Governo do Amazonas confirma 42 novas mortes em presídios; total chega a 57

As mortes ocorrem um dia após 15 detentos do Compaj terem sido assassinados. Ao todo, o número de mortos no sistema prisional chega a 57.

Parentes de detentos bloqueiam entrada de um presídio em Manaus (AM) – Reuters/Sandro Pereira)

O governo do Amazonas informou que foram encontrados, na segunda-feira (27), 42 detentos mortos.

Publicidade

De acordo com a secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), as mortes ocorreram no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM 1), no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), todos localizados em Manaus (AM). Os corpos apresentavam indícios de morte por asfixia.

As mortes ocorrem um dia após 15 detentos do Compaj terem sido assassinados. Ao todo, o número de mortos no sistema prisional chega a 57.

Por meio de nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que enviará uma Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para atuar no complexo penitenciário.

Segundo o comunicado da pasta, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) aguarda a formalização do pedido, mas já está tomando as providências para o deslocamento da equipe. O governo do Amazonas informou que já oficializou a solicitação de atuação de uma equipe de intervenção prisional para o estado.

Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Agência Brasil/Marcelo Camargo)

Mortes
Em nota divulgada no domingo (26), a Seap informou que as mortes ocorreram durante uma “briga entre presos” dos pavilhões 3 e 5, e que, após o acionamento do Batalhão de Choque da Polícia Militar, a situação no Compaj estava sob controle. Nenhuma fuga foi registrada e nenhum agente penitenciário foi ferido durante o tumulto de domingo. A briga começou durante o horário de visitação.

Segundo governo do estado, a Seap iniciou investigações para identificar os responsáveis pela ocorrência de domingo. As mesmas medidas serão tomadas em relação às mortes registradas na segunda-feira. Os resultados destas apurações serão encaminhados à Justiça. A secretaria também vai adotar medidas disciplinares nos presídios, a exemplo do que fez no Compaj.

O Ministério da Justiça informou que alguns presos serão transferidos para penitenciárias federais.

Via Agência Brasil

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte calor no Japão causou a morte de mais pessoas

Publicado em 28 de maio de 2019, em Tempo

O tempo quente atípico continuou cobrindo o Japão na segunda-feira (27), mas ele está diminuindo com a chegada de uma massa de ar úmido.

Mais mortes por causa do calor atípico (ilustrativa/banco de imagens)

Três mulheres morreram e cerca de 10 estudantes foram levados a hospitais por causa de sintomas de hipertermia, enquanto o tempo quente atípico continuava cobrindo o Japão na segunda-feira (27), disseram autoridades.

Publicidade

Os termômetros marcaram 30ºC pelo quarto dia consecutivo em Tóquio, um novo recorde para maio, informou a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ.

Uma mulher de 42 anos que foi encontrada inconsciente no banco do motorista de um carro estacionado na área de um supermercado em Mito (Ibaraki) teve a morte confirmada posteriormente, enquanto uma idosa de 88 anos foi encontrada morta em Hanyu (Saitama) no campo que ela cuidava, de acordo com os governos locais.

Uma idosa de aproximadamente 90 anos também foi encontrada morta em um campo na cidade de Oshu (Iwate) e as autoridades suspeitam de hipertermia.

Em Machida, oeste de Tóquio, 24 estudantes do ginásio se queixaram de mal-estar enquanto praticavam esportes. Cerca de 10 deles foram levados ao hospital, mas a condição de saúde de nenhum era grave, disseram a polícia e outras fontes.

Dentre 926 pontos de monitoramento no país, cerca de 400 registraram temperaturas acima dos 30ºC, disse a AMJ. A cidade de Kumagaya (Saitama) marcou 36,2ºC, enquanto Isesaki (Gunma) registrou 36ºC.

O calor deve diminuir gradualmente no oeste do Japão nesta terça-feira com a chegada de uma massa de ar úmido, frisou.

As temperaturas também subiram na província de Hokkaido, com a cidade de Obihiro marcando 35,8ºC. Saroma registrou 32,6ºC, após marcar 39,5ºC no domingo (26), uma temperatura máxima histórica para maio no país.

A Hokkaido Railway cancelou mais de 100 serviços de trem na segunda-feira devido ao risco de distorção dos trilhos por causa do calor.

Fonte: Japan Today, Kyodo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!