Hospitais nikkeis do Brasil servem comida japonesa

Os seis hospitais nipo-brasileiros do Brasil criaram um livro de receitas de ‘washoku’, o que significa comida japonesa.

Nutricionista Solange Leal Garcia ladeada das cozinheiras, mostra a comida japonesa de um hospital nikkei, em São Paulo (Sankei)

Seis entidades nikkeis que administram os hospitais nipo-brasileiros tiveram uma iniciativa que chama à atenção, de servir washoku – comida japonesa – para os internados.

Publicidade

No país onde se tem a maior comunidade nipônica do mundo, os 6 hospitais de São Paulo elaboraram receitas nos dois idiomas. Em breve serão divulgadas na internet para que o público aprenda a prepará-las.

“Quero usar a saudável comida japonesa para promover a saúde do povo brasileiro e prevenir as doenças”, declarou o médico japonês Koshiro Nishikuni, 60, do Hospital Santa Cruz, sediado na capital paulista.

O gatilho para a criação da coleção de receitas foi a cooperação entre hospitais nipo-brasileiros promovido pela JICA-Agência de Cooperação Internacional do Japão. 

Quase não havia cooperação entre os 6 hospitais administrados pelas entidades nikkeis, mas com o chamado da JICA, foi criado um conselho com o objetivo de melhorar os serviços médicos. Assim, desde 2018 as equipes se reúnem uma vez ao ano. 

“A comida japonesa realça a o sabor de cada um dos alimentos – umami – e tem equilíbrio nutricional. É um dos segredos da longevidade do povo japonês”, destaca o dr. Nishikuni.

Ele propôs a criação de receitas e elaboração dos pratos japoneses, o que foi aceito pelos hospitais. Então, o cardápio de comida japonesa está sendo implementado para os pacientes hospitalizados que sofrem de doenças do estilo de vida, como obesidade, diabetes e hipertensão.

No Brasil existem muitos pratos que levam muito sal refinado, o que contribui para o desenvolvimento de doenças. Para o médico, melhorar a alimentação é uma questão nacional. 

Fonte: Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Três menores presos por terem provocado explosão e incêndio

Publicado em 28 de outubro de 2020, em Crime

Eles estavam fazendo uma brincadeira com gás, usando cartuchos, quando um deles acendeu o cigarro ocorreu uma explosão e incendiou 2 apartamentos.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!