Covid-19: China aumenta fiscalização sobre exportação de kits de teste após precisão ser questionada

Vários países europeus reclamaram sobre a precisão de alguns dos produtos fabricados na China.

Um kit de teste rápido (ilustrativa/PM)

Pequim está intensificando sua fiscalização de exportações de kits de testes para coronavírus após vários países europeus terem reclamado em relação à precisão de alguns dos produtos fabricados na China.

Publicidade

Exportadores chineses de testes de coronavírus agora precisam obter um certificado de registro da Administração Nacional de Produtos Médicos (NMPA) a fim de serem liberados pela alfândega da China, disse a NMPA em uma declaração no fim de terça-feira (31).

Pequim vinha encorajando firmas chinesas a exportarem kits de testes e outros suprimentos pra ajudar a combater a epidemia de coronavírus, levando a um aumento de companhias oferecendo kits a países desesperados para controlar a doença altamente contagiosa.

Alguns fabricantes chineses de kits de testes vinham tomando vantagem de regulações mais simples da União Europeia para colocar seus produtos no mercado antes que eles fossem aprovados no país.

Em março, Lei Chaozi, oficial junto ao Ministério da Educação, disse que os kits de testes feitos na China já vinham sendo fornecidos a 11 países, incluindo Reino Unido, Itália e Holanda.

Mas a precisão de alguns testes chineses comercializados no exterior sem aprovação chinesa foi questionada por autoridades da saúde europeias.

Espanha e Eslováquia

A Espanha retirou um lote de kits de testes rápidos fabricados pela firma chinesa de diagnóstico Shenzhen Bioseasy Biotechnology após ter sido descoberto que o produto tem baixa sensibilidade, o que significa que não era capaz de detectar infecções suficientemente.

A Bioeasy disse em uma declaração na semana passada que leituras inadequadas poderiam ser porque amostras não foram coletadas e processadas corretamente. A Bioeasy disse que falhou em se comunicar adequadamente com clientes sobre como usar o teste.

Separadamente, uma porta-voz do ministério de relações exteriores da China disse na semana passada que oficiais do governo eslovaco haviam questionado a segurança de testes rápidos comprados da China.

A conclusão preliminar do consulado chinês na Eslováquia foi que as imprecisões foram resultado de profissionais da área da saúde usando o kit incorretamente, disse a porta-voz.

Testes de antígenos

Os testes rápidos da Bioeasy, assim como aqueles questionados por oficiais eslovacos, são testes de antígenos, um método que visa a proteína do vírus para detectar infecção e pode apresentar resultados mais rapidamente do que o alternativo método de ácido nucleico.

Mas testes de antígenos exigem maior nível de vírus e, portanto, falham em diagnosticar pessoas corretamente quando as amostras contêm somente pequenas quantidades do vírus, disse o Dr. Chen Guangje, professor de imunologia na Universidade Shangai Jiaotong, à agência Reuters.

Fabricantes de testes para o novo coronavírus na China estão entrando no mercado europeu durante uma transição entre dois sistemas regulatórios.

Uma regra mais rigorosa entrará em vigor em 2022 a qual exigirá que muitas fabricantes de produtos de diagnóstico de doenças infecciosas sigam procedimentos que podem levar até 1 ano ou mais para receber a marca CE que indica aprovação para ser legalmente comercializada nos países europeus.

Regulamentações atualmente usadas por várias companhias chinesas permitem que as fabricantes obtenham a marca CE após apresentarem documentos sem verificação compulsória por outras entidades autorizadas.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Todos os passageiros do exterior, com entrada permitida, ficarão em quarentena de 2 semanas

Publicado em 2 de abril de 2020, em Política

O governo japonês decidiu que todos os passageiros que chegarem do exterior, incluindo os japoneses, ficarão por 2 semanas em observação.

Abe fez pronunciamento de máscara (ANN)

Shinzo Abe, Primeiro-Ministro, informou em coletiva de imprensa na noite de quarta-feira (1.º), que todos os passageiros que entrarem no país, incluindo os japoneses, deverão ficar em quarentena de 14 dias no hotel ou na residência.

Publicidade

Usando máscara Abe explicou sobre as novas medidas, incluindo essas dos passageiros que chegam ao país, com permissão ou recusa de entrada.

Recusa de entrada de passageiros de 73 países

Como mais uma medida de prevenção da disseminação reafirmou sobre a recusa da permissão de entrada de passageiros vindos dos 73 países sinalizados como nível 3 de risco de contaminação de doenças infecciosas. 

Países em roxo estão classificados como nível 3 e todos os demais em lilás, nível 2 (MOFA)

Nessa lista constam quase todas as regiões e países da Europa, Estados Unidos, sudeste asiático, parte da África, Oriente Médio e Américas Central e do Sul. Nessa lista foram incluídos Brasil, Chile, Bolívia e Equador.

Entra em vigor à 0h de sexta-feira (3). Todos os países do mundo, exceto esses 73, tiveram o nível elevado para 2.

Essa medida será implementada da 0h de sexta-feira (3) até o final do mês.

Repouso de 14 dias em casa ou no hotel

Os passageiros que tiverem entrada permitida, incluindo os cidadãos japoneses, deverão passar pelo exame PCR. Além disso, terão que informar onde ficarão em quarentena (14 dias), seja na sua residência ou no hotel. Também não poderão usar transporte público para se locomover do aeroporto para o seu destino.

Estrangeiros residentes no Japão dos 73 países: entrada negada

Como medida relacionada todos os estrangeiros residentes no Japão com visto permanente (永住者), de cônjuge de japonês (日本人の配偶者等) e de longo termo como dependente de pessoa com visto permanente (永住者の配偶者等) a reentrada no país será negada a partir de 3 deste mês se for de um dos 73 países da lista do nível 3.

Caso queira conferir o pronunciamento sobre essa medida específica assista ao vídeo transmitido ao vivo, a partir do ponto 2:47.

Fontes: Nikkei, ANN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!