Filipinas poderão se tornar novo epicentro de Covid-19 no Sudeste Asiático

A notícia preocupante ocorreu no 1º dia de um novo lockdown que confinará cerca de 27 de milhões de pessoas em suas casas por 2 semanas.

Medição de temperatura na entrada do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino em Manila, 26 de julho de 2020 (banco de imagens PM)

As Filipinas poderiam se tornar em breve o novo epicentro para a pandemia do novo coronavírus no Sudeste Asiático, visto que o país reportou um outro aumento recorde diário de infecções na terça-feira (4).

Publicidade

A notícia preocupante ocorreu no primeiro dia de um rigoroso e novo lockdown que confinará cerca de 27 de milhões de pessoas em suas casas por 2 semanas e prejudicará a economia novamente.

O Ministério da Saúde registrou 6.532 novos casos, levando o total do país para 112.593. Em comparação, a Indonésia, que tem a maioria dos casos no Sudeste Asiático, tem 115.056 infecções.

Mais 11 pessoas morreram nas Filipinas, aumentando o número para 2.115.

Na terça-feira, o governo restaurou rigorosas restrições para ficar em casa na área metropolitana de Manila e em quatro províncias densamente povoadas – Bulacan, Rizal, Laguna e Cavite.

Profissionais da saúde haviam alertado que o país estava “travando uma batalha perdida” contra o coronavírus, visto que os casos aumentaram após restrições terem sido relaxadas em junho.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governo de Aichi declara estado de emergência

Publicado em 5 de agosto de 2020, em Sociedade

Diante da sequência de dias com mais de 100 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, o governador declarou estado de emergência local.

Governador de Aichi mostra dois flips na hora da explicação (JNN)

Na quarta-feira (5) o governador Hideaki Omura declarou estado de emergência local na província de Aichi. 

Publicidade

Ele inicia a coletiva de imprensa informando que até as 15h recebeu relato dos novos infectados do dia, no total de 139. Dentre eles são 68 em Nagoia, 7 em Okazaki, sendo que aguarda o resultado de Toyota. 

Depois dessa informação disse que declara estado de emergência pela segunda vez, por causa dos consecutivos aumentos. Em 21 de julho informou que a província entrou na área amarela, sinalizando advertência à situação do aumento do quadro de infecções. Dias depois, em 29 do mesmo mês mudou o nível de alerta para advertência severa, tanto que a iluminação da Torre de Nagoia passou de iluminação amarela para laranja.

Estado de emergência

Pelo nono dia consecutivo com mais de 100 testados positivo, mostrando severidade, decidiu então fazer essa declaração própria da província, no período de 6 a 24 deste mês, em todas as cidades.

O que muda com isso, segundo o governador:

  1. especialmente aos jovens que evitem de sair sem necessidade
  2. autocontrole nos deslocamentos durante as férias de verão
  3. evitar de ir para outras províncias
  4. completa higienização pessoal para prevenção à infecção

Às 9h30 de quinta-feira se reunirá com a equipe de especialistas das medidas contra o novo coronavírus para oficializar a declaração. Isso acontece paralelamente ao controle do horário de expediente dos clubes, casas noturnas e restaurante que servem bebidas alcoólicas em 3 áreas de Sakae, em Nagoia, que são Nishiki, Sakae 3 chome e 4 chome, de quarta-feira (5) a 24.

Aichi é a segunda província a fazer a declaração, seguida por Okinawa.

Fontes: JNN (ao vivo) e CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!