Peste bubônica na China: Mongólia Interior toma precauções após caso confirmado

Um alerta de nível 3, que proíbe a caça e consumo de carne de animais que poderiam ser hospedeiros da peste, foi colocado em vigor até o fim do ano.

Imagem 3D da bactéria da peste bubônica Yersinia pestis (banco de imagens/PM)

Autoridades na China intensificaram as precauções após uma cidade na região autônoma da Mongólia Interior ter confirmado um caso de peste bubônica.

Publicidade

De acordo com reportagens do estado, um paciente de Bayan Nur – um pastor – está em quarentena e sua condição de saúde é estável.

Autoridades dizem que também estão investigando um segundo caso suspeito, de acordo com a Global Times da China.

A peste bubônica já foi a doença mais temida do mundo, mas agora ela pode ser facilmente tratada.

O primeiro caso foi reportado como suspeita peste bubônica no sábado (4) em um hospital de Urad Middle Banner, na cidade de Bayan Nur. Ainda não está claro como ou por que o paciente pode ter sido infectado.

O segundo caso suspeito envolve um jovem de 15 anos, que aparentemente teve contato com uma marmota caçada por um cão, de acordo com um tuíte do jornal chinês Global Times.

Um alerta de nível 3, que proíbe a caça e consumo de carne de animais que poderiam ser hospedeiros da peste e pede ao público que relate casos suspeitos, foi colocado em vigor até o fim do ano.

O que é a peste bubônica?

A peste bubônica, causada por infecção bacteriana, foi responsável por uma das epidemias mais mortais na história humana – a Peste Negra – que matou cerca de 50 milhões de pessoas em toda a África, Ásia e Europa no século 14.

Houve uma porção de grandes surtos desde então. A peste causou a morte de um quinto da população de Londres durante a Grande Praga de 1665, enquanto mais de 12 milhões morreram em surtos durante o século 19 na China e na Índia.

Entretanto, hoje em dia, ela pode ser tratada com antibióticos. Se deixada sem tratamento, a doença – que é tipicamente transmitida de animais para humanos por pulgas – tem uma taxa de mortalidade de 30 a 60 por cento.

Sintomas da doença incluem febre alta, calafrios, náusea, fraqueza e gânglios linfáticos inchados no pescoço, axilas ou virilha.

Poderia haver outra epidemia?

Casos de peste bubônica são raros, mas ainda há reacendimentos da doença de tempos em tempos.

Madagascar teve mais de 300 casos durante um surto em 2017. Entretanto, um estudo no jornal médico The Lancet descobriu que menos de 30 pessoas morreram.

Em maio do ano passado, duas pessoas na Mongólia morreram em decorrência da peste, a qual elas contraíram após consumirem carne crua de marmota – o mesmo tipo de roedor com que o segundo caso suspeito teve contato.

Contudo, é improvável que quaisquer casos levem a uma epidemia.

“Ao contrário do século 14, agora compreendemos como a doença é transmitida”, disse o Dr. Shanti Kappagoda, médico de doenças infecciosas no Centro de Saúde Stanford, ao site Heathline.

“Sabemos como preveni-la. Também conseguimos tratar pacientes infectados com antibióticos eficazes”.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: Japão vai relaxar regras em relação à realização de grandes eventos

Publicado em 7 de julho de 2020, em Sociedade

Apesar da avaliação do governo de que a situação da infecção no país tem estado sob controle, há preocupações renovadas sobre um ressurgimento do vírus.

O famoso estádio Tokyo Dome (banco de imagens/PM)

O Japão vai relaxar suas regras induzidas por causa do coronavírus sobre a realização de grandes eventos a partir de sexta-feira (10) como planejado, aumentando para 5 mil o número máximo de pessoas permitidas em um local coberto, disse o ministério na segunda-feira (6).

Publicidade

Um painel reformulado de especialistas do governo aprovou o plano para dar um passo adicional do modo de emergência, na premissa de que medidas de prevenção contra o vírus sejam tomadas, disse o Ministro da Revitalização Econômica Yasutoshi Nishimura, que é responsável pela resposta do governo ao coronavírus.

Com início na sexta-feira, o número de pessoas permitidas para se reunirem em locais cobertos para eventos esportivos ou concertos musicais aumentará dos atuais 1.000 para um máximo de 5.000. Os locais devem estar a 50% da capacidade.

Jogos profissionais de beisebol e de futebol do Japão vêm sendo realizados sem espectadores, mas ambas as ligas planejam iniciá-los em linha com a medida do governo a partir de sexta-feira.

Como o Japão emergiu plenamente de um estado de emergência declarado por causa do coronavírus em maio, o governo vem buscando rebalançar a economia e prevenir infecções. Atividades sociais e econômicas vêm sendo retomadas gradualmente.

O painel de especialistas, se encontrando pela primeira vez, enfatizou a necessidade de compartilhar informações em tempo real sobre pessoas infectadas em todo o país e melhorar os testes do vírus.

Tóquio vem lutando para reduzir um recente aumento em novos casos de coronavírus com a contagem diária passando de 100 pelo 5º dia consecutivo na segunda-feira. Até agora, a capital japonesa de cerca de 14 milhões de pessoas reportou cerca de 6.800 casos, o maior entre as 47 províncias do país.

Apesar da avaliação do governo de que a situação da infecção no país tem estado sob controle, Tóquio está sendo atingida por preocupações renovadas sobre um ressurgimento do vírus.

O painel de 18 membros inclui especialistas em medicina, política de saúde pública e economia, assim como um governador.

O novo painel avaliará principalmente a situação das infecções, discutirá como permitir que mais atividades econômicas sejam retomadas e aumentará os testes do vírus.

Fonte: Kyodo News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!