Vietnã é agora o maior fornecedor de café do Japão

As importações dos grãos robusta, usados para fazer café instantâneo, aumentaram com mais pessoas trabalhando home offfice em meio à pandemia.

Agricultora colhendo café em fazenda no Vietnã (ilustrativa/banco de imagens PM)

Com mais pessoas trabalhando de casa durante a pandemia de Covid-19, o consumo de café instantâneo está aumentando no Japão enquanto o de grãos de infusão, que são caros, se mantém lento.

Publicidade

Isso, em troca, está aumentando a demanda por grãos de café robusta, que são principalmente usados para fazer café instantâneo. As vendas de grãos arábica de maior qualidade, favoritos de cafeterias, diminuíram.

A tendência tornou o Vietnã, o maior produtor de café robusta, o principal fornecedor de grãos de café do Japão e colocou o Brasil em segundo lugar.

A pandemia mudou radicalmente o consumo de café para casa. Enquanto os preços de ambas as variedades começaram a aumentar no início do verão quando a propagação do coronavírus diminuiu, eles mudaram posteriormente.

O estado de emergência do Japão, declarado em abril, fechou cafés e restaurantes em todo o país, forçando a Starbucks, por exemplo, a suspender as operações em cerca de mil estabelecimentos. Os fechamentos jogaram um balde de água fria sobre a demanda por grãos arábica.

Dessas duas variedades mais populares de grãos de café, a arábica é amplamente considerada superior pelo seu aroma, sabor e qualidade em geral. Ela é usada pela maioria dos cafés e restaurantes.

Em contraste, a demanda pela robusta, uma variedade mais barata e amarga usada em produtos de café instantâneo, tem estado forte enquanto as restrições de Covid-19 mantêm as pessoas em casa.

A demanda por café instantâneo disparou, de acordo com a Ajinomto AGF, uma processadora de alimentos. Suas vendas cresceram cerca de 10% em comparação ao ano anterior, disse a companhia.

Mudanças nos padrões de consumo também afetaram as importações de grão de café não torrados. O Vietnã foi o maior vendedor de grãos não torrados ao Japão para os primeiros 7 meses do ano, de acordo com dados de comércio. Um total de 67.392 toneladas de grãos não torrados foi importado do país no Sudeste Asiático durante o período, alta de 26% no ano.

Enquanto isso, importações do Brasil, principalmente dos grãos arábica, caíram 40% durante o período para 63.850 toneladas. Importações do Vietnã ultrapassaram as do Brasil, há muito tempo o fornecedor número 1 do Japão, pela primeira vez.

O Vietnã está no caminho de ultrapassar o Brasil para o ano todo, disse Shiro Ozawa, conselheiro na comerciante especializada em café sediada em Tóquio, a Wataru & Co. “Esse é um momento histórico”.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Universidade japonesa desenvolve anticorpos artificiais contra coronavírus

Publicado em 21 de setembro de 2020, em Sociedade

Pesquisadores da Universidade de Nagoia inventaram novo método de criar anticorpos artificiais contra o novo coronavírus.

Cientistas usam imã para “puxar” os anticorpos de recipiente (Imagem: Nagoya University)

A Universidade de Nagoia e o Centro Médico de Nagoia anunciaram que conseguiram desenvolver anticorpos contra o novo coronavírus.

Publicidade

Quando o organismo é infectado pelo coronavírus, o corpo gera substâncias chamadas de anticorpos (ou imunoglobulina) que combatem os vírus.

Até o momento, eram necessários semanas para que os cientistas conseguissem criar artificialmente anticorpos. Contudo, o grupo de pesquisa liderado pelo professor Yutaka Murakami da Universidade de Nagoia desenvolveu o método “TRAP Display”, que consegue criar novos anticorpos em apenas 4 dias.

Segundo os pesquisadores, os anticorpos artificiais mostraram que conseguem impedir a entrada dos vírus dentro das células. Os cientistas explicam que esse método poderá auxiliar no desenvolvimento de vacinas e de novos testes para identificar anticorpos nos pacientes.

Os resultados da pesquisa foram publicados na versão digital da revista “Science Advances” no sábado (19).

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!