Estudo sugere que ar-condicionado pode favorecer a propagação do coronavírus

O ar-condicionado favorece a propagação do coronavírus? Estudo chinês com 3 famílias sugere que sim.

(Imagem ilustrativa/PM)

Um estudo de 10 casos de coronavírus de 3 famílias que almoçaram no mesmo restaurante no sul da China sugeriu que o ar-condicionado favoreceu a transmissão por gotículas entre eles.

Publicidade

“O forte fluxo de ar vindo do aparelho poderia ter propagado as gotículas” entre 3 mesas, de acordo com o relatório de pesquisa, baseado nas infecções na cidade de Ghangzhou no fim de janeiro. Só a transmissão por gotículas não poderia explicar as infecções, foi concluído.

Os restaurantes deveriam aumentar o espaço entre as mesas e melhorar a ventilação para reduzir o risco de infecção, de acordo com o relatório da pesquisa, liderada por Jianyun Lu do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Ghangzhou.

A pesquisa é revelada em um artigo de divulgação antecipada para a edição de julho de Doenças Infecciosas Emergentes, o jornal de acesso aberto e revisto por pares publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Clusters de infecções de família favoreceram a propagação de uma pandemia em que o total de casos no mundo chega aos 2 milhões e o de mortes passa de 120 mil.

O primeiro paciente dos 10 casos estudados em Ghangzhou havia chegado de Wuhan em 23 de janeiro, onde o coronavírus foi reportado pela primeira vez no fim de dezembro.

A pessoa havia almoçado com três membros de sua família no dia seguinte em um restaurante sem janelas com ar-condicionado em cada andar.

As outras duas famílias estavam sentadas em mesas ao lado, com cerca de 1 metro de distância entre elas e uma sobreposição de horário de almoço de cerca de 1 hora, disse o relatório.

O primeiro paciente teve febre e tosse no fim do dia e foi ao hospital. Dentro de 2 semanas, mais 4 membros de sua família, 3 membros da segunda e 2 da terceira ficaram doentes com a Covid-19, a doença causada pelo coronavírus.

Após investigação detalhada, descobriu-se que a única fonte conhecida de exposição para a segunda e terceira famílias foi o primeiro paciente no restaurante.

Membros das 3 famílias ficaram doentes após almoçarem próximos à primeira pessoa infectada

“A partir de nosso exame de rotas em potencial de transmissão, concluímos que a causa provável desse surto foi a transmissão por gotículas”, disse o relatório.

“Concluímos que nesse surto, a transmissão por gotículas foi levada pela ventilação do ar-condicionado. O fator principal de infecção foi a direção do fluxo de ar”.

Ele disse que outros 73 clientes que almoçaram no mesmo andar tiveram contato próximo com o primeiro paciente, mas não apresentaram sintomas de Covid-19 durante um período de quarentena de 14 dias e forneceram amostras de substâncias da garganta que testaram negativo. Nenhum funcionário do restaurante foi infectado.

Todas as seis amostras dos aparelhos de ar-condicionado testaram negativo, disse.

“Essa descoberta é menos consistente com a transmissão por aerossol”, disse o relatório.

“Entretanto, aerossóis tenderiam a seguir o fluxo de ar, e as concentrações menores de aerossóis a distâncias maiores podem ter sido insuficientes para causar infecção em outras partes do restaurante”.

“Para prevenir a propagação do vírus nos restaurantes, recomendamos aumentar a distância entre mesas e melhorar a ventilação”.

A equipe de Ghangzhou indicou que a pesquisa havia limitações porque eles não conduziram um estudo experimental simulando a rota de transmissão aérea e nem realizaram estudos de anticorpos de amostras que deram negativo, membros de família assintomáticos e outros clientes para estimar o risco de infecção por parte deles.

Fonte: SCMP

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fujifilm aumenta produção do Avigan para tratamento de coronavírus

Publicado em 16 de abril de 2020, em Sociedade

Estudos na China sugeririam que o Avigan é eficaz no tratamento de pacientes. Atualmente o medicamento passa por ensaios clínicos no Japão.

Atualmente o Avigan passa por ensaios clínicos no Japão (NHK)

A Fujifilm disse na quarta-feira (15) que começou a aumentar a produção do medicamento anti-influenza Avigan, que está sendo testado como tratamento para a doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

Publicidade

A empresa japonesa visa garantir até setembro o fornecimento para tratar até 300 mil pacientes por mês.

O medicamento, desenvolvido por uma firma do grupo, está passando por ensaios clínicos no Japão como possível tratamento para a Covid-19 após estudos na China terem sugerido que ele é eficaz no tratamento de pacientes.

O governo japonês solicitou à Fujifilm que aumentasse a produção do Avigan devido à propagação do vírus. O governo disse no início deste mês que visa triplicar o estoque nacional de Avigan para garantir o suficiente para tratar 2 milhões de pessoas.

A Fujifilm visa primeiro produzir Avigan suficiente para tratar até 100 mil pacientes por mês até julho, um aumento de 2.5 de seu nível de produção no início de março, antes de ter a meta de fornecimento para 300 mil pacientes por mês.

Se a segurança e eficácia do Avigan forem confirmadas através de ensaios clínicos que se iniciaram em 31 de março, o governo japonês provavelmente aprovará o medicamento para uso no tratamento da Covid-19 neste verão.

Distribuição gratuita do medicamento a 20 países

O medicamento também foi procurado por governos estrangeiros. O Japão disse que planeja fornecer o Avigan gratuitamente a 20 países e também oferecerá um auxílio de 1 milhão de dólares ao Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos para comprar e distribuir o medicamento.

O medicamento, também conhecido como favipiravir, pode causar defeitos congênitos e não deve ser administrado a gestantes ou mulheres que pretendem engravidar.

O Avigan foi aprovado para fabricação e venda no Japão em 2004 como medicamento antiviral para surto de novas ou reemergentes infecções pelo vírus influenza para as quais outros medicamentos antivirais não são eficazes.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!