Prisão do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro vira notícia internacional

Carlos Nuzman é preso por compra de votos para que Rio de Janeiro fosse sede das Olimpíadas 2016, e vira notícia em mídias internacionais.

A Polícia Federal prendeu no dia 5 o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Nuzman, de 75 anos. O diligente cumpria a função de presidente do COB desde 1995. Nuzman é acusado de compra de votos para a escolha da cidade Rio como sede das Olimpíadas de 2016.

Publicidade

As autoridades anunciaram que Nuzman havia intermediado um caso de suborno e compra de votos equivalente a US$2 milhões. Antes da reunião geral do Comitê Olímpico Internacional (COI) de 2009, em que foram decididos os convites ao Rio, empresários influentes do Brasil depositaram US$2 milhões nas contas pessoal e da empresa do filho de Leonardo Gryner, senegalês, que ocupa uma das cadeiras do COI e possui direito de voto.

A Polícia Federal prendeu Nuzman e Gryner por suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As autoridades descobriram e-mails trocados entre eles sobre a compra dos votos, e com as investigações posteriores, a suspeita era sólida o suficiente para que fossem presos no dia 5.

Segundo o Ministério Público, a prisão temporária (5 dias) foi emitida após Nuzman tentar ocultar seus bens no mês passado, após a polícia ter cumprido um mandado de busca em sua casa. Nuzman teria tentado ocultar dinheiro em espécie e 16 barras de ouro, todos em cofre na Suíça.

O advogado de Nuzman negou as suspeitas e declarou que ele é inocente.

Repercussão internacional

O caso foi destacado em diversas mídias internacionais. O noticiário da NHK, no Japão, publicou a notícia com o título: “Preso Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro por suposta participação em compras de votos para o Rio”, em tradução livre.

O jornal britânico The Guardian anunciou sua prisão como parte das investigações da operação “Unfair Play” (Jogo sujo, em português), uma vertente do Lava Jato. A BBC News, o diário esportivo As e o Channel NewsAsia também publicaram a notícia da prisão de Nuzman.

Fonte: NHK News e Globo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ataque nuclear da Coreia do Norte contra Seul e Tóquio poderia matar 2,1 milhões

Publicado em 6 de outubro de 2017, em Ásia

Um hipotético ataque nuclear contra Seul e Tóquio poderia tirar a vida de milhões de pessoas, segundo análise do site 38 North.

Pessoas circulam na rua comercial do Mercado Namdaemun, em Seul

Enquanto o presidente dos Estados Unidos ameaça destruir a Coreia do Norte, mesmo alguns de seus assessores mais próximos têm alertado sobre os efeitos potencialmente desastrosos de uma guerra. Uma nova pesquisa publicada no site 38 North aponta para o quão catastrófico o impacto poderia ser nos vizinhos do regime.

Publicidade

Se Kim Jong-un fosse lançar um ataque nuclear contra as cidades de Seul e Tóquio – ambas na distância de alcance de suas armas – cerca de 2,1 milhões de pessoas poderiam morrer e outras 7,7 milhões poderiam ficar feridas, de acordo com o relatório do 38 North.

A análise feita por Michael J. Zagurek, um consultor especializado em base de dados e modelos computacionais, é fundamentada na atual estimada tecnologia de armas e potência de bomba da Coreia do Norte. Zagurek pressupõe que Kim tenha um arsenal referência de 20 a 25 ogivas e a capacidade de colocá-las em mísseis balísticos.

Temores de conflito nuclear no norte da Ásia têm aumentado

Preocupações sobre um conflito nuclear no norte da Ásia têm aumentado enquanto Kim acelera seu programa para adquirir armas capazes de atingir os Estados Unidos e enquanto Trump faz ameaças de ação militar preventiva. Ainda que a chance de um ataque direto aos aliados dos EUA, o Japão e a Coreia do Sul, continue pequena, Zagurek disse que a história foi repleta de erros de cálculo por “atores racionais” durante situações de crise.

O ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte disse no mês passado que os possíveis próximos passos do regime incluem testar uma bomba de hidrogênio sobre o Oceano Pacífico.

Ogivas de 108 a 205 kilotons

As ogivas mais antigas da Coreia do Norte têm potência na faixa de 15 a 25 kilotons, quase equivalente à das bombas que devastaram as províncias de Hiroshima e Nagasaki em 1945. As estimativas de fatalidade aumentam de forma significativa se a Coreia do Norte fosse capaz de atacar usando bombas similares àquela testada no dia 3 de setembro, que tinha uma potência de provavelmente 108 a 205 kilotons, disse Zagurek.

O site 38 North

O 38 North é um site devotado à análise sobre a Coreia do Norte. É um programa do Instituto Estados Unidos-Coreia da Escola Paul H. Nitze de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins, e é administrado pelo ex-oficial do Departamento de Estado dos EUA, Joel S. Wit, e pela diretora-assistente do instituto, Jenny Town.

O 38 North usa imagens comerciais de satélite de principais áreas de interesse na Coreia do Norte, fornecendo suas análises com a oportunidade de descobrir os desenvolvimentos dentro do país.

Fonte: Business Insider, 38 North
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!