Espanha expulsa embaixador da Coreia do Norte

Publicado em 19 de setembro de 2017, em Notícias do Mundo

Embaixador norte-coreano foi considerado ‘persona non grata’ e Espanha dá prazo até o fim deste mês para abandonar seu posto.

Neste Artigo:
&nbspEspanha expulsa embaixador da Coreia do Norte
Ministro explica porque expulsou o embaixador norte-coreano para a imprensa (El País)

Na segunda-feira (18), o Ministério das Relações Exteriores da Espanha anunciou ao embaixador da Coreia do Norte que abandone seu posto e deixe o país até o final deste mês. Foi considerado persona non grata. Segundo o jornal El País, o ministério espanhol tomou essa medida “porque considera que o regime de Kim Jong-un está descumprindo gravemente as resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, com suas contínuas provocações”.

Publicidade

O ministro Alfonso Dastis já advertiu reiteradamente o representante diplomático do governo norte-coreano que seguir adiante com os testes nucleares e balísticos teria consequências nas relações bilaterais. “Chegamos à conclusão que era necessário tomar este passo. Esses programas são uma séria ameaça para a paz e segurança internacionais”, declarou para a imprensa.

Espanha é o quarto país a expulsar

O embaixador norte-coreano Kim Hyok Chol deverá deixar o país antes de 30 de setembro. O governo espanhol já tinha anunciado a expulsão de um diplomata, reduzindo assim de 3 para 2 funcionários na embaixada.

Kwait, Peru e México já tomaram a atitude de expulsar o diplomata norte-coreano de seus países. México foi o primeiro a fazer isso, em 3 deste mês, seguido do Peru, em 12. Ambos os países deram 72 horas para os respectivos embaixadores deixarem o país.

Dia 17 deste mês, Kwait expulsou o embaixador norte-coreano, mais 4 diplomatas, dando-lhes um mês de prazo. Além disso, os contratos com funcionários locais devem ser cancelados.

Fontes: El País e Sputinik News
Foto: El País 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão