Brasil restringe entrada por via aérea de estrangeiros da Europa e Ásia

A medida restringe por 30 dias a entrada por via aérea de estrangeiros oriundos da Europa, Ásia e Oceania, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo (PM)

Na quinta-feira (19) o governo federal publicou portaria que restringe a entrada de estrangeiros no Brasil oriundos de países da Europa, Ásia e Oceania, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Publicidade

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Considera-se a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19).

A medida restringe por 30 dias a entrada por via aérea de estrangeiros provenientes da República Popular da China, membros da União Europeia, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, comunidade da Austrália, Japão, Federação da Malásia e República da Coreia.

A restrição de que trata esta portaria decorre de recomendação técnica e fundamentada da Anvisa por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus SARS-CoV-2.

A quem a restrição não se aplica

A restrição de entrada não se aplica a brasileiro, nato ou naturalizado, imigrante com prévia autorização de residência em território brasileiro, profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado, funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro, estrangeiro que se enquadre na hipótese de reunião familiar com cidadão brasileiro nato ou naturalizado que se encontre em território nacional, estrangeiro cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo Governo brasileiro em vista do interesse público, estrangeiro portador de Registro Migratório Nacional ou transporte de cargas.

O descumprimento das medidas disciplinadas nesta portaria implicará em responsabilização civil, administrativa e penal do agente infrator, repatriação ou deportação imediata do agente infrator, e inabilitação de pedido de refúgio.

Esta portaria entra em vigor em 23 de março de 2020.


PORTARIA Nº 126, DE 19 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a restrição excepcional e temporária de entrada no País de estrangeiros oriundos dos países que relaciona, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

OS MINISTROS DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, DA INFRAESTRUTURA E DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhes conferem o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição, e os art. 3º, art. 37 e art. 47 da Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, e tendo em vista o disposto no art. 3º, caput, inciso VI, da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e

Considerando a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo coronavírus SARS-CoV-2 ( covid-19 );

Considerando que é princípio da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, previsto no VI do caput do art. 4º da Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, a eficiência na prevenção e na redução de riscos em situações de emergência que possam afetar a vida das pessoas;

Considerando a necessidade de dar efetividade às medidas de saúde para resposta à pandemia da covid-19 previstas na Portaria nº 356/GM/MS, de 11 de março de 2020, do Ministério da Saúde; e

Considerando a Nota Técnica nº 27/2020/SEI/GIMTV/GGPAF/DIRES/ANVISA, de 18 de março de 2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, com recomendação de restrição excepcional e temporária de entrada no País, resolvem:

Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre a restrição excepcional e temporária de entrada de estrangeiros no País, conforme o disposto no inciso VI do caput do art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

Art. 2º Fica restringida, pelo prazo de trinta dias, a entrada no País, por via aérea, de estrangeiros provenientes dos seguintes países:

I – República Popular da China;

II – Membros da União Europeia;

III – Islândia, Noruega, Suiça, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte;

IV – Comunidade da Austrália;

VI – Japão;

VII – Federação da Malásia; e

VIII – República da Coréia.

Art. 3º A restrição de que trata esta Portaria decorre de recomendação técnica e fundamentada da Anvisa por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus SARS-CoV-2.

Art. 4º A restrição de entrada no país não se aplica ao:

I – brasileiro, nato ou naturalizado;

II – imigrante com prévia autorização de residência em território brasileiro;

III – profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado;

IV – funcionário estrangeiro acreditado junto ao Governo brasileiro.

V – estrangeiro que se enquadre na hipótese de reunião familiar com cidadão brasileiro nato ou naturalizado que se encontre em território nacional;

VI – estrangeiro cujo ingresso seja autorizado especificamente pelo Governo brasileiro em vista do interesse público;

VII – estrangeiro portador de Registro Migratório Nacional; ou

VIII – transporte de cargas;

Art. 6º O descumprimento das medidas disciplinadas nesta Portaria implicará em:

I – responsabilização civil, administrativa e penal do agente infrator;

II – repatriação ou deportação imediata do agente infrator; e

III – inabilitação de pedido de refúgio.

Art. 7º As hipóteses previstas nos incisos V, VI e VII do art. 4º ficam estendidas ao rol de exceção previsto no art. 4.º da Portaria nº 125, de 19 de março de 2020..

Art. 8º Esta Portaria entra em vigor em 23 de março de 2020.

WALTER SOUZA BRAGA NETTO

SÉRGIO MORO

TARCISIO GOMES DE FREITAS

LUIZ HENRIQUE MANDETTA

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Não quer ir ao restaurante? Hamazushi com donburi takeout a ¥500

Publicado em 20 de março de 2020, em Lançamentos

A rede de casas de sushi Hamazushi está com uma promoção de donburis a ¥500, já com imposto, somente para levar para casa.

Donburis para levar para casa (BGM)

Adora sushi mas não quer ir para o restaurante, sem problema. A rede Hamazushi criou 4 donburis – tigela de arroz com peixes frescos – exclusivamente para takeout ou seja, para levar para casa ou viagem.

Publicidade

Fez isso porque a população está com receio de sair, preferindo comer em casa. O preço é atrativo pois custa 500 ienes, já com imposto. 

São 4 donburis, sendo 2 de atum, um de salmão e outro de costela.  

Confira com a explicação abaixo (BGM)

  1. 寿司屋のまぐろ丼 (sushiya no maguro don): atum combinado com bincho, um outro tipo, usando a parte mais gordurosa, o toro
  2. 寿司屋のまぐろサーモン丼 (sushiya no maguro salmon don): combinação de atum e salmão 
  3. 寿司屋のサーモン丼 (sushiya no salmon don): combinação do salmão e uma parte gordurosa, o toro
  4. 寿司屋の牛カルビ丼 (sushiya no gyu kalbi don): costela bovina assada sobre o arroz

Essa campanha começa na sexta-feira (20) em todas as 513 lojas do país por tempo limitado. Por isso, se gosta de donburi, corra! A rede avisa que depois de comprado recomenda-se consumir no máximo em 2 horas.

Bom apetite!

Fontes: divulgação e BG Mania 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!