China suspende importações de camarão do Equador por risco de coronavírus

Uma das três produtoras de camarão do Equador acusa a China de estar ‘manchando a reputação’ da indústria.

Caixa com camarões congelados (ilustrativa – banco de imagens PM)

A China, na sexta-feira (10), disse que estava suspendendo importações de três produtoras de camarão do Equador após detectar coronavírus em envios recentes, levando uma delas a acusar a China de “manchar a reputação” da indústria.

Publicidade

A autoridade alfandegária da China disse que amostras de envios da Industrial Pesquera Santa Priscila SA, da Empacreci SA e da Empacadora Del Pacifico Sociedad Anonima, produziram seis resultados positivos. Entretanto, testes no camarão congelado em si e em embalagens internas deram negativo.

As descobertas são os primeiros resultados positivos anunciados por Pequim desde que ela começou a testar alimentos congelados importados para a presença do vírus.

“Os resultados dos testes sugeriram que o ambiente do contêiner e o empacotamento exterior dos produtos das três companhias estavam sob risco de contaminação, e o sistema de gestão de segurança de alimentos não estava em ordem”, disse a Administração Geral de Alfândega em uma declaração em seu site.

Duas das companhias equatorianas envolvidas na questão emitiram declarações acentuadamente expressivas citando que o vírus foi encontrado somente nas paredes internas do contêiner, acrescentando que a China estava exagerando os riscos em potencial.

“É lamentável que com o resultado do coronavírus encontrado na parede no interior do contêiner”, eles estejam manchando a reputação de nossa indústria”, disse Santiago Salem,  presidente da Santa Priscila, em uma declaração.

Testes começaram após surto em mercado de Pequim

A China começou a testar alimentos frescos e congelados importados após o coronavírus ter sido encontrado em uma tábua de cortar usada em um grande mercado em Pequim durante um surto do vírus entre os trabalhadores no local.

Muitos compradores chineses suspenderam as importações de salmão e o peixe foi removido das prateleiras de supermercados.

Houve um total de 227.934 amostras coletadas até agora, disse aos repórteres Bi Kexin, responsável pela importação de alimentos na autoridade alfandegária, em uma coletiva na sexta-feira, incluindo os produtos em si, seus pacotes e amostras de ambiente.

Os resultados positivos foram tirados em 3 de julho de cargas nos portos de Calian e Xiamen.

O ministro de produção e comércio estrangeiro do Equador, Ivan Ontaneda, que também supervisiona a indústria pesqueira, disse que os produtores de camarão seguem protocolos rigorosos de biossegurança.

A autoridade alfandegária da China também ordenou que os camarões produzidos pelas 3 firmas após 12 de março e já exportados para a China fossem recolhidos ou destruídos.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Adolescente morre com suspeita de peste bubônica na Mongólia

Publicado em 13 de julho de 2020, em Ásia

A peste bubônica é uma doença causada por bactéria propagada por pulgas em roedores selvagens como marmotas.

Bactéria Yersinia pestis, que causa a peste bubônica, em ilustração 3D (banco de imagens PM)

Um adolescente de 15 anos morreu no domingo (12) com suspeita de infecção por peste bubônica na província de Govi-Altai, no oeste da Mongólia, de acordo com o Centro Nacional para Doenças Zoonóticas (NCDZ).

Publicidade

Foi revelado que ele havia consumido carne de marmota, disse o NCDZ, acrescentando que o centro sediado na capital Ulan Bator deve receber amostras coletadas dele nesta segunda-feira (13).

Quarentena foi imposta em cinco locais na província de Govi-Altai devido à morte suspeita.

Dois casos de peste bubônica foram confirmados recentemente na província vizinha de Khovd.

A peste bubônica é uma doença bacteriana propagada por pulgas em roedores selvagens como marmotas.

A doença pode causar a morte de um adulto em menos de 24 horas se não tratada em tempo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!