Coronavírus pode se ‘reativar’ em pacientes curados, diz CDC da Coreia

Publicado em 10 de abril de 2020, em Ásia

Cerca de 51 pacientes classificados como curados na Coreia do Sul testaram positivo novamente, disse o CDC em uma coletiva no dia 6 de abril.

Neste Artigo:
&nbspCoronavírus pode se ‘reativar’ em pacientes curados, diz CDC da Coreia
Homem de máscara aguardando em hospital (ilustrativa/PM)

O coronavírus poderia se “reativar” em pessoas que se curaram da doença, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC da Coreia.

Publicidade

Cerca de 51 pacientes classificados como curados na Coreia do Sul testaram positivo novamente, disse o CDC em uma coletiva no dia 6 de abril. Ao contrário de serem infectadas de novo, o vírus pode ter se reativado nessas pessoas, visto que elas testaram positivo novamente logo após serem liberadas da quarentena, disse Jeong Eun-kyeong, diretor-geral do CDC coreano.

“Enquanto estamos colocando mais peso na reativação como possível causa, estamos conduzindo um estudo compreensivo sobre isso”, disse Jeong. “Há muitos casos em que um paciente durante tratamento testa negativo em um dia e positivo no outro”.

Um paciente é considerado completamente recuperado quando dois testes conduzidos dentro de um intervalo de 24 horas apresentam resultados negativos.

O CDC coreano conduzirá uma sondagem epidemiológica sobre esses casos, disse Jeong.

A Coreia do Sul foi um dos países que mais cedo viram um surto de coronavírus em grande escala, mas o país registrou apenas 200 mortes e uma contagem em declínio de novos casos desde o pico de 1.189 em 29 de fevereiro.

Com um dos mais expansivos programas de testes do mundo e uma abordagem liderada por tecnologia para rastrear infecções, a Coreia conseguiu conter a epidemia sem lockdowns ou fechamento de negócios.

Temores de reinfecção em pacientes recuperados também estão crescendo na China onde o vírus surgiu em dezembro de 2019, após relatos de que alguns testaram positivo novamente – e até morreram da doença – após supostamente se recuperarem e deixarem o hospital. Há pouco entendimento sobre por que isso acontece, embora alguns acreditem que o problema possa ser colocado em inconsistências em resultados de testes.

Epidemiologistas em todo o mundo estão na corrida para descobrir mais sobre o vírus que causa a Covid-19.

A rápida propagação do patógeno recentemente viu o foco mudar para pacientes que contraem o vírus, mas exibem poucos sintomas ou atípicos.

A Coreia do Sul tem estado na linha de frente nos rastreamentos desses casos, que estão causando preocupação particular na China, onde a epidemia está mostrando sinais de estar sob controle.

Fonte: Bloomberg


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão