Vírus de gripe com ‘potencial pandêmico’ é identificado na China

O vírus não é um problema imediato, mas cientistas dizem que ele tem ‘todas as características’ de ser altamente adaptado para infectar humanos e precisa de acompanhamento atento.

(Imagem ilustrativa/PM)

Uma nova cepa de vírus da gripe que tem o potencial de se tornar uma pandemia foi identificado na China por cientistas.

Publicidade

Ele emergiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros, mas podem infectar humanos, dizem os pesquisadores.

Os cientistas estão preocupados de que ele pode sofrer mais mutação e então se espalhar facilmente de pessoa para pessoa, e causar um surto global.

Enquanto não seja um problema imediato, eles dizem que ele tem “todas as características” de ser altamente adaptado para infectar humanos e precisa de acompanhamento atento.

Como é novo, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade contra o vírus.

Os cientistas escreveram no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences que medidas para controlar o vírus em porcos, e acompanhamento atento de trabalhadores na indústria suína, deveriam ser implementadas rapidamente.

Ameaça pandêmica

Uma má notícia sobre cepa de influenza está entre as principais ameaças de doenças que especialistas estão atentos, mesmo enquanto o mundo tenta deter a atual pandemia de coronavírus.

A última pandemia de gripe que o mundo encontrou – o surto de gripe suína de 2009 que começou no México – foi menos mortal do que o inicialmente temido, amplamente porque muitas pessoas mais velhas tinham certa imunidade à ele, provavelmente por causa de sua similaridade a outros vírus de gripe que haviam circulado anos antes.

Esse vírus, chamado de A1/H1N1pdm029, é agora coberto pela vacina anual de gripe para garantir proteção às pessoas.

A nova cepa identificada na China é similar à da gripe suína de 2009, mas com algumas mudanças.

Até agora ela não representou uma grande ameaça, mas o professor Kin-Chow Chang e colegas que a vêm estudando, dizem que é uma a qual devemos prestar atenção.

Esse vírus, o qual os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que se alinham nas vias aéreas humanas.

Eles encontraram evidência de recente infecção começando em pessoas que trabalhavam em abatedouros e na indústria suína da China.

Atuais vacinas contra gripe parecem não ter proteção contra esse novo vírus, embora elas possam ser adaptadas para fazer isso se necessário.

“Bem agora estamos atentos ao coronavírus e devidamente. Mas não devemos tirar nossos olhos de novos vírus potencialmente perigosos”, disse à BBC o professor Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham no Reino Unido.

Enquanto o novo vírus não seja um problema imediato, ele diz que “não devemos ignorá-lo”.

O professor James Wood, chefe do Departamento de Medicina Veterinária na Universidade de Cambridge, disse que o estudo “ocorre como um lembrete útil” de que estamos constantemente sob risco de nova emergência sobre patógenos, e que animais de fazenda, com os quais os humanos têm maios contato do que com os da vida selvagem, podem agir como a fonte de importantes vírus pandêmicos”.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cirque du Soleil corta 3,5 mil empregos

Publicado em 30 de junho de 2020, em Notícias do Mundo

O Cirque du Soleil disse que a pandemia de coronavírus o forçou a cancelar shows e demitir artistas.

Artista do Cirque du Soleil em apresentação na Austrália (à esq.) e Tour do espetáculo Kurios (à dir.) – PM

A companhia canadense de entretenimento Cirque du Soleil deve cortar 3,5 mil empregos após entrar em acordo para evitar falência.

Publicidade

O grupo, melhor conhecido por seus tours circenses extravagantes, disse que a pandemia de coronavírus o forçou a cancelar shows e demitir artistas.

A companhia agora tentará se reestruturar enquanto corta cerca de 95% de seu pessoal.

“Com lucro zero desde o encerramento forçado de nossos shows devido à Covid-19, a gestão teve que agir decisivamente”, disse o chefe Daniel Lamarre.

A companhia teve que pausar a produção de todos os seus shows, incluindo seis em Las Vegas, em março.

A companhia disse que havia entrado em um acordo sob o qual seus acionistas existentes assumirão as dívidas do Cirque e investirão US$300 milhões nos negócios.

Cerca de US$200 milhões desse valor tomarão a forma de um empréstimo da província de Quebec, onde a companhia é sediada.

Ela também disse que acionistas separariam US20 milhões com o objetivo de fornecer ajuda adicional para funcionários afetados e contratantes.

A companhia disse que tinha a intenção de recontratar uma “maioria substancial” de funcionários, se as condições de negócios permitirem, uma vez que fechamentos relacionados ao coronavírus fossem suspensos e as operações pudessem ser retomadas.

A aplicação do Cirque para proteção contra falência será ouvida na terça-feira pelo Tribunal superior do Quebec.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!