Diplomatas dos EUA deixam consulado em Chengdu na China

Publicado em 27 de julho de 2020, em Ásia

Com poucas horas antes do prazo de fechamento na manhã desta segunda-feira, funcionários podiam ser vistos carregando caixas de arquivos e sacos de lixo.

Neste Artigo:
&nbspDiplomatas dos EUA deixam consulado em Chengdu na China
Consulado-Geral dos EUA em Chengdu, na China (Wikimedia/U.S. Consulate General Chengdu)

Diplomatas americanos deixaram o consulado dos EUA na cidade de Chengdu, no sudoeste da China, após a decisão de Pequim de fechar a missão.

Publicidade

Antes do prazo de fechamento na manhã desta segunda-feira (27), funcionários podiam ser vistos carregando caixas de arquivos e sacos de lixo.

Enquanto isso, multidões de residentes se reuniram no local, com muitos levantando bandeiras chinesas e tirando selfies.

A China agiu em resposta à ordem dos EUA de fechamento de seu consulado em Houston, no Texas, na semana passada.

Após um prazo de 72 horas para diplomatas chineses deixarem a missão em Houston ter expirado na sexta-feira (24), repórteres viram homens os quais pareciam ser oficiais dos EUA forçarem a abertura de uma porta para entrar no local.

O secretário de estado Mike Pompeo disse que Washington decidiu agir porque Pequim estava “roubando” propriedade intelectual.

O ministro de relações exteriores chinês, Wang Wenbin, respondeu dizendo que a ação dos EUA foi baseada em uma “mistura de mentiras antichinesas”.

Tensões vêm aumentando entre as duas potências nucleares devido a várias questões:

  • A administração do presidente Donald Trump bateu de frente repetidamente contra Pequim por comércio e a pandemia de coronavírus.
  • Washington também condenou a imposição da China de uma controversa nova lei de segurança em Hong Kong.
  • Na semana passada, um homem singapuriano foi considerado culpado por um tribunal nos EUA por trabalhar como agente da China.
  • Também na semana passada, quatro cidadãos chineses foram acusados em um caso separado de fraude de visto dos EUA por alegadamente mentirem sobre atuarem no exército chinês.

O consulado americano em Chengdu – estabilizado em 1985 – representava os interesses dos EUA sobre uma vasta área do sudoeste da China, incluindo a região autônoma do Tibet, onde há muito tempo houve pressão contínua por independência.

A maioria dos mais de 200 funcionários da missão diplomática havia sido contratada localmente.

Com sua indústria e setor de serviços crescente, Chengdu é vista pelos EUA como fornecedora de oportunidade para exportações de produtos agrícolas, carros e máquinas.

Após o fechamento da missão, os EUA terão quatro consulados na China continental e uma embaixada na capital Pequim. Eles também têm um consulado em Hong Kong, a ex-colônia britânica.

A China perdeu sua missão na semana passada, mas ainda tem outros quatros consulados nos EUA e uma embaixada na capital Washington D.C.

Fonte: BBC


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão