Pessoas que se recusam a usar máscara são forçadas a cavar covas para vítimas da Covid-19

Autoridades indonésias estão se voltando para táticas cada vez mais duras a fim de fazer as pessoas respeitarem as regras em relação ao coronavírus.

Cova aberta em cemitério (ilustrativa/banco de imagens PM)

Moradores que se recusam a usar máscara estão sendo forçados por autoridades locais a cavar covas para as vítimas da Covid-19 em uma parte da área rural da Indonésia, na esperança de que um pouco de trabalho manual e empatia convencerão outros a fazerem sua parte para ajudar a deter a pandemia.

Publicidade

Três homens de meia-idade e cinco menores no distrito de Cerme de Gresik, Java Oriental, receberam a punição em 9 de setembro, disseram autoridades.

Embora o uso de máscara seja obrigatório por toda a Indonésia, houve um segmento vocal da população que tem sido relutante em usar a proteção facial e praticar distanciamento social.

Especialistas dizem que a falta de vigilância pública dificultou para as autoridades indonésias bloquearem a propagação do vírus, que até agora infectou cerca de 230 mil pessoas no país.

Mais de 160 mil desses pacientes se recuperaram, enquanto pelo menos 9,1 mil morreram, de acordo com o Ministério da Saúde da Indonésia.

Como os casos dispararam nos últimos meses, o governo indonésio aprovou uma lei em julho exigindo que a população use máscara em público, mas deixou por conta de oficiais locais determinarem punições por não cumprimento.

Uma equipe conjunta chamada “três pilares” – que é formada pelas Forças Armadas Nacionais Indonésias, a Polícia Nacional Indonésia e agência local de execução da lei- são responsáveis por impor as restrições sobre uso de máscara em todo o país.

Em Cerme, os três pilares dão àqueles pegos sem máscara a opção de aceitar uma multa de 150 mil rupias (US$10) ou aceitar o que o governo chama de “punição social”, de acordo com o líder do distrito, Suyono.

Suyono disse ao CNN que a maioria das pessoas aceita a punição social, a qual geralmente envolve flexões ou limpeza. Mas ele espera que as opções como cavar covas seriam educacionais e mostrariam “em primeira mão os efeitos reais e sérios da Covid-19”. Nenhum dos punidos estava presente quando os mortos foram enterrados, disse Suyono.

Autoridades na capital Jacarta adotaram uma ideia similar neste mês. Foi exigido que um homem deitasse em um caixão em público após ser pego sem máscara.

Entretanto, não está claro que esses tipos de punições aumentaram o uso de máscara na Indonésia. O país falhou em nivelar a curva por meses e as infecções ainda estão em aumento – somente as Filipinas registraram mais casos no Sudeste Asiático.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cidades onde gostaria de morar: 10 do Japão e das regiões

Publicado em 18 de setembro de 2020, em Sociedade

Nagoia foi uma das que subiu no ranking das 10 mais enquanto Saitama caiu. Hamamatsu está bem posicionada!

À esq. Yokohama (Wikimedia) e à dir. Sakae em Nagoia (Pixabay)

A pesquisa é realizada anualmente pela empresa Seikatsu Guide. Este ano as cidades de Sapporo (Hokkaido), Fukuoka (província homônima), Kobe (Hyogo), Nagoia (Aichi) e Quioto (província homônima), todas capitais, subiram de posição no ranking nacional. 

Publicidade

Por outro lado Saitama (província homônima) e Setagaya-ku (Tóquio) caíram de posição. 

E a que brilhou como top pelo 15.º ano consecutivo foi Yokohama (Kanagawa). E tem motivos de sobra, pois é uma capital charmosa, cheia de edifícios modernos, instalações comerciais bonitas, muitas áreas de lazer, transporte público facilitado, universidades e muito mais. Além disso, perto da região metropolitana.

  1. Yokohama
  2. Sapporo
  3. Minato-ku (Tóquio)
  4. Fukuoka
  5. Setagaya-ku (Tóquio)
  6. Osaka
  7. Kobe
  8. Nagoia
  9. Quioto
  10. Saitama

Caso queira conferir a continuação do ranking, do 11.º a 100.º, toque aqui (em japonês).  

Ao ver o ranking das 5 mais por região as principais capitais ganharam destaque, mas tem cidades como Nagakute e Hamamatsu.

Na ordem de 1.º a 5.º lugares de Kanto estão Yokohama, Minato-ku e Setagaya-ku (Tóquio), Saitama e Suginami-ku (Tóquio).

Na região Hokuriku-Koshin entraram Kanazawa, Matsumoto, Niigata, Toyama e Nagano. 

Em Tokai foram eleitas Nagoia, Hamamatsu, Shizuoka, Nagakute e Ichinomiya. 

Na região Kansai foram escolhidas como top Osaka, Kobe, Quioto, Nishinomiya e Suita. 

As top de Chugoku são Hiroshima, Okayama, Kurashiki, Fukuchiyama e Onomichi.

Para ver das demais regiões toque aqui.

Fonte: Seikatsu Guide 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!