Casos de dengue na Indonésia aumentam junto aos de coronavírus

Publicado em 22 de junho de 2020, em Ásia

A Indonésia registrou cerca de 68 mil casos de dengue desde janeiro, com pelo menos 349 mortes. O coronavírus complica ainda mais a situação.

Neste Artigo:
&nbspCasos de dengue na Indonésia aumentam junto aos de coronavírus
Homem de máscara e Aedes aegypti, o mosquito da dengue (ilustrativa/PM)

O número de casos de dengue está aumentando na Indonésia, disseram oficiais da saúde nesta segunda-feira (22), enquanto o país luta para reduzir a propagação do novo coronavírus.

Publicidade

A Indonésia registrou cerca de 68 mil casos da infecção viral transmitida por mosquito desde janeiro, com pelo menos 349 casos fatais, de acordo com Siti Nadia Tarmizi, diretora de transmissão vetorial e controle e prevenção de doença zoonótica no Ministério da Saúde.

O aumento de ocorrências da dengue deixaram oficiais perplexos, visto que os casos, que coincidem com uma temporada de chuvas, geralmente atingem o pico em março e diminuem nos meses subsequentes, mas eles não tiveram declínio neste ano.

“Desde junho podemos ver de 100 a 500 casos de dengue por dia”, disse Tarmizi em uma coletiva de imprensa em Jakarta. “Não sabemos por que houve algo diferente neste ano”.

Complicando ainda mais a questão é a pandemia do novo coronavírus. Das 460 jurisdições nas 34 províncias do país reportando casos de dengue, 439 delas também registraram casos de Covid-19.

Em alguns casos, as pessoas desenvolvem dengue e Covid-19, disse ela.

“É possível que aqueles que estão sendo infectados pela Covid-19 correm o risco de serem infectados pela dengue”, disse Tarmzi, alertando que como o coronavírus, não há medicamento específico para tratar a dengue e uma vacina disponível “não funciona eficazmente”.

Casos de dengue a nível nacional têm diminuído todo ano desde 2016 quando 204.171 pessoas foram infectadas. Na Indonésia, a doença causou 1.598 mortes em 2016, 493 em 2017, 344 em 2018 e 917 em 2019.

Mosquitos que carregam o vírus da dengue aparecem na Indonésia mais frequentemente quando o país transita da temporada de chuvas para a estação seca entre março e abril.

Fonte: Kyodo News and Culture


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão