Coronavírus relacionados ao SARS-Cov-2 podem estar circulando em morcegos na Ásia

O SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, surgiu em um animal, provavelmente em um morcego, antes de se espalhar para os humanos.

Morcegos-de-ferradura pequenos em caverna (banco de imagens)

Coronavírus relacionados ao SARS-Cov-2 podem estar circulando em morcegos por muitas partes da Ásia.

Publicidade

Eles descobriram um vírus que é próximo àquele que causa a Covid-19 em morcegos em um santuário de vida selvagem no leste da Tailândia.

E eles preveem que coronavírus similares podem estar presentes em morcegos por muitas nações asiáticas e regiões.

A descoberta se estende à área onde vírus relacionados foram encontrados a uma distância de 4,8 mil quilômetros. E isso oferece pistas sobre como a Covid-19 surgiu.

Os pesquisadores disseram que a amostragem era limitada, mas eles estavam confiantes que coronavírus “com alto grau de relação com o SARS-CoV-2 estão amplamente presentes em morcegos por muitas nações e regiões na Ásia”.

As áreas incluem Japão, China e Tailândia, disseram os pesquisadores em um relatório publicado na Nature Communications.

Estudos passados sugeriram que o SARS-CoV-2 surgiu em um animal, provavelmente em um morcego, antes de se espalhar para os humanos.

As origens precisas do vírus são desconhecidas e vêm sendo investigadas por uma equipe encomendada pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

Na mais recente pesquisa, uma equipe liderada por Lin-Fa Wang da Escola Médica Duke-NUS em Singapura detectou um parente próximo da SARS-CoV-2 em morcegos-de-ferradura pequenos em uma caverna artificial em um santuário de vida selvagem na Tailândia.

O vírus, nomeado RacCS203, é próximo ao código genético do SARS-CoV-2 (com 91,5% de similaridade em seus genomas).

Ele também é intimamente ligado a um outro coronavírus – chamado RmYN02 – que é encontrado em morcegos em Yunnan, na China (com 93,6% de similaridade ao genoma do SARS-CoV2).

Uma grande preocupação é a habilidade de coronavírus se moverem entre diferentes mamíferos, por exemplo gatos, cães e visons.

Ao se mover entre espécies, o vírus pode sofrer mutação e evoluir para um novo patógeno, que poderia explicar como a Covid-19 surgiu.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Caçador é atacado por javali e morre

Publicado em 12 de fevereiro de 2021, em Sociedade

Idoso sofreu um ataque de javali, e foi arrastado por 100 metros até cair em aqueduto em Hyogo.

Imagem Ilustrativa

Por volta das 8h de sexta-feira (12), Fumio Umemoto, 79, residente em Awaji (Hyogo), foi atacado por javali em uma floresta de Sumoto, cidade vizinha.

Publicidade

Um amigo que estava caçando javalis junto com Umemoto fez uma ligação de emergência para os bombeiros. Umemoto foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo a Delegacia de Sumoto, ele havia se aproximado do javali que caiu em uma armadilha para o abater. Contudo, um dos fios da armadilha se desprendeu e o javali escapou e avançou contra Umemoto, que foi arrastado por 100 metros e caiu em aqueduto com 1 metro de profundidade.

O javali, com 1 metro de tamanho, fugiu para as montanhas.

Umemoto não portava um rifle de caça, e a polícia investiga mais detalhes e está patrulhando pelas redondezas para alertar os cidadãos.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!