Brasil aprova uso de emergência de vacinas da Sinovac e AstraZeneca

A Anvisa aprovou no domingo (17) o uso de emergência de vacinas contra Covid-19 da Sinovac Biotech da China e da AstraZeneca do Reino Unido.

O governador de São Paulo João Doria aplaude a enfermeira Mônica Calazans, a primeira pessoa no Brasil a ser vacinada contra Covid-19 (NHK)

A agência reguladora brasileira Anvisa aprovou no domingo (17) o uso de emergência de vacinas contra Covid-19 da Sinovac Biotech da China e da AstraZeneca do Reino Unido, abrindo o caminho para imunizações enquanto a pandemia entra em sua segunda onda mortal.

Publicidade

Minutos após o conselho da Anvisa ter votado de forma unânime para aprovar ambas as vacinas, Mônica Calazans, uma enfermeira de 54 anos de São Paulo, se tornou a primeira pessoa a ser imunizada no país, recebendo a vacina chinesa conhecida como CoronaVac.

No Brasil, mais de 200 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19, o pior número fora dos EUA.

O governador de São Paulo, João Doria, que supervisiona o centro biomédico Butantan que tem parceria com a Sinovac no Brasil, disse que a decisão da Anvisa foi um triunfo para a ciência, visto que ele deu a luz verde para a primeira vacinação em seu estado.

“Uma vitória para a ciência. Uma vitória para a vida. Uma vitória para o Brasil”, tuitou Doria.

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse em uma coletiva de imprensa que a pressa para iniciar a vacinação imediatamente foi uma “manobra de marketing” ilegal e que o governo começaria a distribuição das vacinas aos estados na segunda-feira (18), com o plano de imunização a nível nacional iniciando na quarta-feira (20).

O Brasil poderia eventualmente vacinar 1 milhão de pessoas por dia, disse ele.

Acrescentando à urgência para vacinações, uma segunda onda do surto no Brasil está tendo um efeito de bola de neve enquanto o país confronta uma variante nova e potencialmente mais contagiosa do coronavírus que se originou no estado do Amazonas e levou o Reino Unido e a Itália a barrarem a entrada de brasileiros.

O Butantan, que deve estar preparado para suprir e finalizar doses de CoronaVac em sua linha de produção, planeja fornecer 46 milhões de doses da vacina de duas doses até abril, disse o instituto em uma declaração. Cerca de 6 milhões dessas estão prontas para uso.

O instituto Fiocruz ainda está aguardando um envio atrasado do ingrediente ativo na vacina da AstraZeneca para finalização em uma linha de produção no Rio de Janeiro.

Fonte: USN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Domingo: 5,7 mil novos casos

Publicado em 18 de janeiro de 2021, em Sociedade

Três províncias de Kanto, mais Hyogo, Fukuoka e Okinawa tiveram os maiores números de domingo. Em uma empreiteira mais de 50 infectados.

Imagem do CDC via Health Mil.

O total de pessoas com resultado positivo para o novo coronavírus foi de 5.759 no domingo (17), em 46 províncias e incluindo os 8 passageiros nos aeroportos. O cumulativo subiu para 330.413 pessoas infectadas.

Publicidade

Quioto teve 154, o maior até então. Okinawa teve uma explosão no final de semana, com 130 e 89, no sábado e domingo, respectivamente. Outra província com número preocupante é Kumamoto, com 40.

Tóquio registrou 1.1592 e foram 795 em Kanagawa, 433 em Saitama e 428 em Chiba, os mais elevados no domingo até então nas 3 últimas. Foram 54 tanto em Gunma quanto em Tochigi e 89 em Ibaraki.

Infográfico de domingo (NHK)

Em Osaka foram 464 e em Hyogo 154, o mais elevado de todos os domingos. Em uma empreiteira de Hyogo foi confirmado um cluster de infecção e até domingo somam 54 trabalhadores infectados.

Na região Tokai foram 67 em Shizuoka, 26 em Mie, 52 em Gifu e 218 em Aichi, sendo 83 em Nagoia. 

Em Nagano foram 52 novos casos, 16 em Ishikawa, 34 em Okayama e 300 em Fukuoka. 

Aumento de enfermos graves

O número de óbitos foi de 49, sendo 6 em Aichi, 5 em Tóquio, 4 em Hokkaido, em Chiba, em Saitama e em Fukuoka, entre outras. O total de mortes aumentou para 4.524.

O número de pacientes gravemente enfermos continua aumentando e chegou a 972 dentre os 73.677 em tratamento. 

Até domingo são 252.212 pessoas recuperadas.

Na quinta-feira (14) foram realizados 41.673 testes PCR.

Em amarelo os números diários de novos casos (News Digest)

Fontes: News Digest, NHK, KTV, Nagoya TV e Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!