Brasil é o 4o. país do mundo em número de usuários da internet

O Brasil tem 120 milhões de pessoas conectadas à web e o Japão vem logo atrás, em 5o. lugar, com 118 milhões.

Ranking dos países com pessoas conectadas à internet mostram Brasil em quarto e Japão em quinto lugar (UNCTAD)

O Brasil fechou o ano de 2016 com população de  207,7 milhões de pessoas. Pouco mais da metade (59%) dela tem acesso à internet, colocando o país em quarto lugar no ranking dos países de usuários dessa grande rede.

Publicidade

O relatório foi divulgado na terça-feira (3) pelo relatório do UNCTAD, das Nações Unidas. Esse relatório é o resultado de uma pesquisa realizada entre 2012 a 2015, embasada nos dados dos Indicadores das Telecomunicações.

O país top no ranking é a China, com 705 milhões de usuários, seguido pela Índia, em segundo lugar, com 333 milhões. A terceira posição é dos Estados Unidos com 242 milhões de usuários de internet. De sexto ao décimo, vem a Rússia, Nigéria, Alemanha, México e Reino Unido.

O Japão, com população de 126,67 milhões de pessoas, segundo dados do governo, em setembro deste ano, é um mercado já quase saturado, apontou o relatório. Afinal, são 118 milhões de usuários, os quais comparados à população, presume-se que uma pequena parte dela não seja usuária.

Índices de pessoas usuárias da internet

No Japão, 92% das pessoas estão conectadas à grande rede, enquanto no Brasil pouco mais da metade. Nos demais países, o desempenho é alto, como 94% no Reino Unido, 90% na Alemanha, 76% nos Estados Unidos e 76% na Rússia.

O alto índice de usuários nesses países mostra que a eficiência da rede combinada com o poder aquisitivo da população facilita o acesso. 

Gráfico mostra os 10 países com maior número de pessoas conectadas à internet (divulgação)

Internet e a desigualdade no Brasil 

Nos centros urbanos 59% dos lares estão conectados, enquanto nas áreas rurais esse índice cai para 26%. O mesmo retrato aparece nas regiões, pois no sudeste 64% têm acesso, enquanto no nordeste o índice é de menos da metade, com 40%.

A desigualdade é visível quando se trata de situação econômica.

Segundo pesquisa do CGI-Br somente 29% das casas com renda de até um salário mínimo têm acesso. Enquanto nos lares com até 10 salários mínimos o índice sobe para 97%. Na classe A chega a 98% enquanto nas classes D e E esse índice cai para 23%.

Fontes e imagens: UNCTASD

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

191 pessoas no Japão morreram por excesso de trabalho

Publicado em 9 de outubro de 2017, em Sociedade

Segundo relatório do governo, no ano fiscal de 2016, 191 mortes por karoshi, ou excesso de trabalho, foram registradas no Japão.

Publicidade

De acordo com um relatório do governo, há uma urgente necessidade de encontrar maneiras para reduzir as horas excessivas de trabalho no Japão.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou na sexta-feira (6) seu livro branco anual sobre karoshi, ou morte por excesso de trabalho, incluindo suicídios.

Segundo o ministério, 191 casos de karoshi foram reportados no ano fiscal que terminou em março. O menor número anual nos últimos 15 anos foi de 169 e o maior foi de 224.

[Notícia relacionada] NHK reconhece que repórter morreu por excesso de trabalho

O livro branco diz que funcionários a tempo integral trabalharam uma média de 2.024 horas no ano passado. O total anual excedeu 2.000 horas por mais de duas décadas, com exceção para um ano.

Ainda, 7,7% da força de trabalho fez mais de 20 horas extras por semana. Pessoas que trabalharam 80 ou mais horas extras por mês estão excedendo o padrão estabelecido pelo governo para o karoshi.

Representantes do ministério disseram que muitos funcionários estão sentindo o estresse de longas horas de trabalho e que vão instruir as empresas a reduzirem as horas em uma tentativa de prevenir o karoshi e realizar uma sociedade onde os trabalhadores podem proteger a própria saúde.

Fonte: NHK
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!