Região na China emite alerta após caso suspeito de peste bubônica

A peste bubônica é uma doença altamente infecciosa e fatal que é espalhada principalmente por roedores.

A peste bubônica é uma doença altamente infecciosa e fatal que é espalhada principalmente por roedores. Na imagem uma marmota (ilustrativa/PM)

Autoridades em uma cidade na região chinesa da Mongólia Interior emitiram um alerta no domingo (5), um dia após uma hospital ter reportado um caso suspeito de peste bubônica.

Publicidade

O comitê de saúde da cidade de Bayan Nur emitiu o alerta de terceiro nível, o segundo mais baixo em um sistema de 4.

O alerta proíbe a caça e consumo de animais que podem ser hospedeiros da peste e pede às pessoas que relatem quaisquer casos suspeitos da doença ou febre sem causas claras, e relatem sobre quaisquer marmotas doentes ou mortas.

O alerta de domingo segue 4 casos reportados da peste em pessoas da Mongólia Interior em novembro passado, incluindo a pneumônica, uma variante mais mortal da doença.

A peste bubônica, conhecida como “Peste Negra” na Idade Média, é uma doença altamente infecciosa e fatal que é espalhada principalmente por roedores.

Casos da peste não são incomuns na China, mas surtos se tornaram cada vez mais raros. De 2009 a 2018, o país registrou 26 casos e 11 mortes.

Transmissão

A peste bubônica é uma doença pulmonar causada pela bactéria Yersinia pestis.

A transmissão da peste bubônica ocorre através de ratos que apresentam pulgas infectadas com a bactéria causadora da doença.

A bactéria é transmitida aos humanos por meio da picada das pulgas. Com o avanço e agravamento da doença ela também é transmitida por espirros, saliva e contato com feridas das pessoas doentes.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chuva se intensifica em Kumamoto

Publicado em 6 de julho de 2020, em Sociedade

A AMJ pede às pessoas que fiquem em alerta máximo contra deslizamentos, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas.

Micro-ônibus arrastado pelas águas e destruído no vilarejo de Kuma, província de Kumamoto, em 5 de julho (ANN)

A chuva está se intensificando na província de Kumamoto, no sul do Japão, que já sofre com inundações fatais e deslizamentos causados por aguaceiros recordes ao longo do fim de semana.

Publicidade

Mais chuva torrencial está prevista para a província até a terça-feira (7).

A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ alerta que nuvens de chuva vêm fluindo para a região Kyushu.

Na província de Kagoshima, 66,5mm de chuva caíram em uma das ilhas de Koshiki entre 3h e 4h de domingo (5).

Para o período de 24 horas até a noite desta segunda-feira, até 300mm de chuva devem cair na região Shikoku, e 250mm no sul e norte de Kyushu.

Ao longo das 48 horas até a noite de terça-feira, 300 a 400mm de chuva devem cair no norte de Kyushu, Shikoku e região central de Tokai; e 250 a 300mm no sul de Kyushu.

Um alerta de deslizamento está em curso em diversas áreas das províncias de Kumamoto, Kagoshima e Miyazaki.

O aumento da chuva pode elevar os riscos de deslizamentos e inundações em Kumamoto, onde aguaceiros já deixaram o solo mais sensível e rios transbordaram.

A AMJ está pedindo às pessoas que fiquem em alerta máximo contra deslizamentos, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas.

Pelo menos 24 mortes na província de Kumamoto

Equipes de resgate continuaram as buscas por desaparecidos na província de Kumamoto após chuvas recordes terem causado inundações e deslizamentos no último fim de semana.

Autoridades confirmaram 24 mortes. Mais 16 pessoas estão sob risco de vida e 12 estão desaparecidas. A extensão dos danos ainda é incerta.

Nove rios, incluindo o Kuma, transbordaram em mais de 10 locais, inundando amplas áreas. Deslizamentos engoliram casas e bloquearam rodovias.

A polícia, o corpo de bombeiros e membros da força de autodefesa (Jieitai) continuam as operações de busca e resgate.

Muitas pessoas estão ilhadas em mais de 10 municípios na província. Autoridades dizem que estão trabalhando rapidamente para tentar alcançá-las, e estão acelerando a construção de rodovias temporárias.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!