Coronavírus relacionados ao SARS-Cov-2 podem estar circulando em morcegos na Ásia

Publicado em 12 de fevereiro de 2021, em Ásia

O SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, surgiu em um animal, provavelmente em um morcego, antes de se espalhar para os humanos.

Neste Artigo:
&nbspCoronavírus relacionados ao SARS-Cov-2 podem estar circulando em morcegos na Ásia
Morcegos-de-ferradura pequenos em caverna (banco de imagens)

Coronavírus relacionados ao SARS-Cov-2 podem estar circulando em morcegos por muitas partes da Ásia.

Publicidade

Eles descobriram um vírus que é próximo àquele que causa a Covid-19 em morcegos em um santuário de vida selvagem no leste da Tailândia.

E eles preveem que coronavírus similares podem estar presentes em morcegos por muitas nações asiáticas e regiões.

A descoberta se estende à área onde vírus relacionados foram encontrados a uma distância de 4,8 mil quilômetros. E isso oferece pistas sobre como a Covid-19 surgiu.

Os pesquisadores disseram que a amostragem era limitada, mas eles estavam confiantes que coronavírus “com alto grau de relação com o SARS-CoV-2 estão amplamente presentes em morcegos por muitas nações e regiões na Ásia”.

As áreas incluem Japão, China e Tailândia, disseram os pesquisadores em um relatório publicado na Nature Communications.

Estudos passados sugeriram que o SARS-CoV-2 surgiu em um animal, provavelmente em um morcego, antes de se espalhar para os humanos.

As origens precisas do vírus são desconhecidas e vêm sendo investigadas por uma equipe encomendada pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

Na mais recente pesquisa, uma equipe liderada por Lin-Fa Wang da Escola Médica Duke-NUS em Singapura detectou um parente próximo da SARS-CoV-2 em morcegos-de-ferradura pequenos em uma caverna artificial em um santuário de vida selvagem na Tailândia.

O vírus, nomeado RacCS203, é próximo ao código genético do SARS-CoV-2 (com 91,5% de similaridade em seus genomas).

Ele também é intimamente ligado a um outro coronavírus – chamado RmYN02 – que é encontrado em morcegos em Yunnan, na China (com 93,6% de similaridade ao genoma do SARS-CoV2).

Uma grande preocupação é a habilidade de coronavírus se moverem entre diferentes mamíferos, por exemplo gatos, cães e visons.

Ao se mover entre espécies, o vírus pode sofrer mutação e evoluir para um novo patógeno, que poderia explicar como a Covid-19 surgiu.

Fonte: BBC


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão