da Europa e do Oriente Médio estava envolta na escuridão.

As Forças Armadas sírias disseram em uma declaração que 110 mísseis foram lançados sobre alvos sírios e que os sistemas de defesa do país “interceptaram a maioria deles, mas alguns atingiram alvos incluindo o Centro de Pesquisa em Barzeh”.

Três civis ficaram feridos em Homs após “vários” mísseis terem sido interceptados por sistemas de defesa aérea da Síria, disse a rede de televisão estatal.

A agência de notícias estatal russa TASS divulgou que nenhum dos mísseis disparados pelas três nações ocidentais havia atingido áreas perto de suas bases naval e aérea na Síria. Essas bases estão sob proteção de unidades de defesa aérea russa.

Theresa May: “Não se trata de mudança de regime”

Em uma declaração transmitida na televisão no sábado, a primeira-ministra britânica Theresa May disse que as forças do Reino Unido haviam realizado um “ataque limitado e específico” e que “não havia alternativa viável ao uso da força para degradar e impedir o uso de armas químicas pelo regime sírio”.

Enquanto uma avaliação completa ainda não tenha sido concluída, “acreditamos que a ação teve êxito”, disse ela. “Não se trata de interferir em uma guerra civil. E isso não se tratou de mudança de regime”.

Resposta internacional

A Turquia, um importante interveniente no conflito sírio, disse que viu os ataques aéreos como “uma resposta apropriada” ao ataque à Douma.

O Ministério da Defesa da Austrália emitiu uma declaração em apoio aos ataques, chamando-os de “uma reposta calibrada, proporcional e específica”.

Um oficial israelense disse à CNN que os ataques forçaram a linha vermelha traçada pelo presidente Trump no ano passado. “A Síria continua a se engajar e fornecer base para ações bárbaras, incluindo aquelas do Irã, que coloca seu território, suas forças e sua liderança em risco”, disse o oficial.

No entanto, o Irã- outro aliado fundamental do governo Assad – condenou os ataques. “O ataque é a violação óbvia das leis internacionais, assim como ignorar a soberania e integridade territorial da Síria”, disse Bahram Qasemi, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores iraniano, de acordo com a mídia estatal do país.

Fonte e imagem: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremotos em Aichi: um foi de magnitude 4,6

Publicado em 14 de abril de 2018, em Informações

Foram registrados três terremotos em Aichi neste sábado. O primeiro foi pela manhã e mais dois a tarde, um com magnitude 4,6.

Publicidade

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão, ocorreram 3 tremores na província de Aichi. O primeiro foi às 10h36, neste sábado (14), de magnitude 3,5.

O segundo tremor ocorreu às 13h54, com epicentro no oeste, a cerca de 40Km de profundidade e magnitude 3,1. Tremor de intensidade 2 foi registrado em Shinshiro.

O segundo ocorreu às 15h13, de magnitude 4,6 e tremores de 1 a 4 de intensidade, em ampla área.

O epicentro foi na parte oeste da província, com cerca de 10Km de profundidade.

As cidades de Takahama, Nishio e Kota tiveram abalos de intensidade 4.

Tremores de intensidade 3 foram sentidos em Midori-ku (Nagoia), Okazaki, Handa, Toyokawa, Hekinan, Kariya, Toyota, Gamagori, Tokoname, Tokai, Obu, Chita, Chiryu, Miyoshi, Agui-cho, Higashiura-cho e Mihama-cho.

As províncias de Aichi, Gifu, Nagano, Shizuoka, Mie, Fukui e Yamanashi tiveram tremores de 1 e 2 de intensidade.

Não há risco de tsunami em decorrência do terremoto.

Às 4h04 ocorreu um terremoto de magnitude 5,4 na Península de Nemuro (Hokkaido).

Terremotos ocorridos neste sábado: um forte em Hokkaido e 3 em Aichi

 

Fonte e imagens: JMA

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!