China confisca mais de 89 milhões de máscaras por má qualidade

A demanda por equipamento de proteção aumentou enquanto as nações em todo o globo combatem o coronavírus mortal.

Máscaras cirúrgicas dentro da caixa de papelão (ilustrativa/PM)

A China confiscou mais de 89 milhões de máscaras cirúrgicas de má qualidade, disse um oficial do governo no domingo (26), enquanto Pequim enfrenta uma série de reclamações sobre equipamentos de proteção com defeito exportados para o mundo.

Publicidade

A demanda por equipamento de proteção aumentou enquanto as nações em todo o globo combatem o coronavírus mortal, que já infectou cerca de 2,9 milhões de pessoas.

Entretanto, vários países reclamaram sobre máscaras com defeito e outros produtos exportados pela China, a maioria para uso por profissionais da saúde e grupos vulneráveis.

Desde a sexta-feira (24), reguladoras de mercado da China haviam inspecionado cerca de 16 milhões de empresas e confiscaram mais de 89 milhões de máscaras e 418 mil unidades de equipamento de proteção, disse Gan Kin, vice-diretora da Administração de Estado de Regulação de Mercado, em uma coletiva de imprensa.

Reguladoras também haviam confiscado desinfetantes ineficazes no valor de mais de 7,6 milhões de iuanes, disse ela.

Não está claro o quanto desses produtos confiscados eram destinados para mercados no exterior.

Novas regras na China

Em uma tentativa para eliminar produtos de baixa qualidade, a China comunicou novas regras no sábado dizendo que máscaras que não são de uso médico devem atender tanto padrões de qualidade nacionais como internacionais.

Exportadores devem apresentar uma declaração por escrito de que seus produtos médicos atendem às exigências de segurança do país de destino, disse o ministério do comércio em uma declaração.

Queixas de vários países em relação a produtos de má qualidade

As regras mais rigorosas ocorrem após vários países incluindo Espanha, Holanda, República Tcheca e Turquia terem sido forçados a recolher centenas de milhares de máscaras com defeito e peças de equipamento de proteção de má qualidade importadas da China.

Na semana passada, o governo canadense disse que cerca de 1 milhão de máscaras adquiridas da China não atenderam aos padrões apropriados para profissionais da área da saúde.

No mês passado, oficiais holandeses recolheram mais de meio milhão de máscaras chinesas – que já haviam sido enviadas a hospitais – após queixas de que elas não se encaixavam na face apropriadamente, ou tinham filtros com defeito.

Produção diária de máscaras na China passa de 116 milhões

De acordo com números oficiais, a produção diária de máscaras da China ultrapassou 116 milhões.

O país exportou mais de 1 bilhão de máscaras até agora neste ano, disse aos repórteres o oficial do ministério do comércio Li Xingqian.

A China também assinou contratos para exportar materiais de uso médico no valor de US$114 bilhões para 74 países e 6 organizações internacionais, acrescentou ele.

Nos primeiros meses do ano, um espantoso número de 8.950 fabricantes começou a produzir máscaras na China, de acordo com a plataforma de dados de negócios Tianyancha.

Apesar da repressão nacional, empresas estavam continuando com a produção ilícita de equipamento médico, visto que era uma maneira de ganhar “dinheiro rápido”, disse o oficial da alfândega chinês Jin Hai, no início deste mês.

Mais de 31,6 milhões de máscaras e 509 mil roupas de proteção destinadas à exportação haviam sido confiscadas por oficiais portuários desde meados de abril, disse ele.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governadores apelam para cidadãos não saírem de suas províncias no feriado

Publicado em 27 de abril de 2020, em Sociedade

Um deles chegou a dizer ʽquero que se arrependa se vier para cáʼ, o qual teve apoio popular mesmo tendo sido áspero. #StayHome, #StayInTokyo, disse Koike.

Mensagens dos governadores (PM)

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu ao povo que fique em casa e fique na região metropolitana, a fim de salvar vidas, apelando para que não se movimente para outras províncias no feriado de Golden Week.

Publicidade

O de Okayama, Ryuta Ibaragi, foi elogiado pelos cidadãos depois de um comentário enfático. Anunciou que irá medir a temperatura das pessoas na PA de Seto, da via expressa Sanyo. “Se você se sentir constrangido com seu rosto exposto na reportagem, quero que se arrependa de ter vindo a Okayama”, disse.

Nas redes sociais os comentários o apoiaram. Alguns disseram que se não falasse nesse tom forte muitos ainda não compreendem a importância do isolamento social. Outros se sentiram defendidos por ele. Ibaragi reforçou o pedido dos outros colegas governadores que se manifestaram para evitar o trânsito das pessoas de uma província para outra.

Pontos turísticos e de lazer fechados

Da mesma forma os de Quioto, Mie, Hokkaido, Kanagawa, Osaka e outras províncias cheias de atrativos turísticos, pedem para que as pessoas não voltem para suas cidades natais, tampouco viagem para lá. 

As autoridades de cada uma das províncias estão tomando medidas severas para fechar temporariamente esses locais turísticos ou de lazer, até o fim do período de declaração de emergência.

O governador de Tokushima também disse que não quer pessoas de outras províncias na sua. Mandou conferir as placas dos veículos que passam pela via expressa, desde 22 deste mês.

Okinawa fechada e mais de 50 mil irão para lá

O de Okinawa se manifestou muito preocupado pois soube, na sexta-feira (24) que as companhias aéreas venderam 60 mil assentos para o feriado prolongado.

Denny Tamaki apelou: “infelizmente, Okinawa não pode fornecer hospitalidade suficiente em meio à declaração de emergência. O sistema médico, incluindo das ilhas remotas, também está em emergência. Cancele sua viagem a Okinawa. Faça StayHomeWeek (semana FiqueEmCasa)  e aguarde até que seja aceitável, por favor”. ANA e JAL estão atendendo aos cancelamentos das reservas nas respectivas páginas web.

Iniciativas de artistas e grupos locais também reforçam o pedido de Tamaki, avisando que as praias e pontos turísticos estão fechados, além dos hospitais estarem trabalhando já acima de suas capacidades.

Se novas infecções ocorrerem as ilhas de Okinawa terão colapso hospitalar. São apenas 40 leitos e o número de casos chegou a 138. A maioria está sendo atendida em hotel alugado pelo governo.

Veja o vídeo de um comediante pedindo para não ir a Okinawa e explica os motivos.

Fontes: Yahoo!, Huffington Post, Okinawa Times, Ryukyu Shimpo, Kyoto Shimbun e Asahi 

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!