Vietnã em alerta após primeiros casos de coronavírus em meses

Publicado em 27 de julho de 2020, em Ásia

O Vietnã havia sido elogiado como uma história de sucesso de contenção da pandemia. O país registrou um pouco mais de 400 casos e nenhuma morte.

Neste Artigo:
&nbspVietnã em alerta após primeiros casos de coronavírus em meses
Pessoas de máscara em lambretas na capital Hanói (banco de imagens PM)

O Vietnã fechou a cidade de Da Nang para os turistas após quatro novas infecções por coronavírus transmitidas localmente terem sido registradas, as primeiras do país desde abril.

Publicidade

Negócios não essenciais foram ordenados a fechar e aglomerações com mais de 30 pessoas estão proibidas. Viagens de turismo foram suspensas por 14 dias.

Com viagem internacional amplamente impossível, Da Nang havia sido promovida como destino de férias para os vietnamitas.

Oficiais disseram que até 80 mil turistas nacionais estão na cidade, então voos extras estão sendo organizados a fim de levá-los para casa. As pessoas estão sendo solicitadas a fazerem quarentena no retorno, de acordo com reportagens da mídia.

O Vietnã foi elogiado como uma história de sucesso da pandemia, tendo agido logo para fechar fronteiras e colocar em curso quarentena e rastreamento de contato.

O país registrou um pouco mais de 400 casos e nenhuma morte.

Mas cerca de 100 dias após seu último caso de transmissão local, quatro novas infecções surgiram em Da Nang, cidade costeira popular entre turistas nacionais.

O primeiro-ministro Nguen Xuan Phuc ordenou nesta segunda-feira (27) que os residentes de Da Nang reimplementassem medidas de distanciamento social e que todos os serviços não essenciais fossem fechados.

Ele disse que a resposta tinha que ser “decisiva”, mas que ele ainda não estava ordenando um lockdown total da cidade.

O primeiro novo caso – o paciente 416 – foi um homem de 47 anos que buscou cuidados médicos em 20 de julho por causa de sintomas de influenza.

Atualmente ele está sob ventilação mecânica e, de acordo com os médicos citados pela mídia local, em condição grave.

Autoridades disseram que ainda não sabem onde esse paciente contraiu o vírus e que ele não havia deixado a cidade recentemente.

Um rastreamento de contato identificou mais de 100 pessoas que interagiram com o homem, mas todos tiveram testes com resultado negativo.

Contudo, no último fim de semana, mais três novos casos foram confirmados, incluindo um jovem de 17 anos na província vizinha de Quang Nai que havia viajado para casa em um ônibus com pessoas que estiveram no Hospital Da Nang C.

Autoridades ainda não confirmaram sobre ligações entre os quatro casos.

O Hospital Da Nang C fechou suas portas em resposta ao primeiro diagnóstico e Da Nang está reforçando medidas de prevenção.

Hospitais em todo o país também reforçaram medidas de prevenção, enquanto a capital, Hanói, começou a pedir novamente às pessoas que usem máscaras em público.

Fonte: BBC


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão