Forte terremoto atinge as Filipinas

As Filipinas ficam no ‘Anel de Fogo’, um arco de falhas em torno do Oceano Pacífico onde a maioria dos terremotos do mundo ocorre.

O terremoto atingiu região central das Filipinas na manhã desta terça-feira, 18 de agosto (Google)

Um terremoto forte e raso atingiu a região central das Filipinas por volta das 9h03 (hora local) desta terça-feira (18), levando as pessoas a saírem correndo de suas casas e escritórios, mas não houve relatos imediatos de feridos ou grandes danos. O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia disse que estava esperando danos e abalos secundários do terremoto de magnitude 6,5 que atingiu uma área a cerca de 5Km da cidade costeira de Cataingan, na província de Masbate, a uma profundidade de cerca de 1Km.

Publicidade

Renato Solidum, que chefia o instituto do governo, disse que não houve ameaça de tsunami em decorrência do terremoto, o qual  foi desencadeado pelo movimento na Falha Filipina.

As Filipinas ficam no “Anel de Fogo”, um arco de falhas em torno do Oceano Pacífico onde a maioria dos terremotos do mundo ocorre. A nação também é afetada por cerca de 20 tufões e tempestades ao ano, tornando-a um dos países mais propensos a desastres no mundo.

Em 1990, um terremoto de magnitude 7,7 causou a morte de cerca de 2 mil pessoas no norte das Filipinas.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sétimo tufão do ano, na manhã de terça-feira

Publicado em 18 de agosto de 2020, em Sociedade

A AMJ informou sobre a formação do tufão de número 7, de manhã.

Às 9h de terça-feira novo tufão (Yahoo!)

Segundo o anúncio da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão feito às 10h25 de terça-feira (18), formou-se um novo tufão, o sétimo do ano, às 9h.

Publicidade

Batizado de Higos, o que significa figos, tem pressão atmosférica central de 1.000hPa, velocidade máxima do vento no centro de 18 metros por segundo, com 220 quilômetros de raio ao nordeste e 165 a sudoeste. 

Está sobre o Mar da China Oriental, seguindo a 30 quilômetros por hora.

Em Okinawa, devido à sua influência, o ar úmido tornará a atmosfera instável na terça-feira (18). A recomendação é de cuidado com fortes chuvas repentinas e rajadas de vento. Fora isso não há impacto direto no Japão pois o Higos deverá se dirigir para a China.

Somente por curiosidade a média anual de tufões em agosto é de 5,9. O Higos é o quinto deste mês, portanto, pode ser que ainda se formem mais.

Fontes: AMJ, Yahoo! e Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!