Brasileiros vão às urnas escolher futuro presidente

Neste domingo, além do presidente da República, serão escolhidos os governadores de 13 estados e do Distrito Federal, bem como os prefeitos de 19 cidades.

Estão aptos a votar 147.306.275 eleitores residentes no país e no exterior (imagem ilustrativa/ Wikimedia- Senado Federal)

Divididos entre bolsonaristas e petistas, os brasileiros estão indo às urnas neste domingo (28) para escolher o presidente da República que assumirá o comando da nação a partir de 1º de janeiro de 2019.

Publicidade

Estão aptos a votar 147.306.275 eleitores residentes no país e no exterior. Desse total, 77.339.897 são mulheres (52,5%) e 69.902.977 são homens (47,45%).

Neste ano, 6.280 eleitores solicitaram a inclusão do nome social no título e no caderno de votação. O nome social é a identificação declarada por transexuais e travestis, opção reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em março deste ano.

A realização do segundo turno de votação mobiliza cerca de 2 milhões de pessoas.

Esse contingente inclui 15,4 mil servidores da Justiça Eleitoral, 2.645 juízes eleitorais, 378 desembargadores (incluindo os substitutos) e de 14 ministros do TSE (incluindo os substitutos). Estarão à disposição da Justiça Eleitoral, no Brasil e no exterior, 1.817.996 mesários.

Esse grupo será responsável por 454.499 seções eleitorais instaladas em 93.589 locais de votação no território nacional e no exterior. Neste ano, 500.727 brasileiros residentes no exterior poderão votar.

São 211 locais de votação em 171 cidades de diferentes países, como Estados Unidos, Japão, Portugal e Inglaterra. Foram enviadas para o exterior 744 urnas (680 eletrônicas e 64 de lona).

Neste domingo, além do presidente da República, serão escolhidos os governadores de 13 estados e do Distrito Federal, bem como os prefeitos de 19 cidades. No total, são 556.628 urnas eletrônicas disponíveis no segundo turno, programadas para os três tipos de votação.

As urnas são preparadas para atender pessoas com deficiência visual: têm o sistema braille e a identificação da tecla número cinco. Além disso, os tribunais regionais eleitorais disponibilizam fones de ouvido para atender o eleitor cego ou com deficiência visual. Foram adaptadas 45.621 seções para receber 940.630 eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida.

Biometria

Segundo o TSE, 73.692.125 eleitores votam com biometria, nos 4.326 municípios equipados com o sistema.

Em nove estados – Amapá, Alagoas, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins – e no Distrito Federal, todos os eleitores votam com identificação por impressão digital.

A meta do TSE é identificar todo o eleitorado brasileiro pela biometria até 2022.

Tropas federais

O TSE aprovou o envio de tropas federais para 356 localidades do Acre, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.

No primeiro turno, as forças militares atuaram em 513 municípios dos mesmos estados.

Conforme a legislação eleitoral, a atuação das forças federais visa garantir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.

Fonte: Agência Brasil
Imagem: Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incêndio em fábrica de peças para brinquedos mata 2 funcionários

Publicado em 28 de outubro de 2018, em Sociedade

Fogo destrói indústria de peças para brinquedos, onde foram encontrados 2 corpos, em Kanagawa.

Dois corpos foram encontrados no local de trabalho incendiado (NNN)

Por volta de 15h20 de sábado (27) ocorreu um incêndio em uma fábrica de peças para brinquedos, na cidade de Chigasaki (Kanagawa). Os bombeiros receberam a informação através de um transeunte que viu as chamas.

Publicidade

O fogo foi extinto em cerca de 2 horas, mas foram encontrados 2 corpos no segundo pavimento. A edificação de dois andares foi totalmente perdida.

De acordo com informações da polícia, a fábrica funcionava no segundo piso e o depósito no primeiro. Sábado era dia de expediente. Como não se consegue contato com 2 dos funcionários, uma mulher e seu irmão mais novo, na faixa dos 70 anos, a polícia se apressa para identificar os corpos.

Também investiga a causa do incêndio.

Fontes: Asahi, NNN e JNN 
Foto: NNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!