‘Nuvem de rolo’ surpreende banhistas em praia no Rio de Janeiro

A formação incomum amedrontou os banhistas que saíram correndo da praia sem saber o que a condição tempestuosa poderia trazer.

As imagens do fenômeno raro foram feitas por Jorge Ricardo, que estava passando o dia na praia de São Conrado com seu filho (Facebook Jornal Fala da Roça)

Banhistas ficaram em pânico quando uma formação bizarra que “parecia um tornado horizontal” apareceu no céu quando eles estavam tomando banho de sol em uma praia no Rio de Janeiro no domingo (1º).

Publicidade

A formação incomum amedrontou os banhistas que saíram correndo da praia sem saber o que a condição tempestuosa poderia trazer.

Sônia Mentes, que tem um quiosque na famosa calçada da praia, disse à mídia local que seus clientes correram para seus carros com medo de um “sinistro sinal do clima”.

“A formação ficou no céu por cerca de 5 minutos”.

“Tudo parou enquanto as pessoas assistiam ao fenômeno se desenvolver e “a nuvem” encaracolar”.

“Parecia uma toalha enrolada, como um tornado horizontal. Foi um evento natural muito interessante”.

“Dois clientes correram para seus carros porque estavam com medo que a formação estivesse trazendo algum tipo de sinal sinistro do clima o qual ameaçou se transformar em uma grande tempestade”.

“A nuvem se estendeu de uma extremidade à outra da praia e era tão grande quanto o comprimento todo dela”, enfatizou Sônia.

Enquanto outros procuravam abrigo, Jorge Ricardo, que estava passando o dia na praia de São Conrado com seu filho, ficou fascinado e filmou a visão apocalíptica.

Jorge, de 43 anos, morador da Rocinha, a maior favela do Rio disse que começou a chover por volta das 16h e então um arco-íris apareceu no céu.

“De repente, essa nuvem rolo imensa apareceu não sei de onde e deixou todo mundo chocado”.

“O formato estranho parecia começar da Pedra da Gávea e a impressão era de que estava sendo puxado como um cinto na direção do Morro dos Dois Irmãos”.

“Quando começou a ficar mais grossa, mais densa e mais escura ela atraiu a atenção de todos e algumas pessoas ficaram preocupadas e saíram correndo da praia”.

“Eu tinha só 10 por cento de bateria no meu telefone então gravei uma única cena para tentar capturar a extensão da visão incomum”.

“Compartilhei a imagem no nosso grupo privado da mídia social e as pessoas ficaram tão fascinadas com a formação que as imagens viralizaram rapidamente”.

O meteorologista João Caetano da Universidade Federal do Rio de Janeiro disse ao FocusOn News que esse fenômeno volumoso é chamado de nuvem rolo ou nuvem glória da manhã. Ela pode aparecer logo pela manhã ou tarde da noite.

“A formação não dura muito tempo. Embora seja massiva ela desaparece logo. Acreditamos que a magnitude da nuvem nessa ocasião era de cerca de 1.000Km de extensão e 1 a 2Km de largura”, disse João.

A especialista em clima, Josélia Pegorim, que trabalha para a agência climática Climatempo disse que essa nuvem contínua é considerada um evento raro e pode chegar a velocidade de até 59Km/h causando rajadas de vento.

“A nuvem rolo é associada a frentes frias e pode ser formada a partir de uma combinação de ventos soprando em direções opostas no topo e tem base sobre uma ampla área dado o formato do rolo”.

“Às vezes as pessoas ficam assustadas porque não estão acostumadas com a aparência”.

Fonte: Daily Mail

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Comitê olímpico analisa neve artificial como medida contra calor

Publicado em 5 de setembro de 2019, em Sociedade

Como carta na manga contra o calor e risco de hipertermia o comitê irá realizar um teste com neve artificial, em Tóquio.

Arquibancada do Sea Forest Waterway, onde será realizado o teste (Asahi)

O Comitê dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 anunciou na quarta-feira (4) que está considerando a introdução de chuva de neve artificial como parte das medidas contra o calor. 

Publicidade

O teste será realizado no Sea Forest Waterway, em Tóquio, um dos locais para as provas, as de regatas, onde será realizado um torneio entre os dias 12 a 15. No dia 13 será realizado o teste, cujo resultado será analisado pelo comitê. 

Até então nunca foi utilizada essa técnica em eventos esportivos, somente em um de festival de música. O comitê considerou que somente a distribuição de leques japoneses (uchiwa) e a instalação de ventiladores gigantes pode não ser suficiente.

No Sea Forest Waterway há cerca de 2 mil cadeiras na arquibancada, sendo que a metade não tem cobertura. Para o dia do teste está sendo providenciada 1 tonelada de gelo para a produção da neve artificial na área não coberta, como uma das medidas contra hipertermia.

Fontes: Asahi e Nikkei  

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!