Complicação por fungo raro afeta pacientes de Covid-19 na Índia

Publicado em 12 de maio de 2021, em Ásia

A infecção rara chamada de mucormicose ou fungo negro que está afetando pacientes de covid é amplamenfe relacionada a diabetes.

Neste Artigo:
&nbspComplicação por fungo raro afeta pacientes de Covid-19 na Índia
A mucormicose, ou fungo negro, é amplamente relacionada à diabetes (ilustrativa/banco de imagens)

O governo da Índia pediu a médicos que prestassem atenção a sinais de mucormicose ou “fungo negro” em pacientes de Covid-19, visto que hospitais reportam um aumento nos casos da infecção rara, mas potencialmente fatal.

Publicidade

O estatal Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) disse no último fim de semana que médicos cuidando de pacientes de Covid-19, diabéticos e aqueles com sistemas imunes comprometidos, deveriam observar sintomas iniciais incluindo dor nos seios nasais ou bloqueio nasal em um lado do rosto, dor de cabeça de um lado só, inchaço ou dormência, dor de dente e dentes moles.

A doença, que pode levar ao escurecimento ou descoloração do nariz, visão embaçada ou dupla, dor no peito, dificuldades para respirar e tosse com sangue, é fortemente ligada a diabetes, a qual pode em troca ser exacerbada por esteroides como o dexametasona, usado para tratar Covid-19 grave.

“Houve casos reportados em vários outros países, incluindo Reino Unido, EUA, França, Austrália, Brasil e México, mas o volume é bem maior na Índia”, disse David Denning, professor da Universidade de Manchester e especialista no Fundo de Ação Global para Infecções por Fungus (GAFFI).

A Índia não publicou dados nacionais sobre mucormicose, mas disse que não há um grande surto.

Aparna Mukherjee, cientista no ICMR, disse que “não é algo para entrar em pânico, mas é preciso estar ciente quando for se consultar”.

Arunaloke Chakrabarti, chefe do Centro de Pesquisa Avançada em Micologia Médica na cidade indiana de Chandigarh e conselheiro no GAFFI, disse que mesmo antes da Covid-19, a mucormicose era mais comum na Índia do que na maioria dos países, “em parte devido aos milhões que têm diabetes”,

Ele disse que casos graves podem necessitar de terapia antifúngica específica e várias operações.

Fonte: News Yahoo


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão