Covid-19: mais de 100 recuperados na Coreia do Sul testam positivo novamente

O KCDC investigará para determinar se o vírus havia se “reativado” em tais pessoas ou se elas haviam sido reinfectadas por outras.

Pessoas de máscara caminham em rua de Seul (ilustrativa/PM)

Autoridades da saúde sul-coreanas revelaram no domingo (12) que entre as pessoas no país que se recuperaram do novo coronavírus, 111 subsequentemente testaram positivo novamente.

Publicidade

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças da Coreia – KCDC disse que uma investigação está em curso para determinar se o vírus havia se “reativado” em tais pessoas ou se elas haviam sido reinfectadas por outras.

As descobertas serão compartilhadas com a Organização Mundial da Saúde – OMS e usadas como referência para tratamento, disse.

Casos de alguns pacientes de Covid-19 que testaram positivo após retornarem com um resultado negativo também foram reportados em outros países.

Também no domingo, o KCDC reportou mais 32 casos de Covid-19, aumentando o total nacional para 10.512.

O número total de mortes na Coreia do Sul em decorrência do vírus, que surgiu na China no fim de dezembro de 2019, aumentou em 3, somando 214.

Fonte: Kyodo News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Como preparar desinfetante eficiente para higiene da casa

Publicado em 13 de abril de 2020, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Além do álcool há uma outra forma mais eficiente, segundo o governo, para desinfetar a casa. Veja como e onde aplicar.

Limpeza em casa (Public Domain Pictures)

Com o isolamento social no país, por causa da disseminação do novo coronavírus, as pessoas ficam mais tempo dentro de casa. E, ocasionalmente, podem tocar diversas superfícies depois que voltam das compras do supermercado e farmácia. 

Publicidade

Para completa desinfecção o MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar reforça as informações sobre a higiene pessoal. 

Mãos

Sem lavar as mãos são encontrados cerca de 1 milhão de vírus. Depois de lavá-las com sabonete, incluindo os dedos e punhos, por 20 segundos, esse número cai para cerca de 0,001%. Por isso, a importância desse hábito.

Quando não puder lavá-las por estar fora de casa pode usar o álcool.

Louças, talheres e panelas

Para lavar as louças e talheres, procure deixá-los de molho durante 10 minutos em água quente, a 80 graus centígrados.

Desinfecção da casa

O álcool tem a imagem de desinfetar tudo, inclusive as coisas e superfícies em casa. Para desinfetar eficientemente a casa use uma solução simples e barata. 

Rótulo do produto indica os compostos químicos, entre eles o 次亜塩素酸ナトリウム, hipoclorito de sódio (PM)

Segundo o MHLW mais eficiente para dentro de casa é o composto químico hipoclorito de sódio, 次亜塩素酸ナトリウム em japonês. Por isso, ao comprar o produto alvejante, convém ver no rótulo se contém essa substância. 

Como preparar essa solução 

A solução ideal é conter 0,05% ou mais de hipoclorito de sódio. Para o preparo irá precisar de uma vasilha com 1 litro de água, o alvejante e um par de luvas. 

Apenas 3 materiais (PM)

Dependendo do produto e marca a quantidade de alvejante muda, por isso, veja a tabela e use a medida recomendada para cada produto, de 3 fabricantes diferentes. Certamente tem um em casa.

Fonte: MHLW com tradução em português

Como e onde aplicar

Sempre com um par de luvas, pegue seu pano de limpeza e coloque um pouco dessa solução. Passe no hall de entrada, em todas as maçanetas da casa (desde a porta de entrada), onde todos pegam para abrir as janelas, nos interruptores, no dispositivo de descarga do vaso sanitário, nas superfícies do toalete e banheiro, nas torneiras, pia da cozinha e em todas as superfícies onde todos da casa tocam.

Só deve ter o cuidado de não passar nas superfícies dos produtos eletroeletrônicos, pois pode danificar. As demais superfícies como assoalho, tapete, de metal e de plástico, podem mudar de cor, por isso, fique atento. 

Depois de passar o pano umedecido com essa solução, espere um a dois minutos e passe um pano seco, se for o caso. 

Deve fazer isso pelo menos 1 vez ao dia. 

Para facilitar o trabalho pode colocar em um recipiente com spray. Cuidado para jamais ter contato com a pele, boca e olhos. Ele só serve para desinfetar superfícies dentro de casa.

Fontes: MHLW e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!